Digitalização do RH: como fazer e quais são os benefícios?

Digitalização do RH: como fazer e quais são os benefícios?
6 minutos de leitura

Com a transformação digital, diversas soluções surgiram na intenção de facilitar a vida no departamento de recursos humanos. Por meio da tecnologia, consegue-se melhorar a produtividade, acertar a mão nas contratações e otimizar o desempenho da empresa. Com a intenção de aproveitar todas essas vantagens, é preciso investir na digitalização do RH.

Nesse sentido, é importante adotar softwares e equipamentos que permitam que a empresa usufrua do que há de melhor e consiga ter funcionalidades realmente importantes, a fim de ganhar eficiência. 

Se deseja saber mais sobre as vantagens da digitalização no RH e como escolher as melhores ferramentas, continue a leitura e confira o conteúdo especial que preparamos para você!

Como é a rotina do RH?

A rotina do setor de recursos humanos envolve uma série de atividades e obrigações. Além da gestão das folhas de pagamento e do controle de obrigações, os profissionais da área precisam cuidar dos processos seletivos, entrevistas, contratações e desligamentos.

Com tantas atividades, é comum encontrar empresas que trabalham no sentido de melhorar a gestão de tempo e trazer dinamismo para uma rotina tão agitada. Mas como fazer isso?

Uma das respostas está no investimento em um processo chamado digitalização do RH. Por meio dele, as empresas conseguem reduzir o tempo destinado para atividades repetitivas que são passíveis de automação.

Além disso, se obtém um ganho em termos de redução de erros e direcionamento das funções dos profissionais. Entenda, a seguir, como funciona a digitalização do RH e saiba mais sobre os benefícios que ela pode trazer para o seu negócio.

Como funciona a digitalização do RH?

A digitalização do RH funciona como um processo que vai ajudá-lo a deixar de lado as atividades manuais e repetitivas. Por meio da implementação de soluções tecnológicas, a empresa tem condições de acessar recursos e ferramentas que agregam agilidade e eficiência no cotidiano da organização — com foco na área de recursos humanos.

Esse processo de digitalização pode ser entendido como a transformação digital do departamento. Graças a ela, a organização consegue inovar dentro da sua área de atuação, destacando-se da concorrência.

Os recursos aplicados a fim de digitalizar o RH podem envolver integrações de sistemas, análise de dados e outros métodos que permitem a automatização de diversas tarefas. Assim, é possível aproveitar muitas vantagens.

Quais são os benefícios da digitalização do RH?

Agora que você já sabe como funciona a digitalização do RH, que tal descobrir quais são os principais benefícios que ela pode gerar? Com a intenção de ajudar nessa compreensão, apresentamos várias vantagens. Vale a pena continuar a leitura e conferir!

Agiliza processos de recrutamento e seleção

Uma das principais tarefas que o departamento de recursos humanos precisa cumprir é a de seleção e recrutamento de funcionários. Para isso, é necessário construir uma boa reputação da marca, a fim de encantar os talentos e melhorar a imagem do negócio para os trabalhadores.

Nesse sentido, a digitalização pode ajudar muito nessa atividade. Isso porque, por meio dela, é possível melhorar a qualidade das seleções e a agilidade para encontrar os colaboradores ideais para as vagas.

Isso porque, ao contar com boas soluções, você consegue centralizar todo o processo, encontrando de maneira otimizada candidatos que tenham o perfil que está sendo procurado. Assim, as chegadas de currículo, a triagem de candidatos e a busca por pessoas capacitadas ficam simples.

Uma prática bastante utilizada nas empresas que investem em digitalização é o retorno aos candidatos que não foram aprovados no processo seletivo. O cuidado no envio de uma mensagem automática é fundamental na construção da imagem da marca da empresa.

Por meio da automação e do uso de sistemas e soluções próprias, a empresa tem condições de enviar mensagens automáticas para candidatos que não foram selecionados. Tudo de maneira rápida e prática.

Direciona decisões com uso de dados

O uso de dados é cada vez mais indicado para todos os setores de uma empresa. No departamento de recursos humanos, isso não é diferente. É necessário contar com boas informações com a intenção de conseguir decidir de maneira adequada sobre o melhor caminho para os colaboradores.

Por exemplo, há indicadores e métricas que podem ser obtidos de maneira ágil. Assim, você pode usá-los no intuito de pensar em treinamentos que agreguem valor à equipe, a fim de entender o perfil ideal para cada cargo na empresa e muito mais.

Além disso, é possível mensurar os resultados das ações adotadas pelos departamentos, visando entender pontos fortes e fracos dela. Desse modo, torna-se viável encontrar boas ideias e melhorar a produtividade da equipe.

A tecnologia de dados é uma das principais aliadas na tomada de decisões da empresa. Os dados ajudam a identificar riscos e oportunidades, sendo fundamental saber como trabalhar com eles.

