Fortes Contábil

Plano de Contas Referencial: 1º passo para o SPED Contábil e SPED ECF

Escrito por Eliane César

Um dos principais pontos de atenção na geração do SPED Contábil é o correto relacionamento das contas contábeis da empresa ao plano de contas referencial da Receita Federal. Afinal, ele é o ponto de partida para todas as informações que serão recuperadas no SPED ECF.

Por isso, através de uma ferramenta prática e de fácil acesso, “Vincular Plano de Contas Referencial”, os clientes Fortes poderão fazer o “De… Para” do seu plano de contas, para o plano de contas referencial.

Processo

Para acessar a rotina, basta ir em: Utilitários – Vincular Plano de Contas Referencial.

Em uma tela totalmente interativa serão feitos os vínculos das contas do seu plano de contas às contas do plano fornecido pela Receita Federal.

Para fazer os vínculos, é bem simples: basta selecionar a conta do seu plano de contas, em seguida você selecionará a conta equivalente do plano de contas referencial e clicará na opção “Vincular”. Pronto! Sua conta já estará vinculada!

Vale ressaltar: para melhor entendimento da classificação e equivalência, o manual de orientação da ECF orienta em coluna especifica a função de cada conta referencial.

Caso deseje conferir as vinculações, basta acessar: Cadastro>Plano de Contas>Plano de Contas Referencial.

OBS 1: Existe um plano de contas referencial para as entregas anteriores a 2013 e outro para o período a partir de 2014.
OBS 2: O plano de contas referencial deverá ser informado de acordo com a tributação da empresa.

O relatório pode ser visto em: Relatórios>Balancete>Plano Referencial. Tem filtro de contas, estabelecimentos e centros de resultados.

Para visualizar o relatório é necessário informar, no histórico da empresa, qual plano a empresa deseja utilizar de acordo com o seu regime de tributação.

Na visualização do relatório, se houver alguma conta sem vinculação, o sistema exibe a mensagem conforme imagem abaixo. Em seguida, lista as contas que não estiverem relacionadas.

Esperamos ter ajudado você, conte com a gente caso tenha alguma dúvida.

Sobre o autor

Eliane César

Gerente de Produto nas áreas Fiscal, Contábil e Patrimônio na Fortes Tecnologia. Contadora. Especialista em Gestão e Planejamento Tributário pela Faculdade 7 de setembro. Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Piauiense. Representante da Fortes Tecnologia no Grupo de Trabalho Piloto do projeto SPED. Membro da Comissão Técnica do SPED do CRC/CE.

Deixar comentário.

Compartilhar