Como gravar vídeos para o YouTube? 4 dicas para o contador!

Como gravar vídeos para o YouTube? 4 dicas para o contador!
3 minutos de leitura

Atualmente, é praticamente impossível não estar presente no mundo online, e isso vale tanto para o pessoal quanto para o corporativo. A internet permite uma interação instantânea, a propagação de conteúdos e a visibilidade de um perfil com um alcance exponencial que dificilmente o offline conseguiria em tão curto período.

Tratando-se de conteúdo, tudo que é visual tem um grande apelo atrativo. Vídeos ganharam um destaque enorme por trazer informação verbal e visual juntos, um combo para manter focada a atenção do público, mostrar autoridade no assunto e alcançar clientes em potencial.

Além da influência do formato audiovisual, vale ressaltar que a plataforma de vídeos YouTube tem mais de 2 bilhões de usuários, sendo a melhor opção para produção de conteúdos do seu escritório contábil.

A contabilidade é uma área que está em constante mudanças e novidades, por isso, é um segmento perfeito para criar conteúdos constantemente. Afinal, sempre haverá uma novidade para compartilhar.

Quer saber como gravar vídeos para o YouTube? Listei para você 4 dicas básicas e essenciais!

Como criar vídeos para o YouTube?

Criar vídeos para YouTube não é uma tarefa difícil, mas antes de partirmos para as dicas básicas, vale destacar que é possível gravar conteúdos mesmo sendo uma pessoa tímida. Basta ter segurança e foco no assunto que vai abordar e gravar quantas vezes for necessário.

O hábito e a prática são essenciais para cada vez mais produzir ótimos vídeos.

Agora sim, vamos para as dicas práticas!

1. Crie a pauta do conteúdo

Antes de colocar a mão na massa e pegar a câmera, é preciso definir o roteiro do conteúdo a ser gravado. Perguntas como “qual tópico será abordado?” e “como eu posso solucionar a dor do meu cliente em potencial?” são essenciais para filtrar os melhores temas.

Escolhido o assunto, fragmente o conteúdo apresentando explicações didáticas, dicas de como solucionar possíveis problemas, e acrescente uma conclusão.

A prática da oratória é de extrema importância. Grave vídeos de teste e fique atento à pronúncia das palavras, possíveis erros de concordância, tom de voz e velocidade. Repassar o texto algumas vezes antes de iniciar as gravações pode ajudar bastante.

2. Construa um cenário

Terminado o roteiro, é hora de trabalhar no cenário. O aspecto visual do vídeo conta muito para manter o foco de atenção. Um cenário “pobre” ou chapado pode causar uma sensação de tédio e monotonia, fazendo com que a pessoa feche a página sem nem terminar de assistir o conteúdo.

Procure um fundo que tenha uma tonalidade agradável e escolha móveis e itens que possam dar vida ao cenário. Para um clima mais descontraído, use cores vibrantes e objetos criativos ligados ao seu negócio. Se a intenção é passar seriedade, opte por livros, certificados em molduras e objetos mais neutros e tradicionais.

Dê atenção, também, à iluminação. A posição de uma luz tem o poder de trazer uma atmosfera interessante para o clima do vídeo. O foco é a pessoa que fala, então, busque iluminar a área do rosto, testando diferentes ângulos.

3. Coloque a câmera em um tripé

A escolha de um tripé para apoiar a câmera vai fazer com que o processo de gravação seja mais prático. A mobilidade que o aparelho traz permite à pessoa testar ângulos diferentes de filmagem em um segundo, sem as dores de cabeça que apoiar uma câmera em cadeiras ou livros trariam.

Outra dica de como gravar vídeo para o YouTube é realizar filmagens com duas câmeras, em ângulos diferentes. No processo de edição, os dois takes são mesclados entre uma cena e outra, e fazem com que o vídeo fique mais dinâmico e agradável.

4. Garanta um bom áudio

Não existe nada pior que abrir um vídeo e ouvir certos sons de chiado ou do ambiente, certo? Um áudio limpo e claro traz credibilidade e profissionalismo para o conteúdo. Adquirir um microfone portátil é muito recomendado por trazer um tipo de qualidade imprescindível ao material. Ele é pequeno e pode ser acoplado na roupa de forma discreta.

Não menos importante, lembre-se de adicionar legendas ao conteúdo de áudio. Nem todo o seu público pode ser capaz de ouvir, e é muito importante estar atento às questões de inclusão nos tempos de hoje.

Agora que você leu as dicas de como gravar vídeo para o YouTube, viu que não é algo tão irrealizável. Começar um canal e produzir conteúdo parece complexo, mas à medida que quebramos o processo em etapas, vemos que produzir um ótimo vídeo sem muita dificuldade é possível.

Para perder vergonha, a recomendação é praticar uma, duas, cinco ou até dez vezes. Todo esforço aplicado para a produção e entrega de conteúdo de qualidade para seus possíveis clientes se converte em prestígio e credibilidade para a empresa, e traz excelentes resultados.

Gostou das dicas que trouxe sobre como gravar vídeo para YouTube? Sabe de mais sugestões que podem ajudar a melhorar ainda mais a produção de conteúdo? Então fale pra gente nas nossas redes sociais!

Últimos posts

ebook-difal
banner-artigos-carga-tributaria-brasileira
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!