Calendário do RH e DP 2024

Torna o time mais estratégico

A digitalização de processos pode tornar não só o seu departamento de RH mais estratégico, como toda a equipe envolvida no cotidiano da empresa. Por exemplo, por meio dos dados, fica viável encontrar treinamentos adequados para cada colaborador.

Além disso, com a menor exigência de efetuar tarefas manuais, sua equipe tem mais tempo para pensar em soluções inovadoras, que ajudem o negócio a se diferenciar da concorrência. 

Portanto, vale procurar um sistema que ofereça relatórios com as principais métricas de desempenho, auxilie na avaliação dos colaboradores e proporcione mais facilidades para o dia a dia de todos na empresa. Assim, as chances de aumentar a lucratividade e ter um time estratégico são bem elevadas.

Aumenta a produtividade

Falando em produtividade, esse é mais um dos benefícios de investir na digitalização do RH. Por meio dela, você consegue trocar a imensidão de papéis por processos online que vão facilitar a vida.

Assim, não precisa mais perder tempo procurando dados de um colaborador, informações sobre determinado treinamento ou questões relacionadas à folha de pagamento. Além disso, dá para utilizar relatórios oferecidos pelos softwares para pensar em estratégias para melhorar a produtividade do RH.

Somado a isso, os profissionais têm mais tempo para se dedicar a atividades de planejamento, trazendo um ganho competitivo que deve ser considerado pelos gestores.

Portanto, vale entender quais são as melhores soluções e como aplicar na empresa. Há inúmeras disponíveis, como o uso de nuvem e os sistemas construídos para esse departamento. Vale compreender quais são as funcionalidades que você precisa visando encontrar o software ideal.

Como se preparar para a digitalização do RH?

Antes de investir na digitalização de processos na sua empresa é indispensável realizar uma avaliação geral do negócio. Procure compreender quais são os processos, o fluxo de atividades e a rotina do setor.

Neste ponto, é importante conversar com o gestor da área a fim de que ele traga um panorama que inclua as principais dificuldades observadas no dia a dia.

O foco das ações de digitalização devem estar nessas dificuldades. A partir daí, a empresa pode traçar um plano de ação voltado para adoção de uma série de mudanças e soluções tecnológicas que visem suprir as necessidades.

Neste contexto, entre as soluções tecnológicas que auxiliam na digitalização do RH, vale a pena destacar:

  • sistemas de análise de dados;
  • sistemas de automação de tarefas;
  • integração de sistemas.

Hoje, o mercado oferece inúmeras opções de sistemas que já são desenhados para atender às demandas e complexidades do setor de recursos humanos. Investir nessas tecnologias é uma forma de trazer a automação para dentro do negócio.

Vale destacar que a escolha de empresas especializadas, que atuam especificamente na área, faz toda a diferença no ganho em termos de resultado e qualidade do sistema. Por isso, dê preferência para empresas com expertise na área, que estão focadas na entrega de soluções inovadoras e alinhadas com a complexidade de demandas do setor.

Como o sistema de RH da Fortes pode ajudar?

O uso de um sistema de RH pode auxiliar na digitalização e ajudá-lo a usufruir de todos os benefícios. Ao contar com a solução da Fortes, você terá à disposição um software completo, que auxiliará na automatização de diversas etapas.

Além disso, ele conta com várias funcionalidades que podem fazer toda a diferença no cotidiano do departamento de recursos humanos. Há disponibilização de dashboards estratégicos, funções importantes para a gestão de talentos, visando garantir a saúde e segurança dos trabalhadores, desenvolver os colaboradores, melhorar o recrutamento e seleção, fazer avaliações de desempenho e muito mais.

Ou seja, ao optar pelo sistema de RH da Fortes, você tem disponível uma solução que vai contribuir em diversas tarefas do seu cotidiano. Assim, você aumenta sua produtividade e consegue aproveitar todos os benefícios que viu ao longo deste texto.

Como você pode ver, a digitalização do RH é uma etapa importante no desenvolvimento do setor. Além de reduzir erros, a empresa ganha com o aumento de produtividade e o ganho em qualidade e desempenho geral no setor.

Organizações que investem em tecnologia e inovação se destacam em seus mercados, auxiliando no fortalecimento da marca e contribuindo para a melhoria da competitividade.

Entendeu como funciona a digitalização do RH e como uma solução como a da Fortes pode ajudar nesse processo? Ao contar com esse sistema, é possível ter eficiência em tarefas como recrutamento e seleção, treinamentos, avaliações e obter métricas importantes para entender o desenvolvimento da equipe.

Quer investir no sistema de RH da Fortes? Aproveite para conhecer a nossa solução completa e tenha um ótimo software para auxiliar o departamento de Recursos Humanos da sua empresa!

Super KIT do Recrutamento e Seleção 2024
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!