Práticas de RH: como se adequar a retomada das atividades

Práticas de RH: como se adequar a retomada das atividades
3 minutos de leitura

Como sabemos, a pandemia mudou uma série de procedimentos em nosso cotidiano, nas empresas isso foi bem impactante. E agora, qual é o protocolo de retomada das atividades? Neste artigo, vamos falar um pouco sobre práticas de RH, acompanhe! 

Com o objetivo de proteger a vida do cidadão, buscando, com seriedade e responsabilidade, a adoção de medidas pautadas em recomendações dos especialistas da saúde para enfrentamento da COVID-19, o governo do Ceará publicou o decreto 33.608 em 30 de maio de 2020. 

O documento informa a prorrogação do isolamento social no Estado do Ceará na forma do decreto Nº 33.519, de 19 de março de 2020, além de instituir medidas de isolamento social e dá outras providências.

As empresas que não cumprirem as exigências mencionadas no decreto podem ser penalizadas.

Conforme mencionado no artigo 15,  as mesmas serão fiscalizadas por autoridades das secretarias de saúde ou por agentes de segurança do estado e dos municípios.

Algumas práticas de RH imprescindíveis que sua empresa deve atender

No âmbito de saúde do funcionário, algumas das exigências são: 

  • Orientar funcionários e clientes quanto à adoção correta das medidas sanitárias para evitar a disseminação da COVID-19;
  • Monitorar diariamente, no início do turno de trabalho, todos os funcionários e terceirizados quanto aos sintomas da COVID-19, e entrevista sobre a ocorrência de sintomas nos colaboradores e naqueles com os quais ele reside ou tem contato frequente,
  • Incentivar que os funcionários comuniquem imediatamente aos responsáveis em caso de febre e/ou sintomas respiratórios. As medidas de isolamento devem ser tomadas o quanto antes.

Essas ações são imprescindíveis para que evite disseminação do vírus na empresa.

Pensando em automatizar e tornar as práticas de RH mais eficazes, bem como atender às exigências em tempo hábil para que a sua empresa evite ser autuada,  a Fortes Tecnologia implementou no app Fortes Colabore e no sistema Fortes RH o envio de mensagens personalizadas.

Assim o RH pode enviar para os colaboradores novidades sobre a adoção de medidas sanitárias para evitar a disseminação da COVID-19, tudo por meio de vídeos, mensagens e imagens. Legal, não é?

Além disso, o RH também pode realizar questionários de  monitoramento de saúde diário com os colaboradores de forma simples e prática.

Tudo isso pode ser acessado pelo app Colabore para que o colaborador tenha acesso a essas informações na palma da mão. O aplicativo é homologado para IOS  e Android.

Dá para fazer o acompanhamento sem o auxílio de um sistema?

É possível, mas o trabalho é bem mais pesado. Fazer tudo isso com planilhas e papéis sabemos que não é o melhor caminho, o trabalho fica muito oneroso. 

Nesse sentido, a tecnologia é uma grande aliada das organizações. O uso de sistemas contribui na condução de processos, na qualidade de produtos e serviços e na redução de custos operacionais. 

O software automatiza os processos da empresa, faz com que as atividades repetitivas e operacionais sejam excluídas. 

No departamento de RH e DP por exemplo, os softwares são utilizados para otimizar e potencializar o trabalho, bem como auxiliam na tomada de decisões.

Quer saber como funciona  o envio de mensagem? Clique aqui para conferir o vídeo tutorial. 

E o que fazer quando um colaborador apresentar sintomas? 

Sobre o monitoramento da saúde, assim que o colaborador responder que teve algum sintoma ou que teve contato com alguém que esteja com a doença, o RH e o seu gestor imediato imediatamente já serão notificados para que possam realizar alguma ação.  

Logo abaixo, você pode conferir o vídeo que apresenta a funcionalidade no app. 

Cada empresa tem seu protocolo de retomada e cada estado tem particularidades diferentes. Mas uma coisa é certa: todas as empresas neste momento precisam fazer todas as ações necessárias para prezar pela saúde e bem-estar de seus colaboradores. 

E se você busca uma ferramenta que auxilie seu RH neste momento para cumprir o protocolo de retomada, conheça mais sobre com ter um RH digital para fazer pesquisa de monitoramento da saúde em tempo real, clicando aqui.

Espero que tenha gostado deste conteúdos sobre práticas de RH, qualquer dúvida deixe nos comentários.

Até breve!

Super KIT do Recrutamento e Seleção 2024
Calendário do RH e DP 2024
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!