5 dicas de como aumentar a produtividade do seu negócio

5 dicas de como aumentar a produtividade do seu negócio
3 minutos de leitura

Nos dias de hoje, com a quantidade de informações e de atividades que precisamos direcionar para o nosso time, temos o grande desafio de potencializar a equipe e aumentar a produtividade do negócio – sempre com o objetivo de ser cada vez mais competitivo no mercado.

Vejo muitas pessoas confundirem “produtividade” com “trabalhar muito”. Ultrapassar a jornada de trabalho e acumular horas extras não vai aumentar a produtividade. Pelo contrário, essa ação só vai trazer excesso de trabalho e com isso, proporcionar cansaço mental, tomadas de decisões erradas, desatenção e muitos erros.

Os benefícios de conseguir aumentar a produtividade são inúmeros, que vão desde ter profissionais mais engajados na equipe, alcançando metas extremamente desafiadoras, chegando até a diminuir o turnover da empresa.

Dicas de como aumentar a produtividade do seu negócio

Bom, para ajudar vocês nessa missão tão desafiadora, trago 5 dicas para aplicar no seu negócio e transformar o seu time em uma equipe de alta performance. Vamos começar?

1) Faça um planejamento

Abrir um negócio e não ter um bom planejamento é definitivamente um grande erro. Com isso, a empresa não saberá como, e para onde, direcionar os seus esforços para chegar no resultado que ela precisa, se mantendo firme no mercado.

Imagine que você vai fazer uma viagem e decidiu fechar tudo em cima da hora. Provavelmente, pela falta de planejamento, muitas coisas não vão sair como deveriam.

Planejar significa traçar objetivos antecipados, escolher qual o melhor caminho a fazer para chegar no seu destino, de forma mais rápida e assertiva.

2) Escolha os recursos certos

Lembra do exemplo anterior sobre a viagem? Então, uma das primeiras decisões para a sua viagem é qual tipo de transporte você vai usar para chegar no destino.

Se for escolher entre ônibus e avião, terá que levar em conta o tempo do percurso, o custo, a segurança e a qualidade da viagem. Somente após analisar alguns pontos, é que a decisão deverá ser tomada. Importante o cuidado com o fator tempo, já a demora pode impactar muito nos seus resultados.

Com isso, ressalto a importância de saber escolher os recursos certos para a obtenção de bons resultados é fundamental para seu negócio. Caso contrário, você vai perder muito tempo, além de gerar um grande esforço para sua empresa.

E como saber se vou chegar no destino da forma eficiente? É disso que vou falar na próxima dica.

3) Estabeleça metas

Já diziam Robert Kaplan e David Norton, criadores da metodologia de medição e gestão de desempenho, Balanced Scorecard, “o que não é medido, não é gerenciado“. As metas são o que norteiam e são exatamente os caminhos que serão seguidos na viagem até o destino planejado.

E caso aconteça algum imprevisto ou falha no meio do percurso, com um bom acompanhamento delas você terá como traçar um novo caminho, e chegar ao seu destino de forma eficiente.

4) Simplifique os processos para aumentar a produtividade

A complexidade é um grande fator que reduz a produtividade. É comum observarmos o grande esforço que empresas fazem para realizarem algumas atividades.

Esse esforço demanda tempo, consome e adia os seus bons resultados. No mundo de hoje, onde tudo acontece de forma muito rápida, ter uma equipe trabalhando em um processo complexo, vai te tornar uma empresa bem menos eficiente.

Por isso, pensar em formas de simplificar os processos vai garantir agilidade para o seu negócio. E quando falamos em processos mais simples, estamos falando em uma equipe que terá mais tempo para pensar em obter melhores resultados.

5) Treine o seu time para o “resultado”

Juntando todos os pontos que eu citei, bom planejamento, escolha dos recursos corretos, metas claras e bem estabelecidas e processo simplificados, o seu time estará apto a pensar no “resultado”, junto com você.

Afinal, com em uma viagem, onde terá outras empresas que também querem chegar no mesmo destino que o seu, essas dicas vão te possibilitar chegar mais rápido, com a qualidade e eficiência que seu negócio e seu cliente precisam.

Bom, espero que essas dicas tenham sido úteis e que você consiga colocar em prática todas essas dicas, as considero essenciais para conseguir aumentar a produtividade da sua equipe e do seu negócio. E lembre-se, toda equipe de alta produtividade tem um grande líder por trás. 

Super KIT do Recrutamento e Seleção 2024
Super Kit Financeiro
ebook-difal
banner-artigos-carga-tributaria-brasileira
Calendário do RH e DP 2024
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!