O avanço da tecnologia impactou todos os segmentos do mercado, inclusive o setor contábil foi beneficiado com novas tendências. As inovações tecnológicas são ferramentas que facilitam as rotinas contábeis e conferem confiabilidade aos profissionais da contabilidade. Esses recursos oferecem segurança jurídica, por exemplo, o aplicativo conhecido como PJe-Calc está disponível nos sites dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs).
O PJe-Calc é um recurso que unifica e padroniza os cálculos das rescisões trabalhistas e pode ser muito útil para contadores que querem evitar irregularidades em seus cálculos. Ele foi desenvolvido pelas Secretarias de Tecnologia da Informação dos TRTs de todas as regiões do Brasil e está acessível para usuários externos, como peritos e freelancer contábil.
Deseja compreender melhor o conceito de PJe-Calc, como funciona e seus impactos para quem atua na contabilidade? Continue a leitura!
O que é o PJe-Calc?
Como você pode ver, o PJe-Calc é um programa ou sistema criado para facilitar aos advogados e outros profissionais a realização de cálculos trabalhistas precisos. O aplicativo oferece várias alternativas para fazer ajustes e parametrizar as contas, fornece velocidade e precisão na apuração das liquidações trabalhistas ou rescisões que devem ser elaboradas pelos empregadores.
A interface dessa ferramenta é intuitiva, fácil de usar, com menu que agiliza o processamento dos dados, o alcance dos resultados das contas e a exportação dos relatórios organizados e padronizados. O recurso começou a ser planejado e desenvolvido desde o ano de 2012 e se tornou indispensável com a chegada do Processo Judicial Eletrônico.
Para que serve o PJe-Calc?
Trata-se de uma aplicação bastante flexível e que tem as funções de auxiliar na criação, edição, consulta e exclusão de contas que envolvem as verbas trabalhistas que precisam ser pagas aos funcionários dispensados. O aplicativo gera um cálculo que pode ou não ser vinculado a uma reclamatória trabalhista e permite o acesso às suas informações pelos usuários.
Aplicação para desktop
A aplicação para desktop já está acessível ao público em geral e você já pode tentar acessá-la para saber como funciona na prática. Ela realiza cálculos trabalhistas, evita falhas nas contas de pagamentos das rescisões feitas por contadores que compartilham regras usadas por quem atua na área jurídica e evita divergências de valores.
Instruções de uso
Nos sites dos TRTs você encontrará diversas instruções para utilizar essa ferramenta, como vídeos-tutoriais que ensinam a instalar o aplicativo com um link externo. A solução requer o uso de Windows e equipamentos com 32 ou 64 bits para fazer o download do software. Há também tabelas auxiliares que são interessantes, revelam alíquotas de contribuição, índices de correção etc.
No YouTube, os contadores podem encontrar vários materiais com informações e dicas para utilizar o PJe-Calc. Além disso, o próprio site do TRT disponibiliza um manual com as orientações e tutoriais com exemplos práticos para facilitar a aprendizagem. Após a instalação do sistema, não será mais necessário conectar a Internet para fazer os cálculos.
Atualização mensal
É crucial atualizar a aplicação todos os meses para importar as tabelas auxiliares por meio do menu. Os contadores que desejam usar o aplicativo têm a opção de entrar em contato com os servidores capacitados para tirar dúvidas na hora de fazer os cálculos. Nas páginas dos TRTs estão os e-mails e telefones disponíveis para peritos ou profissionais externos.
Entretanto, faça a leitura do manual para compreender as questões básicas relacionadas à ferramenta. Nele você encontrará dicas para atualizar as tabelas, fazer a atualização dos recursos e entender bases de valores legais usadas nos cálculos trabalhistas. Cada TRT dispõe de um PJe-Calc próprio destinado aos usuários da sua região ou território.
Em resumo, os TRTs deixam o PJe-Calc à disposição do público interessado em seus sítios eletrônicos. É possível encontrar um manual específico para fazer a instalação do aplicativo utilizado na sua região e outro manual para compreender as funcionalidades disponibilizadas aos usuários. Também existe passo a passo para aprender a calcular utilizando a ferramenta.
Qual é o prazo do PJe-Calc?
O uso do PJe-Calc não tem um prazo definido que torne o seu uso obrigatório pelos contadores que não têm vínculo com a Justiça do Trabalho ou que não atuem como peritos judiciais em reclamatórias trabalhistas. Sendo assim, você pode aprender a utilizá-lo por causa das vantagens e facilidades que ele trará para o seu dia a dia.
Qual é o impacto do adiamento do PJe-Calc para os contadores?
Em 2019, a Resolução CSJT nº 241/2019 alterou a Resolução nº 185/2017 e tornava obrigatório o uso do PJe-Calc pelos profissionais que realizam cálculos trabalhistas. Contudo, a obrigatoriedade foi adiada para contadores devido à ausência de capacitações, cursos ou treinamentos que deveriam ser disponibilizados, permitindo que estes tenham mais tempo para aprender a utilizar a solução.
Quais são as consequências da obrigatoriedade para os contadores?
A obrigatoriedade do uso do PJe-Calc pode trazer diversos impactos para os contadores, já que o aplicativo vai alterar a rotina desses profissionais. Embora a curva de aprendizagem exija concentração e dedicação, a ferramenta é prática e está sendo atualizada continuamente para que se torne menos complexa. Veja a seguir os impactos do uso desse sistema!
Divergências operacionais
O aplicativo ainda não supre todas as necessidades dos profissionais da contabilidade e não atende integralmente as variáveis dos processos trabalhistas, pois cada caso tem as suas próprias particularidades. A solução ainda tem limitações e apresenta divergências operacionais em determinadas circunstâncias, mas essas dificuldades serão superadas no decorrer do tempo.
Ferramentas compatíveis
Os profissionais da área contábil estão habituados a utilizar outras ferramentas e alguns dizem que as planilhas convencionais são mais fáceis de utilizar. Por isso, preferem aguardar até que a ferramenta seja compatível com o Excel e outras aplicações usadas em suas rotinas. No entanto, é fundamental aprender a usar o PJe-Calc se pretende fazer perícias contábeis.
Padronização de documentos
Uma vantagem de utilizar esse recurso é a padronização da documentação que será entregue aos clientes pessoa física ou empresa. O PJe-Calc vai ajudar os contadores a falar a linguagem dos advogados. Quem se especializar no uso dessa ferramenta fará cálculos com mais rapidez, menos complexidade e poderá apresentar ao seu público um diferencial competitivo.
Compreendeu o que é PJe-Calc e quais suas consequências? A ideia de usar a solução nas rotinas contábeis pode impactar a vida dos contadores de forma positiva. Afinal, as tecnologias estão avançando a cada dia que passa. Busque aprender cada vez mais sobre inovação tecnológica, KPIs e softwares específicos para o setor contábil.
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