Qualificação cadastral no eSocial: o primeiro passo para a adesão

Qualificação cadastral no eSocial: o primeiro passo para a adesão
2 minutos de leitura

O tempo está acabando e muitos perguntam: qual o primeiro passo para aderir ao eSocial? E você já sabe qual é? Ainda não? A Qualificação Cadastral é um dos passos iniciais para que você possa se adaptar com tranquilidade ao eSocial.

Então, agora que temos pouco tempo, vamos nos apressar, pois o tempo já está acabando! Principalmente, se estivermos falando com empresas que faturaram acima de R$ 78 milhões no ano de 2016, pois essas já estão obrigadas aderirem a partir de Janeiro de 2018.

Sendo assim, realizar a Qualificação Cadastral é primordial para a organização dos dados dos funcionários das empresas. A medida não é obrigatória, mas é uma das premissas para o envio de informações e recolhimento das obrigações por meio do eSocial.

Mas o que é a Qualificação Cadastral? 

A Qualificação Cadastral é a consistência dos dados cadastrais enviados pelo empregador relativo aos trabalhadores. Esses dados são confrontados com a base do eSocial, sendo validados na base do CPF (nome, data de nascimento e CPF) e na base do CNIS -Cadastro Nacional de Informações Sociais (data de nascimento, CPF e NIS).

Quem deverá ser Qualificado?

A qualificação deve ser feita para qualquer trabalhador de qualquer categoria, seja empregado, servidor público, contribuinte individual, avulso, estagiário etc.

Mas temos alguns trabalhadores que o NIS não é obrigatório, e agora?

Para aqueles cuja informação do NIS não é obrigatória, por exemplo, estagiários, bolsistas, beneficiários de regimes previdenciários próprios, servidores públicos inativos dentre outros, o eSocial faz apenas a validação na base do CPF.

A empresa que não estiver adaptada para o eSocial pode estar passível a grandes multas. Isso requer uma mudança de cultura e processo das mesmas o mais breve possível. Entenda mais e conheça as multas e penalidades do não cumprimento do eSocial.

E como realizar a Qualificação Cadastral?

A Qualificação cadastral pode ser realizada de duas formas a Consulta manual (Online) ou consulta em Lote.

Consulta manual (Online)

Está disponível no Portal eSocial permitindo consultar simultaneamente até 10 (dez) trabalhadores, no qual deverá ser informado nome, data de nascimento, número de CPF e NIS do trabalhador.
OBS: Nesta qualificação não é necessário o certificado digital.

Consulta em Lote

Também está disponível no Portal eSocial. Esse tipo de consulta é indicado no caso de qualificação cadastral de grande quantidade de trabalhadores. O formato dos arquivos de entrada e retorno será “TXT”.

A resposta à consulta será processada em até 48 (quarenta e oito) horas, ficando disponível por trinta dias.
OBS: Nesta qualificação é necessário o certificado digital A1 ou A3.

Quer saber mais sobre a Qualificação Cadastral e as principais funcionalidades para atender a sua empresa às exigências do eSocial? A Fortes Tecnologia lança solução que permite integração com eSocial

Super KIT do Recrutamento e Seleção 2024
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!