Serviços personalizados: entenda quais oferecer em um escritório contábil!

Serviços personalizados: entenda quais oferecer em um escritório contábil!
4 minutos de leitura

O mercado de serviços é altamente concorrido. Isso é saudável porque faz com que os clientes tenham melhores ofertas à disposição. Nesse sentido, uma das melhores estratégias para ter destaque no ramo de contabilidade é oferecer serviços personalizados. Além de serem feitos sob medida para cada negócio, eles permitem aumentar substancialmente a rentabilidade de um escritório contábil.

Este artigo tratará exatamente desse tema. Ao ler o texto, você encontrará informações suficientes para repensar o seu modelo de negócios. Por que oferecer apenas os serviços básicos de contabilidade se você pode ir além? Por que se contentar com um faturamento médio se milhares de reais estão esperando por você?

Leia este conteúdo até o fim para descobrir um mundo novo e reinventar sua prestação de serviços.

Por que é importante oferecer serviços personalizados na contabilidade?

A personalidade humana gosta de exclusividade. Praticamente todos os seres humanos enxergam um valor adicional quando sentem que determinada ação é tomada unicamente em função de sua existência. Basta recordarmos o sentimento de uma festa de aniversário, ainda mais se for surpresa.

No mundo dos negócios também é assim. Uma pesquisa feita pela Microsoft revela que incríveis 91% dos brasileiros participantes consideram o atendimento diferenciado a principal razão para voltar a fazer negócios com uma organização. Isso mostra o impacto de ações direcionadas.

Dessa forma fica fácil vislumbrar os ganhos que se pode ter em oferecer serviços personalizados em um escritório de contabilidade. Isso pode ser mais bem explorado caso sejam embutidos demandas com alto grau de especialização, pois um maior valor pode ser entregue aos clientes.

Quais são os serviços personalizados da área contábil?

Na contramão dos serviços básicos oferecidos por um escritório de contabilidade estão os serviços personalizados. Além de serem exercidos atendendo a cada empresa de modo individual, eles agregam muito valor e dependem de alto conhecimento técnico. Acompanhe a seguir a descrição de quatro deles.

Contabilidade gerencial

Esse pode ser considerado um dos serviços personalizados de maior valor oferecido por um contador. A razão disso é unir os conhecimentos contábeis em uma linguagem acessível ao empresário. Ou seja, a contabilidade gerencial se porta como um membro do time interno da empresa. Para alcançar seu objetivo, esse “integrante” aproveita todos os dados imputados nas planilhas armazenadas pela organização.

A partir daí, as informações precisam ser compiladas e entra em cena todo o conhecimento técnico de contabilidade. Isso se faz necessário para aproveitar as informações produzidas pela empresa e gerar insights que ajudarão a tomar melhores decisões. Assim, oportunidades que antes eram passadas despercebidas podem ser aproveitadas em prol do aumento do faturamento da companhia.

Consultoria financeira

Por mais absurdo que possa parecer, a realidade é que muitas empresas enfrentam dificuldades para manter suas finanças de modo saudável. Grande parte desse acontecimento decorre da falta de conhecimento a respeito do tema. Sendo assim, existe um grande mar de oportunidades em oferecer serviços dentro dessa seara.

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Ajudar um empresário com o seu controle financeiro significa gerenciar melhor o seu patrimônio mobilizado no negócio. É possível trabalhar de forma conjunta recuperando tributos pagos indevidamente ou a mais, depuração de impostos e até com aplicações financeiras. Tudo isso pode constar em um subgrupo de serviços personalizados que estariam relacionados à prestação de uma consultoria financeira.

Planejamento estratégico

A oferta do serviço explicado anteriormente agrega uma interessante nova possibilidade: o oferecimento do serviço personalizado de elaboração de planejamento estratégico. Essa é uma tarefa que deve ser feita obrigatoriamente a cada início de ano por empreendimentos com desenvolvimento saudável. Isso se justifica porque, sem um plano, a navegação nos mares dos mercados pode ser bem turbulenta.

A oportunidade está justamente em oferecer auxílio na elaboração desse plano, pois o contador já tem acesso às informações financeiras da empresa. Dessa forma, objetivos como diminuir a carga tributária, aumentar a carteira de clientes, reduzir o churn ou aumentar algum ticket médio se tornam bem mais eficazes com o auxílio da contabilidade. Essa é uma estratégia muito bem-vinda para alavancar os ganhos de seu escritório.

Business valuation

Existe uma pergunta acerca de um negócio que, muitas vezes, nem mesmo o empresário (que é o dono) sabe responder: quanto vale a empresa? São muitas variáveis a considerar e também é necessário ter uma forte capacidade analítica para chegar ao resultado. Isso sem contar a habilidade de lidar com a inteligência dos dados durante esse processo de mensuração.

No entanto, isso não deve ser encarado como um problema. Pelo contrário, pois é aí que surge uma grande lacuna de oportunidades para um contador. Por seus conhecimentos técnicos, ele é o profissional mais indicado para auxiliar nessa tarefa. Basta fazer com que o empresário vislumbre as vantagens de conhecer o valor de seu negócio, como em momentos de negociação das cotas com novos sócios entrantes.

Quais são os possíveis impactos ocasionados pela oferta de serviços personalizados?

Não é difícil perceber que a oferta de serviços personalizados se traduz em um diferencial competitivo. À medida que você se especializa, é possível oferecer serviços de alta relevância para a carteira de clientes. Com isso, o retorno pode ser altamente significativo.

Começando pelo próprio faturamento. Serviços de ponta e que agregam muito valor para os clientes costumam ter um valor percebido muito grande — e ninguém se importa em pagar por aquilo que traz muitas vantagens. Ou seja, o primeiro e mais relevante impacto se dará em sua rentabilidade.

Outro ponto importante é contar com uma fidelização maior, pois a primeira reação de quem é bem-atendido é continuar firme com a parceria. Assim, as preocupações com a redução no número de clientes desaparecem. Por fim, pode-se montar uma esteira de produtos na qual o mesmo cliente adquire vários outros serviços durante todo o seu período de vida dentro do escritório.

Os serviços personalizados constituem um forte diferencial competitivo no ramo da contabilidade. Basta perceber que não é suficiente ser um contador para ofertá-los, é preciso alto grau de especialização. Isso por si só já filtra bem o mercado e pode colocar você em posição de destaque. Além de atender seus clientes de forma diferenciada, é possível aumentar a rentabilidade dos serviços disponíveis e, com isso, elevar os ganhos de sua atividade como contador.

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