Contabilidade para investidores: entenda a importância do contador

Contabilidade para investidores: entenda a importância do contador
5 minutos de leitura

Os investimentos estão cada vez mais acessíveis às pessoas de um modo geral. O que antes precisava ser feito com a ajuda de um gerente de banco, hoje pode ser feito em aplicativos bastante intuitivos. Mas para não sair investindo de qualquer jeito é sempre bom contar com o serviço de contabilidade para investidores.

A contabilidade para investidores tem o papel de ajudar na escolha dos melhores ativos, assim como nas melhores opções que pagam menos impostos. Afinal, o contador é o profissional mais preparado para analisar resultados financeiros e fazer planejamentos tributários.

Se você é um investidor, veja a importância de ter um profissional de contabilidade ao seu lado. Mas se você é um contador, saiba porque esse pode ser um nicho interessante para prestar os seus serviços.

Contabilidade para investidores ou consultoria de investimentos?

A principal diferença entre os dois está no fato de que um contador pode ser um consultor de investimentos, mas nem todo consultor de investimentos pode exercer o papel de um contador.

Por isso, na hora de oferecer esse serviço para o cliente, é importante que ele entenda a diferença e o valor agregado ao contratar alguém especialista em contabilidade.

Além de analisar uma empresa por meio de resultados consolidados, especulações de crescimento, decisões políticas, econômicas e monetárias, o contador também pode definir uma estratégia tributária que melhor se encaixa na carteira do cliente.

Além disso, o profissional de contabilidade será o mais indicado na hora de fazer a declaração do imposto de renda. Então por que ter um consultor de investimentos e um contador se o cliente pode contratar um só?

Investimentos precisam ser declarados

Todo e qualquer investimento precisa ser declarado de acordo com as regras da Receita Federal. Alguns terão incidência de tributação e outros não.

Portanto, o contador acaba sendo requisitado nesse momento porque nem todos os investimentos seguem a mesma regra. Para se uma ter ideia, perceba os seguintes exemplos:

  • a compra e venda de ações na bolsa de valores feitas no mesmo dia, precisa obrigatoriamente recolher imposto. Mas a compra e venda em dias diferentes não precisa recolher a depender do valor;
  • a venda de ações acima de R$ 20 mil em um mês, tem imposto a recolher se houver lucro. Mas o lucro na venda de ações abaixo desse valor não é tributado;
  • a venda de cotas de Fundos Imobiliários precisa ser tributado independente da quantidade vendida, enquanto não há essa cobrança para os ganhos de dividendos;
  • os investimentos de renda fixa como o CDB retém imposto direto na fonte, mas LCI e LCA são isentos de imposto de renda.

Viu como os investimentos podem trazer algumas questões a mais? E nesse caso somente a contabilidade poderá lhe ajudar.

Os consultores de investimentos fazem um excelente trabalho, mas na maioria das vezes se limitam apenas às recomendações de compra e venda de ativos. Já o planejamento tributário, a declaração de IRPF e até um estudo para justificar a criação de uma holding patrimonial, por exemplo, pode ser feito por um contador. Pois eles entendem a fundo a melhor forma de pagar menos impostos de acordo com a legislação.

O que mais a contabilidade pode fazer pelos investidores?

A contabilidade é fundamental para investidores porque também fornece informações precisas e confiáveis sobre a saúde financeira de uma empresa. Os investidores precisam dessas informações para tomar decisões sobre onde investir seu dinheiro.

Como as empresas de capital aberto obrigatoriamente divulgam seus balanços financeiros, o profissional de contabilidade poderá analisar número por número contido nos relatórios.

Dessa forma, o contador deixa de ser apenas da área fiscal para ser também um consultor de finanças.

