Os assuntos contidos na contabilidade societária são de interesse de qualquer indivíduo que tenha uma empresa ou que pensa em começar um negócio do zero. Por meio dela, se conhece diretrizes e normativas que definem as regras contábeis que a instituição deve seguir.
Ao entender mais sobre esse assunto, você é capaz de reduzir os erros e otimizar as rotinas contábeis presentes em seu negócio, além de manter as obrigações com o fisco em dia. Se você quer entender mais sobre esse tema e como ele impacta uma organização, continue a leitura que explicaremos para você!
O que é contabilidade societária?
Esse tipo de contabilidade está associado ao controle fiscal, financeiro e tributário dos negócios executados em sociedade. Por meio dela, é estabelecido um conjunto de diretrizes visando auxiliar as organizações nesse sentido.
Assim, a contabilidade societária avalia as leis relacionadas às empresas em sociedades e procura formas de assegurar que a mesma se mantenha na lei, impedindo que surjam problemas contábeis que possam levar as instituições a terem prejuízos.
Portanto, um contador que se especializa nessa área deve atentar a todas as normativas relacionadas às empresas em sociedade para garantir que tudo saia conforme o aspecto legal e se consiga reduzir os riscos.
Para que serve a contabilidade societária?
Partindo da definição dessa área contábil percebe-se que ela não é relacionada apenas com registros de entradas, saídas e aspectos tributários de uma organização. Quando se trabalha com contabilidade societária, é importante compreender a legislação, pois será fundamental para orientar seus clientes sobre como proceder.
Assim, a contabilidade societária é muito útil para reduzir erros e assegurar que uma organização tenha precisão ao realizar lançamentos contábeis. Além disso, ela serve para garantir que as questões legais sejam atendidas plenamente nas empresas.
Um profissional contábil especializado nessa área de sociedades pode ser contratado para auxiliar em diferentes procedimentos organizacionais, como em fusões de sociedades, aquisições e muito mais.
Como ela funciona?
Todas as abordagens referentes à contabilidade societária são baseadas nas normas técnicas da CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis), principalmente com base no Pronunciamento 15.
Cabe ao contador solicitar aos gestores e sócios todas as informações relevantes da empresa e que devem ser usadas na criação de sociedades. Assim, o contabilista consegue construir uma estrutura contábil baseada em dados atualizados e que corresponde com os parâmetros legais.
Qual é o foco desse tipo de contabilidade?
A contabilidade societária é uma área abrangente e engloba diversas etapas do desenvolvimento de uma empresa, desde a sua criação até outros desdobramentos presentes na organização do negócio. Confira a seguir as principais situações que demandam esse tipo de contabilidade.
Incorporação
Esse caso ocorre quando uma empresa detém o controle sobre outra, seja por conta da compra de ações, aquisição de seus ativos líquidos ou qualquer outro desdobramento em que a primeira deixa de existir.
Fusão
Nesse caso a empresa que é adquirida não deixa de existir, mas é absorvida por outra e se torna uma única corporação. Nessa alternativa, os ativos, passivos, obrigações e também os direitos, são integralmente repassados à absorvedora. Com isso, o trabalho de um contador é orientar e garantir que todos os aspectos legais sejam respeitados.
Cisão
A cisão ocorre quando se tem a transferência de parte ou totalidade do patrimônio de um negócio para outros que pode ser criado para essa finalidade ou destinado a uma empresa já existente.
Para cada um dos casos citados anteriormente existe uma norma contábil particular que deve ser identificada. Parte do trabalho contábil se refere a essa identificação e ao levantamento desses dados.
Desse modo, além de diversos aspectos legais, a contabilidade societária também está relacionada com a análise financeira da empresa, sendo o balanço patrimonial um dos critérios societários de maior atenção na realização dessas atividades.
Como é aplicada na gestão empresarial?
A contabilidade societária pode ajudar a controlar e otimizar o patrimônio de uma organização. Assim, permite entender as variações que ocorrem nesse aspecto e determinar ações que auxiliem a melhorar a gestão empresarial.
Desse modo, ao utilizar essa ferramenta, uma organização pode melhorar sua gestão de riscos, diminuir as falhas que ocorrem nos processo e garantir mais precisão nas análises de resultados para aumentar os lucros.
Com isso, você consegue demonstrar para os empreendedores de forma confiável qual é a situação econômica do negócio e quais são as decisões necessárias para melhorar a performance da organização.
Quais são os benefícios que a contabilidade societária pode gerar?
Ao oferecer serviços de contabilidade societária, você pode proporcionar aos empreendedores por meio de seus serviços diversos benefícios. Siga a leitura e entenda quais são eles!
1. Otimiza a visão do negócio
Por intermédio de seus serviços, os sócios de uma empresa conseguem perceber de maneira mais realista qual é a situação econômica e financeira presente. Além disso, os aspectos patrimoniais também podem ser mais objetivos, proporcionando clareza na gestão.
Dessa forma, em caso de processos judiciais, tomadas de decisões e distribuição da lucratividade da empresa, se tem mais dados para determinar os rumos do negócio e evitar que a empresa enfrente dificuldades.
2. Melhora a prática tributária
Ao oferecer serviços para empresas em sociedade, você consegue auxiliar na otimização do planejamento tributário. Isso não ocorre apenas para a pessoa jurídica, mas também para os sócios do negócio, que diminuem os níveis de tributos pagos de forma legal.
3. Ajuda em processos
A contabilidade societária pode servir em diferentes aspectos jurídicos para uma organização. Por exemplo, caso um negócio precise obter crédito para dar andamento a um determinado projeto, esse serviço pode ser um agente facilitador.
Para os casos de dificuldades financeiras e necessidade de uma recuperação judicial, a contabilidade societária pode ser uma importante ferramenta nesse processo. Da mesma forma em caso de perícia contábil e em processos trabalhistas.
Viu só como a contabilidade societária pode ser utilizada em diferentes aspectos de uma organização para ajudá-la a ter mais segurança e eficiência? Portanto, se você desejar trabalhar com essa área terá bastante serviço, além de precisar estudar e se especializar para oferecer qualidade aos seus clientes.
Gostou do nosso artigo? Então continue com sua visita em nosso blog e entenda quais serviços personalizados você pode oferecer em seu escritório de contabilidade!
Últimos posts ????