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Vocês lembram da revolução Industrial e os impactos que ela trouxe para as relações comerciais, de gestão, pessoas e processos? Se você achou que foram mudanças significativas, você ainda não viu nada.
Prepare-se para mais uma mudança que promete mudar novamente todas as relações e comportamentos e se a empresa que não estiver pronta para isso não subsistirá.
A tecnologia já faz parte hoje de todas as relações empresariais e da vida de todos, mas você sabia que a tecnologia é apenas metade do caminho percorrido, ou seja, existe um ‘plano de fundo ‘ que norteará essa realidade vigente que é o tema do meu artigo, estou falando sobre mindset digital.
O que é mindset digital?
Antes de falarmos sobre o impacto do Mindset Digital em nossas organizações vamos alinhar sobre o que seria o significado dessa expressão.
Certamente você já deve ter ouvido em algum momento o termo em inglês, mindset que significa mentalidade ou forma de pensar. Porém, quando adicionamos o termo digital a isso, temos o resultado de definição que traduz a disseminação tecnológica positiva e eficiente que condiz com o que falaremos a seguir, que será a importância para o desenvolvimento de indústria 4.0.
Como aplicar nas empresas?
Podemos dizer que Mindset Digital é a forma como aprendemos a lidar com a transformação digital e como temos atuado frente a essa quantidade de informação e mudanças. Então o mindset digital seria a reconfiguração da mentalidade das pessoas diante dessa nova realidade.
Vale ressaltar que esse conceito tem ganhado cada vez mais espaço nas empresas, mas que a aplicação dele envolve uma mudança de 180° nos processos, na forma de conduzir e nas relações que cada empresa tem. É explicitamente sair de um ponto a outro, e claro que mudanças envolvem impactos e trabalho.
É preciso sair da zona de conforto
Não sei quanto a você, mas as pessoas (inclusive nós mesmos) gostamos da zona de conforto, logo, a natureza humana pode comprometer de forma definitiva essa personificação do futuro, pois dificilmente aceita mudanças transformadoras.
Para facilitar o entendimento sobre o que quero repassar irei me ater agora a definição de mindset, que seria a nossa forma de olhar para as coisas do dia a dia e situações que a vida nos impõe diariamente de forma pessimista ou com otimismo, bem como nosso comportamento e reação diante dessas ocasiões.
Tem um livro muito bom que fala especificamente sobre esse tema que é Mindset A Nova Psicologia do Futuro, da ph.D Carol S. Dweck. Vale a pena você ler.
Nessa abordagem da forma de pensar e reagir a certas situações nos faz pensar como as pessoas que “chegaram lá” pensam, quais as atitudes frente as dificuldades e vitórias.
A forma de pensar tecnologicamente
Todavia, quando acrescentamos a esse termo o aspecto digital apontamos para um mesmo direcionamento visionário, porém através de uma ótica tecnológica.
Quando falamos de mudar o mindset estamos nos referindo a forma de pensar individual e coletiva, já o Mindset Digital seria algo como a mentalidade de uma empresa em convergência direta com a tomada da tecnologia nos processos mais essenciais e rotinas da organização.
Desse modo, o mindset digital é a forma como as pessoas que estão em contato permanente com a tecnologia, enxergam e determinam sua expansão em escala exponencial.
Para facilitar o entendimento imagine uma grande máquina (a empresa e relações comerciais) de engrenagens que passa por constantes mudanças (a tecnologia) e quem a opera define o ritmo e a combinação com a máquina para que ela responda da melhor maneira possível (mindset seria a forma como operar “a máquina”).
Importante enxergar o todo
Você pode então pensar, que talvez a tecnologia não está tão ligada ao seu negócio e por isso não precise se preocupar agora, mas posso te afirmar que mesmo sem ter um conexão direta com a tecnologia o seu cliente é afetado diretamente em seu comportamento de consumo devido ao advento desses processos tecnológicos que perpassam todas as barreiras e padrões.
