Igualdade de Gênero na Contabilidade: o importante papel da mulher contadora

Igualdade de Gênero na Contabilidade: o importante papel da mulher contadora
3 minutos de leitura

A presença feminina vem se tornando cada vez mais relevante no mercado contábil, seja através das suas habilidades técnicas ou até mesmo através da forma em se relacionar e lidar com situações desafiadoras. Por isso, neste post vamos falar da importância da igualdade de gênero na contabilidade.

Seja no empreendedorismo ou no intraempreendedorismo, as mulheres têm observado o mercado contábil cada vez mais promissor. Uma porta de entrada para a oportunidade de alcançar a sua independência financeira, ter o seu próprio negócio, conciliar diversos papéis e ainda fazer a diferença dentro das organizações. Entretanto, este cenário nem sempre foi assim.

Segundo o CFC (Conselho Federal de Contabilidade), na década de 1950, as mulheres contadoras representavam apenas 1,3% da classe contábil e, atualmente, representam 47,4% da força de trabalho no mercado contábil.

A expectativa atual é que nos próximos 05 anos possamos equiparar a participação da Mulher Contadora no mercado contábil, considerando o número de registros atuais e participação delas na formação acadêmica.

Em sala de aula, elas representam mais da metade das turmas na busca pela qualificação profissional. Isso se dá pelo fato da sua forte característica de aperfeiçoamento e dedicação ao seu trabalho. 

Por que precisamos falar de igualdade de gênero?

É fundamental ressaltar a importância deste tema nos dias atuais, pois mesmo compreendendo o cenário satisfatório para o ingresso da mulher na contabilidade, ainda assim, lidamos com diversas situações conflitantes e desafiadores ainda presentes em nossa sociedade, como distinção salarial, assédio e discriminação, 

Embora o cenário seja extremamente crescente sobre a presença da mulher na contabilidade, ainda existem muitos desafios a serem enfrentados. E claro que neste cenário também é possível identificar vários, dentre eles podemos destacar: assumir diversos papéis, lidar com preconceitos, dificuldades em se posicionar devido a insegurança ou timidez, e principalmente, demonstrar a sua competência e valorização no mercado.

O que precisamos fazer para ter igualdade de gênero no mercado contábil?

É fundamental continuarmos agindo com foco no estímulo e valorização da presença feminina no mercado contábil, criando novas oportunidades, descobrindo potenciais e habilidades que farão total diferença, seja nas associações e conselhos de classe, seja no seu projeto empreendedor. Seja também, nas organizações como um todo.

Com respeito, ética e empatia, podemos ampliar as oportunidades de mercado sem distinção de gêneros, com foco único e exclusivamente no cliente, que é e deverá ser sempre, o centro das atenções.

Trata-se de uma missão onde todos somos responsáveis, seja você homem ou mulher, contador ou não. Algumas das ações que devem sempre estar presente, são:

  • dar mais oportunidades de liderança para as mulheres;
  • abrir canais de comunicação exclusivos para mulheres;
  • selecionar mais mulheres para cargos de alto escalão nas organizações e escritórios contábeis;
  • produzir mais eventos dedicados a contadora;
  • criar programas de educação de igualdade de gênero para homens e mulheres;
  • avaliar constantemente a diferença salarial entre mulheres e homens e buscar alternativas que solucionem isso;
  • desenvolver políticas internas de valorização da mulher, entre outros.

Desenvolver a igualdade por meio do conhecimento

O conhecimento sempre será a principal forma de vencer os mais sérios problemas da nossa sociedade. Com o machismo não seria diferente. Mas antes de falar do conhecimento em si, vale ressaltar que o machismo é todo e qualquer ato que coloca a mulher inferior ao homem, portanto, nem sempre é necessário haver uma agressão ou difamação.

E quando falamos de conhecimento, estamos falando de oportunidades de sair da zona de conforto e buscar entender o outro lado. Com o avanço das redes sociais e canais para produção de conteúdo próprio, ficou mais fácil entender e refletir os próprios preconceitos. Entre eles, a desigualdade de gênero que ainda existe no mundo.

Na contabilidade, contamos com mulheres influencers, uma delas sou eu, onde mostramos nosso dia a dia no trabalho e também alguns momentos de lazer e convívio em família. O propósito de todo conteúdo que apresentamos, é mostrar como podemos contribuir para o desenvolvimento da nossa profissão, assim como ajudar outros profissionais a fazer o melhor pela sua carreira e pela sociedade.

Se você gosta de ler um bom livro, faça uma rápida busca por “igualdade de gênero” e veja como é fantástico entender todo esse contexto. Entender a importância dessa abordagem é fundamental para todos. Como o próprio nome diz, igualdade é tornar-se igual, e não superior. Portanto, não há mal nenhum nessa luta, somente o bem!

Vamos juntos nesta jornada?

Últimos posts ????

ebook-difal
banner-artigos-carga-tributaria-brasileira
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!