O setor de recursos humanos tem várias demandas diárias. Algumas são mais burocráticas e outras são realizadas para promover campanhas e eventos de datas comemorativas. Por meio do calendário RH, os profissionais responsáveis conseguem planejar ações para o ano inteiro.
Fazer o planejamento de prazos e dadas importantes garante que nenhuma atividade será realizada em cima da hora e que todas as datas serão comemoradas. Além disso, ainda possibilita oportunidades para os colaboradores poderem realizar treinamentos de maneira pontual e criativa. Sem contar, que podem ser preparados eventos especiais.
Quer saber mais sobre o calendário de RH? Continue a leitura!
Qual é a importância do calendário de RH e DP?
Ter o calendário de todas as atividades do DP e RH sempre à mão é essencial para a realização do bom trabalho do profissional da área. São várias datas para se lembrar ao longo do ano, e quem trabalha no RH precisa tê-las bem-organizadas. Assim, o departamento conseguirá se preparar para cada tarefa que será realizada.
O que faz parte do calendário de RH?
O calendário de RH tem todas as datas de realizações de atividades, tais como:
- data de entregar o malote para a contabilidade;
- dia de realizar os pagamentos e de pagar o décimo terceiro dos funcionários;
- datas comemorativas.
Essas e muitas outras atividades podem ser listadas no calendário no final de um ano, para o próximo ano ser mais tranquilo.
Quais são as principais datas comemorativas do calendário do RH e DP?
Nas leis brasileiras podemos encontrar datas comemorativas que são feriados nacionais. Essas comemorações precisam ser levadas a sério e devem estar no calendário do DP. Outras datas como os feriados municipais também podem ser lembradas e destacadas. Separamos abaixo as principais. Confira!
Dia do Trabalhador
Todos os anos, no dia 01/05 é realizada a comemoração do dia do trabalhador. Essa é uma data importantíssima para que os trabalhadores se sintam reconhecidos pelo seu empenho em auxiliar a empresa a crescer. Nessa data pode ser programada a distribuição de lembrancinhas, brindes, vales e podem ser feitas brincadeiras descontraídas.
Dia das Mães
O Dia das Mães, que será comemorado no dia 12/05 no ano de 2024 precisa ser celebrado de maneira especial. Nesta data, além dos presentes, considere fazer palestras e outras atividades que valorizem as mães trabalhadoras.
O RH pode organizar rodas de conversas sobre a jornada dupla de trabalho das mamães, rede de apoio, debates sobre os desafios da maternidade, programar comidas especiais e muito mais. Basta usar a criatividade e a data jamais será esquecida pelas mães que receberem os mimos.
Dia dos Pais
O Dia dos Pais em 2024 será festejado no dia 11 de agosto. E, na empresa, será a oportunidade de homenagear aqueles que são especiais para os filhos. Existem diversas maneiras de celebrar a data na empresa, e algumas ideias são:
- fazer palestras educativas;
- realizar dinâmicas de grupo;
- preparar café da manhã ou almoço com mensagens;
- criar um mural com fotos dos filhos dos colaboradores;
- levar os filhos para conhecerem o local de trabalho.
Essas e muitas outras atividades podem ser planejadas, basta colocá-las no calendário empresarial.
Dia da Mulher
Dia das mulheres, comemorado no dia 08/03 de todos os anos, é uma data que não pode faltar no calendário do RH. Todas as mulheres trabalhadoras desejam ser reconhecidas nesse dia e é o momento de valorizar a equipe feminina e ir além do óbvio. Podem ser feitas ações como:
- rodas de conversas sobre assédio e machismo;
- treinamentos para crescimento profissional;
- treinamentos para desenvolvimento pessoal.
Como planejar o calendário do próximo ano?
O planejamento estratégico do calendário do RH, tem como objetivo traçar as datas especiais e dos trabalhos que serão realizados na empresa durante um ano inteiro. O departamento pessoal desempenha uma função essencial nesse momento. Separamos abaixo dicas para fazer esse calendário. Veja!
1. Considere as metas da empresa
O primeiro passo para fazer um planejamento que seja eficiente é conhecer quais são as metas do negócio. Sabendo onde a empresa deseja chegar no próximo ano será mais fácil elaborar o calendário. E, todas as medidas mais apropriadas poderão ser usadas para um alinhamento entre o empreendimento e o capital humano do negócio.
2. Avalie o ambiente interno
Fique atento às situações que ocorrem no ambiente interno e saiba quais são as necessidades e gostos dos seus colaboradores. Para isto, tome algumas atitudes, tais como:
- faça entrevistas;
- selecione e use questionários;
- monte painéis de sugestões;
- realize seminários;
- crie comitês.
Essas e outras ações podem te ajudar a levantar os dados sobre o público interno da empresa, possibilitando a criação de um calendário ideal.
3. Analise a cultura organizacional
A cultura organizacional nada mais é que um conjunto de crenças e valores das pessoas que trabalham no local. Estes são vistos como hábitos e objetivos das pessoas no ambiente de trabalho. E, para que o calendário seja montado de forma correta é preciso entender quais são os costumes, tradições e gostos das pessoas.
4. Pense no bem-estar e saúde mental dos colaboradores
O bem-estar está inteiramente ligado à saúde física e mental dos colaboradores. Coloque no calendário datas como:
- Setembro Amarelo;
- Janeiro Branco;
- SIPAT.
Mas, fique atento a essa preocupação, pois ela não deve ser só nas datas especiais, mas durante o ano inteiro.
5. Promova eventos
Separe datas para fazer gincanas e outras atividades entre os colaboradores, para que todos se sintam cada vez mais parte do negócio. É como se fosse uma família da empresa. Portanto, atente para esse detalhe e use as ferramentas de marketing a seu favor.
Ao mesmo tempo em que existe a possibilidade de se alegrar com a interação dos colaboradores, a empresa poderá colher frutos dessa dinâmica na qual as pessoas irão se conhecer melhor.
Quais são os desafios a serem superados ao pensar no planejamento do calendário de RH e DP da empresa?
Existem muitas dificuldades que podem ser encontradas para montar o calendário, sobretudo a de lidar com a transformação digital, o controle de burocracias e as leis de trabalho.
Mas, todos eles podem ser superados com facilidade. Basta estar atento a todas as informações relevantes e colocar pessoas que trabalhem na área à frente da elaboração desse calendário.
Então, agora que você já sabe o que é o calendário RH, não deixe de fazer o da sua empresa. Separe todas as datas importantes e descreva-as em uma lista. Dessa forma, o ano de 2024 iniciará com o pé direito e com todas as atividades organizadas.
Gostou do nosso post? Leia o E-book “CALENDÁRIO DO RH e DP 2024” e tenha acesso às ricas informações deste material!
Continue sua leitura ⬇
- Pagamento de comissão: um guia para analistas e gestores de departamento pessoal
- Acidente de trabalho: conheça os direitos e procedimentos essenciais para empresas
- O que é salário-família e quais os direitos do trabalhador?
- Férias coletivas: o que são e quais as regras?
- Aviso prévio indenizado ou trabalhado: entenda a diferença