E a forma como uma empresa desenvolve colaboradores que enxerga a tecnologia como peça imprescindível para a transformação digital e tudo que advém, certamente estará a centenas de metros na frente da concorrência e já sai a frente de uma adaptação eminente.
Vale lembrar que não estamos falando só em tecnologia, mas numa mudança da forma de pensar, em ambientes que estimulam e incentivam a inovação, criatividade e adaptação na forma de conduzir os processos aos seus clientes.
3 passos para desenvolver o mindset digital
Não sei se ficou claro até aqui, mas estamos falando de mudanças que irão alterar a estrutura da cultura organizacional da empresa e por esse motivo é importante compreendermos que aplicar os parâmetros dessa mentalidade em uma empresa, pode ser demorado e desafiador, mas que se torna totalmente necessário.
Mas como uma floresta começa com uma semente, apresento a seguir o que você pode já fazer para cultivar essa nova forma de pensar e agir em sua empresa a fim de conseguir a transformação e adaptação da cultura vigente pela cultura tecnológica.
1) Quem é sua persona ou qual perfil do seu cliente
Antes mesmo de pensar em fidelizar o cliente por meio da prestação de serviço ou produto personalizado e de qualidade, você precisa conhecer qual o perfil de seu cliente. Quem é o seu público alvo, o que ele consome e como fidelizá-lo pelo tipo de serviço e produto. Só dessa forma você conseguirá oferecer algo diferenciado.
Realizado essa primeira etapa, é preciso desenvolver a mentalidade digital da equipe, direcionando o foco da organização a esse perfil de cliente.
Outro passo importante que corroborará para que essa mudança aconteça é implementar um software que ofereça ao seu cliente a facilidade de um canal direto com sua empresa.
Padronizar a entrada dessa informação, alinhar com todos sobre o que ele repassou e capacitar os colaboradores para manterem a mesma empatia na forma eficiente de resolver é tão importante quanto a primeira etapa.
2) Facilitar a capacitação tecnológica da equipe
Dependendo da empresa, haverá várias gerações em seu quadro. Bem sabemos que a geração mais recente, a Geração Y por exemplo, não só já possui adaptabilidade para as tecnologias como gosta delas. É preciso facilitar o processo de capacitação dos demais colaboradores para o entendimento e utilização de novas tecnologias.
Entender que tão importante quanto encontrar o melhor recurso tecnológico para estreitar e facilitar seu relacionamento com o seu cliente é ter uma equipe pronta para utilizar essa tecnologia.
O papel do líder nesse momento é fundamental, pois ele deverá ser o maior apoiador e propagador na utilização e manutenção dessas novas tecnologias para que essa nova forma de agir e conduzir os processos possam ser implantadas.
3) Líderes visionários
Já falamos que mudança nos tira da zona de conforto e que isso costuma ‘doer’. Agora já pensou iniciar essa transição na empresa e a liderança não estar pronta para acompanhar os avanços e mudanças de processos? Não seria fácil não é mesmo.
Você precisará de lideranças visionárias que transmitam aos colaboradores o mindset digital e que o façam de forma transparente e participativa. É claro que se terá desafios e obstáculos bem complexos, porém, o papel do líder é amortizar esses impactos e ajudar na transição.
Sabemos que o desafio é complexo, mas necessário. Permitir e estimular a troca de ideias entre os colaboradores de diferentes níveis hierárquicos ajuda muito para que as pessoas sintam-se parte integrante e participativa nas mudanças.
Estabelecer metas e ofertar as ferramentas certas para que o objetivo maior seja cumprido. Quanto mais desenvolvido e disseminado for o mindset digital na empresa, mais preparada ela estará para os desafios que o futuro tecnológico impor.
Gostou deste artigo? Então aproveite para ler o artigo que escrevi ontem falando da importância do coaching para ter uma equipe de alta performance.
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