Veja como definir um modelo para sua empresa contábil

Veja como definir um modelo para sua empresa contábil
4 minutos de leitura

Uma empresa contábil pode trabalhar com diferentes modelos de negócios, cada um deles apresentando suas próprias vantagens e desafios. Os principais modelos são: o tradicional, o online, o consultivo e o híbrido. Para definir qual deles é a melhor opção é preciso avaliar fatores como seu perfil empreendedor e também o perfil do público que pretende atender.

Para que você possa entender como cada um funciona e quais são as principais vantagens, vou falar a seguir a respeito dessas 4 possibilidades e também o que você deve avaliar antes de definir um modelo para o seu negócio. Então, não espere mais e continue a leitura rumo ao próximo tópico!

Por que é importante definir um modelo na hora de montar sua empresa contábil?

Apesar de ainda ser comum que os profissionais de contabilidade sejam vistos apenas como aqueles responsáveis por cuidar da parte burocrática de uma empresa, atualmente isso está distante da realidade. Hoje, esses profissionais podem ser importantes aliados nas tomadas de decisões em áreas como a fiscal, financeira, gerencial, entre outras.

Para que você possa ter um bom direcionamento ao empreender na contabilidade é importante levar em consideração os diferentes caminhos que pode tomar. Se não tiver um modelo bem definido para o seu negócio, as chances de ter sucesso podem ser reduzidas significativamente. Esse é ou não um bom motivo para avaliar bem o modelo da sua empresa contábil?

Além dos serviços tradicionais, os clientes buscam por serviços diferenciados, como apoio na gestão financeira, planejamento tributário, recomendações para melhorias no negócio etc.

Com a evolução advinda da tecnologia nos últimos anos, novas possibilidades surgiram, agilizando processos por meio da automatização e permitindo gerar mais valor aos clientes. Sendo assim, você deve buscar conhecer sobre os tipos de modelos e qual o mais adequado para empreender.

Como definir um modelo para sua empresa contábil?

Na hora de buscar um modelo contábil, você deve pensar naquele que seja mais viável financeiramente, que tenha uma boa demanda e também que seja compatível com o seu perfil. É importante refletir sobre a possibilidade de se especializar em um nicho, já que esse tipo de estratégia vem sendo cada vez mais valorizada no mercado.

Apesar da contabilidade tradicional continuar forte, novos modelos passaram a existir e já conquistaram um lugar importante no mercado. A seguir, vou apresentar quais são os modelos e as vantagens que podem trazer para a sua empresa contábil.

Contabilidade tradicional

Esse é considerado o modelo mais comum e é usado há muitos anos, aqui o contador espera que o cliente solicite por seus serviços. Eles são recebidos no escritório contábil ou podem receber a visita para a coleta dos documentos. O profissional que atua dessa forma tem como principal objetivo cumprir as obrigações legais do cliente, geralmente oferecendo serviços básicos de contabilidade.

banner-artigo-blog-calendario-de-obrigacoes-fiscais-2024

Mesmo com a chegada da internet, esse modelo de atendimento presencial continua vivo, já que conta com um público fiel que prefere manter um relacionamento mais direto com o contador. Mas é importante realizar uma pesquisa para saber se esse modelo é compatível com a região que você atua. Você também deve considerar os custos, que costumam ser mais elevados que outros modelos contábeis.

Contabilidade digital

A contabilidade digital é um modelo mais econômico e que foca nas soluções digitais para oferecer serviços que se assemelham aos da contabilidade tradicional. O uso da tecnologia permite oferecer um preço mais baixo como diferencial para o cliente e também ter maior alcance para atrair clientes em potencial.

Ao investir nesse tipo de modelo, é possível criar fluxos de automação e padronizar o trabalho, de modo a atender uma escala maior de clientes. Também é possível trazer mais agilidade aos processos, sendo para isso essencial usar ferramentas de comunicação e que permitam fazer o envio e recebimento seguro dos documentos. Além disso, é importante estar disponível para responder dúvidas dos clientes e apresentar soluções.

Contabilidade consultiva

O profissional contábil pode prestar consultoria para seus clientes, ensinando a eles sobre as boas práticas de administração. Assim, ao invés de simplesmente oferecer os serviços contábeis e fiscais, é possível ter um relacionamento mais próximo com o cliente, trazendo informações relevantes e propondo uma transformação na empresa.

Para ter sucesso nesse modelo contábil, você deve ser proativo e estar sempre buscando entregar mais valor. Afinal, apenas assim, você será capaz de impactar de uma forma positiva os resultados dos clientes. Além disso, é possível ter uma abordagem segmentada, desenvolvendo ações para demonstrar o valor do seu serviço contábil.

Contabilidade híbrida

A contabilidade híbrida consiste em uma união da contabilidade tradicional e a online, oferecendo aos clientes o melhor de cada uma delas. Essa combinação permite entregar mais valor, sendo o modelo mais usado por startups. É ideal para os clientes que desejam receber um atendimento mais imediato e que tenham a necessidade de horários flexíveis.

Por que é importante focar em um modelo?

Como já citei nos tópicos anteriores, é fundamental você manter o foco em um modelo contábil a fim de ter mais sucesso em seus investimentos empresariais. Mas por que isso é necessário? A resposta é simples: ao focar em um modelo para empreender, isso permite cuidar em detalhes de todos os aspectos relacionados a ele, o que inclui:

  • estrutura necessária para o negócio;
  • ferramentas mais úteis para o modelo definido;
  • construção da base de clientes;
  • postura que será adotada com o cliente;
  • estratégias de marketing com foco na persona do negócio, entre outros.

Com a leitura deste artigo, deu para ter uma boa ideia sobre a importância de focar em um modelo para sua empresa contábil, não é? Agora que está a par de todas essas informações, o próximo passo é definir qual o modelo certo para empreender. Porém, essa é uma questão que apenas pode ser respondida por você. Analise a fundo sobre cada uma das opções, pesquise e avalie qual melhor se encaixa aos seus objetivos.

Este artigo contribuiu para o seu desenvolvimento profissional? Que tal ficar por dentro de todas as novidades sobre contabilidade e usá-los a seu favor? Então continue acompanhando o nosso blog e confira os posts diários que publicamos aqui!

Últimos posts

ebook-difal
banner-artigos-carga-tributaria-brasileira
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!