Algumas das principais razões pelas quais a contabilidade é importante para investidores incluem:

  1. Avaliação da saúde financeira da empresa: a contabilidade fornece informações importantes sobre a saúde financeira de uma empresa, como sua rentabilidade, liquidez e solvência. Essas informações ajudam os investidores a avaliar o desempenho passado e futuro da companhia.
  2. Tomada de decisão de investimento: com base nas informações contábeis, os investidores podem tomar decisões informadas sobre onde investir seu dinheiro. Eles podem avaliar a saúde financeira da empresa e compará-la com outras empresas no mesmo setor antes de tomar uma decisão de investimento.
  3. Identificação de riscos financeiros: a contabilidade também ajuda os investidores a identificar riscos financeiros, como a dívida excessiva ou a má gestão financeira. Isso permite que os investidores avaliem o risco de investir em uma determinada empresa antes de tomar uma decisão.
  4. Monitoramento do desempenho financeiro da empresa: a contabilidade fornece informações atualizadas sobre o desempenho financeiro da empresa, permitindo que os investidores monitorem sua posição de investimento e tomem decisões informadas sobre quando comprar ou vender ações.

Como vimos, investir em uma empresa não é apenas ver suas taxas de dividend yield (DY), margem líquida, ROE, P/L e PV/P. É necessário também se debruçar sobre os demonstrativos fornecidos e analisar cada linha dos relatórios.

Quais são as dicas de contabilidade para investidores?

Se você quer focar seus serviços de contabilidade nesse nicho de mercado, saiba que é preciso mergulhar em alguns estudos para tornar seu trabalho ainda mais relevante.

Para investidores, existem algumas dicas de contabilidade importantes a serem consideradas:

  1. Analise os demonstrativos financeiros: os demonstrativos financeiros, como a demonstração do resultado do exercício, o balanço patrimonial e a demonstração dos fluxos de caixa, podem fornecer informações importantes sobre a saúde financeira da empresa. Analise esses demonstrativos com cuidado para obter informações sobre o desempenho passado da empresa, bem como suas perspectivas futuras.
  2. Avalie a qualidade da gestão financeira: é importante avaliar a qualidade da gestão financeira da empresa, incluindo a eficiência dos processos contábeis e financeiros, a qualidade da gestão de caixa e a política de dividendos. Certifique-se de que a empresa tenha uma gestão financeira sólida antes de investir.
  3. Observe as tendências do setor: para avaliar a saúde financeira de uma empresa, é importante observar as tendências do setor em que ela opera. Analise os principais concorrentes da empresa, o cenário competitivo e as tendências do mercado para decidir se ela está bem posicionada para competir e crescer.
  4. Considere os riscos financeiros: todo investimento envolve riscos financeiros, portanto, é importante avaliar cuidadosamente os riscos antes de investir. Considere os riscos financeiros da empresa, incluindo a dívida, a volatilidade dos preços das ações e as condições do mercado.
  5. Estude sobre políticas internas e internacionais: o maior erro dos investidores é achar que a economia é uma ciência exata. Pois se trata de uma ciência humana que está totalmente atrelada a fatos políticos e sociais. Dessa forma, é preciso que o contador conheça essa área para entender quando um investimento pode ser impactado com fatores externos, e assim orientar seus clientes da melhor forma possível.

Utilize tecnologias

Atualmente existem no mercado tecnologias e plataformas que facilitam a análise de importantes indicadores, assim como sistemas que gerenciam documentos de forma automatizada e organizada.

Saiba que toda vez que um ativo é comprado ou vendido, o investidor gera uma nota de corretagem que precisa ser consultada para calcular o lucro ou prejuízo obtido, e assim emitir as guias para pagamentos de impostos. Portanto, essas notas são documentos que necessitam de um bom gerenciamento.

Faça cursos e tenha certificações

O mercado financeiro também conta com regulamentações. Para ser um consultor de investimentos é preciso ter certificações emitidas por órgãos competentes como a Anbima – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais.

Por isso, não deixe de fazer cursos relevantes e se capacitar constantemente.

Como vimos, os contadores são profissionais mais que importantes para o sucesso dos investidores. Pois eles são capazes de executar o trabalho de ponta a ponta, iniciando pela análise de possíveis investimentos até a declaração de imposto de renda de todo o patrimônio.

Se você gostou deste conteúdo, aproveite e continue acompanhando nosso blog e siga a gente nas redes sociais.

Últimos posts ????

ebook-difal
banner-artigos-carga-tributaria-brasileira
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!