Matriz Nine Box: o que é, para que serve e quais as suas vantagens?

Matriz Nine Box: o que é, para que serve e quais as suas vantagens?
4 minutos de leitura

Diante dos ciclos de crises econômicas características do mercado financeiro, os aspectos que determinam a resistência e longevidade de algumas empresas sempre vêm à tona. Além de todo o conjunto de elementos por trás do sucesso empresarial mesmo nos cenários mais desafiadores, a gestão de talentos merece destaque. Nesse ponto, a qualidade dos resultados depende bastante dos métodos usados, como a Matriz Nine Box.

Se você trabalha com gestão de pessoas, mas desconhece a finalidade e os benefícios do modelo Nine Box, chegou a hora de se inteirar sobre o assunto. Confira os principais detalhes a seguir! 

O que é a Matriz Nine Box?

Dado o amplo desconhecimento acerca do método em questão, talvez você ainda esteja se perguntando a respeito do que vem a ser essa matriz. Ela nada mais é que uma ferramenta voltada ao aperfeiçoamento dos procedimentos de avaliação de desempenho de colaboradores.

O nome Nine Box, inclusive, vem das “nove caixas” de perfis propostos. Para entender melhor, basta visualizar essas “caixas” como classificações do nível profissional em que cada pessoa da empresa está no momento.

Na prática, você passa a saber quais colaboradores têm desempenho regular e potencial elevado, distinguindo-os daqueles que exibem o perfil inverso, por exemplo. Existem, é claro, outras combinações possíveis, definidas de acordo com o patamar ao qual o funcionário estiver alinhado.

Ao todo, as caixas incluem os profissionais em 3 possíveis grupos.

Abaixo do ideal

  • desempenho e potencial insuficientes;
  • desempenho regular, mas potencial insuficiente;
  • desempenho acima das expectativas, mas potencial inferior.

Mediano

  • baixo desempenho com potencial questionável;
  • desempenho e potencial intermediários;
  • elevado desempenho, mas potencial regular.

Ideal — ou próximo disso

  • potencial elevado, mas com desempenho aquém das expectativas;
  • muito potencial e bom desempenho;
  • potencial e desempenho bem acima do desejável.

O cruzamento das características dos nove perfis ocorre por meio de um eixo vertical (potencial) e horizontal (desempenho) — daí o fato de o modelo ser uma matriz.

Por que ela é tão importante para as empresas?

Quem atua no RH sabe bem que uma das principais dificuldades do setor é a identificação de funcionários ideais para ocuparem os cargos disponíveis em cada departamento. Muitas vezes, encontrar os candidatos mais adequados para certas vagas já se transforma em uma verdadeira operação interna frustrada, com efeitos insatisfatórios.

A Matriz Nine Box veio com o objetivo de não só de conceder mais fluidez ao processo como também de torná-lo mais efetivo. Isso acontece por meio de uma avaliação que considera tanto o presente quanto o futuro.

Dito de outro modo, o arquétipo traça elementos que revelam a qualidade ou deficiência atual do colaborador e os cruzam com fatores associados ao potencial do quanto ele ainda pode render nos próximos meses ou anos.

Prova da eficácia do método é sua utilização constante nas etapas de planejamento sucessório de líderes de diferentes organizações. Trocar um líder e manter ou superar o nível anterior nunca é uma tarefa fácil. Com o modelo Nine Box, as incertezas a respeito da escolha das pessoas certas diminuem.

Assim, fica visível o fato de que a Matriz Nine Box é um recurso mais do que bem-vindo na construção de um setor de Recursos Humanos estratégico. Falta, agora, conhecer as vantagens, devidamente comentadas logo abaixo.

Vantagens da Matriz Nine Box

Depois de implantar essa forma inovadora de avaliação, sua empresa não será mais a mesma. Além do ganho proporcionado à gestão comportamental, isso pode ser ilustrado via conquista de vantagens essenciais para a expansão dos negócios.

Ajuda a revelar os verdadeiros talentos

Muito se fala sobre a importância da captação e, principalmente, retenção de talentos nas organizações. De fato, eles são decisivos para o futuro de qualquer organização. Porém, antes de qualquer coisa, é preciso se basear em parâmetros confiáveis para identificar aqueles colaboradores que são realmente acima da média.

Pense nas Olimpíadas. A cada quatro anos, os países participantes levam inúmeras promessas aos jogos. Quais delas permanecerão estagnadas em determinado nível? Quais se transformarão em realidade? Só o tempo responderá a essas perguntas.

No entanto, as direções de seleções esportivas ou de equipes de empresas devem pautar suas decisões em projeções que proporcionem alto grau de precisão. A Matriz Nine Box vem com a proposta de enriquecer diagnósticos e, assim, refinar o delicado processo de tomada de decisão. Com ela, a organização tem uma noção mais clara quanto ao que esperar de seus profissionais.

Indica os treinamentos que devem ser priorizados

Ofertar treinamentos incoerentes com as necessidades dos funcionários é uma medida que gera somente desperdício de dinheiro e de tempo. Encaminhar e manter os colaboradores em desenvolvimento contínuo é mais que fundamental. Contudo, cada palestra ou oficina precisa se basear em uma leitura prévia e detalhada.

Depois de mesclar a análise de desempenho com a análise de potencial, é possível efetuar um balanço para chegar aos pontos fortes e fracos que merecem mais atenção. A partir daí, as pessoas podem ser direcionadas para treinamentos que atendam a interesses mútuos — delas e da própria empresa.

À medida que evoluem positivamente durante a realização de suas funções, os funcionários agregam mais valor à marca. Ao mesmo tempo, passam a ser profissionais mais qualificados e, no tempo apropriado, preparados para assumirem cargos de liderança.

Otimiza a formação de novos líderes

Como pode-se ver, a Matriz Nine Box também é uma maneira eficaz de recompor os departamentos estratégicos da empresa com bastante antecedência. Aqui, vale notar que a reposição é feita sem a necessidade de se recrutar profissionais no mercado externo. 

Essas são apenas algumas das vantagens da Matriz Nine Box. Se observarmos cada item minuciosamente, surgirão outros elementos preponderantes para o sucesso de um negócio. Como exemplos, podemos citar a adoção de um bom software de gestão financeira e de um planejamento tributário meticuloso.

O coração da empresa, entretanto, está intimamente ligado ao modo como seus gestores administram os recursos humanos. Difícil imaginar uma empresa bem-sucedida por muito tempo sem a presença de uma área de gestão de talentos exemplar. Em tal contexto, a Matriz Nine Box é uma ferramenta que veio para potencializar o próprio jeito de lidar com profissionais tão valiosos para sua organização.

Depois de conferir tantas informações relevantes para o crescimento da sua empresa, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!

Super KIT do Recrutamento e Seleção 2024
Calendário do RH e DP 2024
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!