5 nichos de mercado que o contador pode atuar mais

Alguns nichos de mercado vêm ganhando destaque nos últimos anos, podendo ser ótimos negócios para o contador focar nas estratégias de posicionamento.

5 nichos de mercado que o contador pode atuar mais
4 minutos de leitura

Para quem busca uma comunicação mais alinhada com o seu público e a construção de uma autoridade no mercado contábil, é fundamental avaliar a possibilidade de atuar em nichos de mercado específicos. 

Claro que essa é uma decisão que precisa ser tomada avaliando diversos cenários, afinal toda a estratégia de vendas deverá ser construída a partir do mercado escolhido, e se essa decisão for positiva, cabe então avaliar a demanda, mercado, oferta de serviços, crescimento no nicho, etc.

O que são nichos de mercado?

Nichos de mercado são uma fatia do mercado, uma oportunidade oculta dentro de um determinado segmento de negócios. Este conceito está associado ao universo de marketing e vendas com foco na construção de um público-alvo.

Em outras palavras, podemos definir nicho de mercado como um público seleto de potenciais clientes que se encontra dentro de um segmento.

Um exemplo de nicho de mercado, é uma empresa de produtos veganos. Pois essa empresa pode fazer parte do segmento de saúde e bem-estar, saúde da mulher, saúde infantil etc, pertencendo portanto, à área da saúde.

De uma forma bem prática, é um tipo de negócio específico dentro de uma grande área de atuação.

Vale a pena o contador focar em nichos de mercado específicos?

Para analisar se vale ou não a pena o contador ou contadora atuar com nichos de mercado específicos, é importante observar o atual perfil dos consumidores e do mercado. 

Quando você ingressa na economia como uma empresa contábil generalista oferecendo um produto abrangente (assessoria contábil, por exemplo), você perde uma das melhores maneiras de se destacar: ser visto ou vista e atuar como uma empresa especialista.

Com um público genérico e abrangente, sua propaganda e divulgação acabam concorrendo com diversas outras, ficando ainda mais desafiador chamar atenção e ser relevante para o seu público. Já parou para pensar sobre isso? 

Numa outra perspectiva, quando o profissional atua como especialista naquele determinado nicho, ele consegue gerar mais valor para o público, aprofundar o seu conhecimento em um mercado específico, construir autoridade através do seu posicionamento e construir uma marca forte associando o mercado a sua empresa.

Você deve estar se perguntando: mas será que eu não estaria perdendo público? E eu te respondo: fique tranquilo, na verdade não estará. 

Você pode continuar atendendo clientes e fechando novos contratos com segmentos diferentes daquele que você irá atuar como especialista, todavia, o que irá acontecer é que você passará a ser procurado mais pelo segmento especialista, mas a identidade como contador(a) continuará existindo. 

5 nichos de mercado para o escritório contábil vender mais?

Diante do que vimos até aqui, eu separei 5 nichos de mercado que acredito ser interessante para você iniciar nessa jornada de segmentação e atuação diferenciada.

Vamos lá?

1. Empreendedoras do varejo

Mais conhecida como “donas de loja”. Esse é um segmento bem amplo e repleto de oportunidades de atuação e fomento de novos negócios, tudo isso porque o mercado de varejo com foco em empreendedorismo feminino está cada vez maior.

O número de mulheres empreendedoras está aumentando muito com o passar do tempo, e essa boa notícia é fundamental para quem busca um nicho específico para atuar.

2. Negócios digitais e infoprodutos

Esse público é dinâmico e possui um faturamento significativo em pouco tempo de empresa, além de uma grande necessidade de implantar ou aperfeiçoar o seu modelo de gestão de negócios. 

Excelente mercado para oferta de assessoria financeira e contábil.

3. MEI – Microempreendedor Individual

Ótimo nicho para profissionais que estão começando e buscando os seus primeiros clientes. Tem baixa complexidade na operacionalização e na geração de receita nestas empresas.

Após a pandemia, o número de novos MEIs aumentou significativamente. O que significa que tem mais empreendedores precisando de serviços contábeis, mesmo ainda sendo pequenos.

4. Profissionais de saúde

Considerando um público que necessita de orientação tributária e financeira, é um excelente nicho para quem deseja atuar analisando tributos, finanças e gestão do negócio.

Fazer a gestão contábil desses profissionais, é bem diferente de fazer a contabilidade de um hospital, por exemplo.

Vale lembrar que alguns profissionais da saúde atuam como profissionais liberais, tendo assim algumas particularidades, inclusive na declaração do imposto de renda.

E caso você queira nichar ainda mais, existe uma gama de oportunidades como dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, médicos, fonoaudiólogos, etc.

5. Profissionais da beleza e bem-estar

Em um mercado extremamente competitivo e crescente, atuar com profissionais de beleza e bem-estar pode ser uma ótima estratégia por meio de consultoria e assessoria financeira, contábil e tributária.

Este é um nicho de gera bastante faturamento, e assim como qualquer empresa, necessita de serviços contábeis personalizados.

Dicas de como encontrar esses empreendedores para prospectá-los

Após conhecer essas 5 excelentes opções de nichos, é importante pensar na estratégia de prospecção e atração de clientes.

Para isso, as redes sociais são uma excelente ferramenta de construção de autoridade, relacionamento e atração de novos clientes. Você pode iniciar o seu posicionamento construindo conteúdos direcionados ao seu público, demonstrando soluções que podem ser entregues caso ele se torne seu cliente, preparar um bom material de apresentação e se preparar para conduzir a negociação com foco no fechamento. 

Agora que você aprendeu o que é nicho de mercado e o porquê deles serem importantes para o crescimento do seu negócio, onde encontrá-los e como transformá-los em clientes, chegou a hora da ação.

Qual o primeiro passo que você precisa realizar hoje para tornar a sua empresa contábil em uma empresa especialista, atrativa e de valor para o seu público?

Comece respondendo essa pergunta e depois inicie o seu planejamento.

Até mais!

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