O Valor de Mercado é bastante comum no mercado financeiro. Afinal, quando uma empresa é posta à venda, esse valor é que vai dizer quanto precisa desembolsar para comprá-la.
No Brasil, a Vale é a empresa com maior Valor de Mercado atualmente, pois ela vale mais de R$ 400 bilhões. Seguida pela Petrobrás e pelo Itaú.
Se você trabalha na área contábil ou tem apenas curiosidade de saber sobre esse tema, continue a leitura e saiba como esse valor é calculado, assim como a importância dele para as empresas.
O que é Valor de Mercado?
O Valor de mercado, também conhecido como capitalização de mercado, é uma medida do valor de uma empresa.
Esse valor é um indicador importante para os investidores, analistas financeiros e outras partes interessadas. Pois ajuda a avaliar o desempenho da empresa e sua posição no mercado em relação aos concorrentes.
As empresas com um alto valor de mercado geralmente são consideradas mais valiosas e bem-sucedidas do que aquelas com um valor de mercado mais baixo.
No entanto, essa não é a única métrica que deve ser considerada ao avaliar uma organização, pois ela pode ser influenciada por fatores externos, como flutuações do mercado de ações e mudanças nas condições econômicas gerais. Além do seu patrimônio físico.
Além disso, empresas com valores de mercado mais altos não são necessariamente mais rentáveis ou saudáveis do que empresas com valores de mercado mais baixos.
Um exemplo disso é a companhia aérea Gol. Ela tem um valor de mercado de R$ 3 bilhões, porém não tem uma saúde financeira boa e vive apresentando prejuízos. Enquanto isso, a empresa de telecomunicações Brisanet, tem um valor de apenas R$ 1 bilhão e apresentou lucro nos últimos 4 anos.
Como é calculado o Valor de Mercado?
O valor de mercado de uma empresa é calculado multiplicando o número total de ações emitidas pela empresa pelo preço atual de uma única ação no mercado.
VM = Número de ações emitidas X Cotação
Por exemplo, se uma empresa tiver 1 milhão de ações em circulação e o preço atual de cada ação for de R$ 30, seu valor de mercado seria de R$ 30 milhões (1 milhão de ações x R$ 30 por ação).
O número de ações emitidas pela empresa é determinado pela soma das ações em circulação e das ações detidas por ela.
Dessa forma, as ações em circulação são aquelas que são negociadas livremente na bolsa de valores, enquanto as ações detidas pela empresa são aquelas que pertencem a ela mesmo.
O preço das ações é determinado pela oferta e demanda no mercado e pode ser influenciado por vários fatores, como desempenho financeiro da empresa, notícias sobre ela e condições econômicas nacionais e internacionais.
O valor de mercado pode flutuar ao longo do tempo, pois o preço das ações e suas quantidades em circulação podem mudar. Esses dados podem ser obtidos facilmente pela plataforma StatusInvest.
Portanto, o valor de mercado de uma empresa é uma medida dinâmica baseada nas condições do momento.
Quais as faixas de Valores de Mercado?
Existem várias maneiras de categorizar os valores de mercado, mas geralmente eles são divididos em algumas faixas de acordo com a capitalização das empresas ou ativos financeiros. Aqui estão algumas das faixas mais comuns:
- Small Cap: empresas com capitalização de mercado entre US$ 300 milhões e US$ 2 bilhões.
- Mid Cap: empresas com capitalização de mercado entre US$ 2 bilhões e US$ 10 bilhões.
- Large Cap: empresas com capitalização de mercado acima de US$ 10 bilhões.
- Mega Cap: empresas com capitalização de mercado acima de US$ 200 bilhões.
É importante lembrar que essas categorias podem variar dependendo da fonte ou metodologia utilizada para classificar as empresas. Além disso, os valores de mercado também podem ser categorizados de acordo com outros critérios, como setor ou região geográfica.
Qual a importância da contabilidade para o valor de mercado de uma empresa?
Embora o valor de mercado de uma empresa seja influenciado por muitos fatores, a contabilidade é uma das áreas que afetam diretamente nesse ponto. Isso porque a contabilidade é responsável por registrar e comunicar as informações financeiras da empresa, que são usadas pelos investidores e analistas para avaliar a saúde financeira e o potencial que ela tem.
Os contadores fornecem dados importantes, como receita, lucro, fluxo de caixa e ativos e passivos. E esses dados são usados para calcular vários indicadores relevantes, entre eles:
- índice de lucratividade.
- índice de liquidez.
- índice de endividamento.
Quando uma empresa tem uma contabilidade confiável e transparente, isso pode aumentar a confiança dos investidores e analistas financeiros, o que pode levar a um aumento no seu valor de mercado. Por outro lado, se tiver uma contabilidade questionável, o seu valor certamente sofrerá grandes perdas.
Atualmente, os investidores vêm acompanhando a crise da Americanas, uma das maiores varejistas do Brasil. Ela é um exemplo de como a contabilidade pode impactar diretamente o valor de mercado de uma companhia.
Após o comunicado de inconsistências contábeis, o valor de mercado da Americanas, literalmente despencou de um dia para o outro. Hoje a empresa está em recuperação judicial e negociando dívidas para evitar a falência.
Agora que você entendeu melhor sobre o que é valor de mercado e a sua importância, o que acha de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para que mais pessoas possam ficar por dentro do assunto?
Ative a notificação e fique sempre por dentro das nossas publicações.
Últimos posts