Gestão de compras: qual o impacto nos resultados da empresa

Gestão de compras: qual o impacto nos resultados da empresa
3 minutos de leitura

Nos tempos atuais, ainda existem empresários que têm dificuldade em entender que o departamento de compras é tão estratégico e importante para a organização. Pois este departamento mantém um relacionamento próximo com os fornecedores e toda a empresa mostrando os produtos que estão sendo adquiridos. Portanto aqui neste artigo vou falar sobre gestão de compras.

Dentre as atribuições do setor de compras estão as cotações, as negociações com os fornecedores, o recebimento de mercadorias e a comparação de propostas, dentre outras funções. Sendo assim, é fundamental que o setor tenha profissionais qualificados, que estejam alinhados com a visão da estratégia da empresa.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

A importância da gestão de compras

Se falarmos sobre indústria, por exemplo, a importância vai aumentando cada vez mais, pois a área de compras será a responsável por abastecer a linha de produção com insumos e tudo vai compor o seu produto final. Pois um processo mal feito, a produção pode parar e gerar um grande prejuízo.

Pensando nisso, a equipe precisa realizar os pedidos em tempo hábil para os fornecedores e manter um estoque abastecido, a área de compras contribuirá também para que a sua empresa não pare de lucrar.

A área de compras também deve buscar o melhor custo-benefício na hora de adquirir produtos. Afinal, isso vai impactar no preço de venda e pode ser determinante na disputa de mercado.

No post de hoje vamos mostrar porque a gestão de compras é tão relevante para sua empresa e vou te apresentar benefícios que esse controle pode trazer. Vamos lá?

Para começar, vou te dar dois exemplos do que pode acontecer se o setor de compras for mal gerenciado. São eles:

Diminuição da rentabilidade

Sem uma boa gestão de compras, a empresa não analisa corretamente as parcerias firmadas com fornecedores, o que possivelmente faz com que a empresa deixe de aproveitar bons negócio.

Se o relacionamento com fornecedores não for saudável, impede que a empresa obtenha vantagens na hora da compra, como bons descontos em relação ao preço, um bom prazo de entrega e prazo de pagamento.

Realizar compras inadequadas

O descuido do estoque pode trazer consequências negativas para qualquer empresa. Sem essa gestão adequada, o estoque pode ter dois problemas: estoque de menos ou um estoque demais.

Um estoque de menos impacta diretamente na cadeia produtiva da empresa, se não for comprado na medida certa, a produtividade pode ser comprometida gerando uma grande perda nas vendas;

 Já um estoque volumoso não é sinônimo de capital investido e sim de dinheiro parado. Caso a quantidade de mercadoria é muito maior do que o fluxo de venda, tenha certeza que você está tendo prejuízo. O gestor precisa se atentar no estoque de segurança, mas não ultrapassando esse limite.

Você pode até achar poucos exemplos, mas o que eu estou querendo te mostrar é que somente esses dois pontos podem prejudicar sua empresa de uma forma irreversível. Se o gestor não fizer o acompanhamento de perto, pode acontecer de não ter tempo hábil para tomar decisões para virar o jogo.

Agora vou te apresentar formas eficientes de gerenciar as compras da sua empresa. Confira!

Adquira um software de controle de estoque

Uma forma que pode ajudar na gestão de compras é ter um software para gerenciar toda as entradas, saídas dos produtos, consultar o estoque, gerenciar as cotações com os fornecedores, tudo isso de forma automatizada sua análise será mais ágil.

Faça a gestão de fornecedores e tenha um bom relacionamento com eles

A empresa precisa manter uma base de fornecedores corretamente cadastrada, pois estes podem oferecer vantagens competitivas e negociações melhores. Tenha mais de um fornecedor, apesar de ser interessante optar por um fornecedor específico, o melhor é sempre ter mais de uma opção para evitar imprevistos.

Realize um planejamento

Para qualquer segmento de empresa, o planejamento é sempre importante. É preciso fazer um planejamento para decidir também o que se vai comprar. Esse passo é importante para que você consiga traçar o melhor caminho para a gestão de compras. As compras impactam diretamente nas despesas da empresa e se não houver um bom planejamento pode “quebrar” o fluxo de caixa.

Fique atento as negociações

Comprar suas mercadorias do primeiro fornecedor que aparecer não é uma boa prática. É importante realizar orçamentos, comparar a qualidade dos produtos e o tempo de entrega. Negocie sempre, o seu negócio só tem a ganhar, pois além de adquirir produtos de qualidade sua empresa terá outras vantagens, pois o seu fornecedor também não vai querer perder venda.

Com esses controles, será possível identificar gargalos que podem estar comprometendo o bom desenvolvimento de suas finanças. Você terá uma visão mais ampla do seu negócio, avaliando os seus fornecedores, as mercadorias que são mais procuradas.

Se a sua empresa já faz essa gestão de forma eficaz, ela está pronta para a competitividade, vai conseguir se destacar com a concorrência e conseguir sobreviver no mercado.

Quer saber mais detalhes, deixe aqui seu comentário e continue nos acompanhando. Queremos lhe ajudar a encontrar as melhores soluções para o seu negócio. Separei também este artigo sobre de planejamento orçamentário para que possa lhe ajudar ainda mais. Confira!

Super Kit Financeiro
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!