eSocial

Fortes Tecnologia lança solução que permite integração com eSocial

Escrito por Fortes Tecnologia

A corrida para se adaptar e ter a integração com eSocial na sua empresa já começou. Em Janeiro de 2018, a plataforma do Governo Federal passa a ser obrigatório para as grandes empresas, acima de R$ 78 milhões, e em julho para as demais.

E você sabe como o eSocial vai mudar o setor pessoal da sua empresa? Se você ainda não começou a se preparar para a nova realidade, é melhor começar a se preparar e iniciar o processo na sua empresa. O tempo está acabando e é preciso acelerar o saneamento dos dados, rever processos e a comunicação entre setores, pois há bastante informações que são solicitadas pelo o eSocial.  

Vale lembrar: o eSocial não trouxe nenhuma mudança na legislação. Ela é só mais uma forma de fazer com que se cumpra. Acompanhe também a liberação do ambiente de teste do eSocial para todas as empresas.

Por isso, para atender a todos os critérios exigidos pelo Governo Federal e após meses de investimento em inovação dos sistemas, a Fortes Tecnologia lança em suas soluções a integração delas com o eSocial, implementando no Fortes Pessoal as principais funcionalidades para atender a sua empresa às exigências do eSocial. Veja as principais abaixo:

Agente de adesão ao eSocial

O agente de adesão é responsável pela transmissão dos dados dos trabalhadores (arquivos XML) para a nuvem do eSocial. Este aplicativo ficará sempre ativo, trocando mensagens (protocolos e recibos) entre o Fortes Pessoal e o ambiente de integração com eSocial toda vez que novas informações forem adicionadas. O Agente garante agilidade, não deixando as transmissões para a última hora e ficar uma correria no fechamento das informações, bem como segurança, através do uso de certificado digital (A1 ou A3) na troca de informações.

Assistente de Adesão 

Com este assistente o cliente do Fortes Pessoal será orientado, passo a passo, no processo de adesão ao ambiente de integração com eSocial. O assistente apresenta diversos recursos que são capazes de: verificar a consistência dos dados básicos dos empregados, empregadores e autônomos (qualificação cadastral), configurar informações do certificado digital, auxiliar o processo de mapeamento de rubricas, configurar empresas que gerenciem empregados em ambientes descentralizados e que utilizem softwares de Folha de diversos fornecedores (matriz e filiais geograficamente distribuídas).

Qualificação Cadastral

Através desta ferramenta, o usuário poderá validar as informações de nome, CPF, NIS e data de nascimento de todos os empregados e autônomos cadastrados no Fortes Pessoal. Este recurso permite a qualificação de forma facilitada por lote e em tempo real, evitando inconvenientes operacionais como a digitação de códigos “Captcha” ou importação de arquivos de resposta.

Mapeamento de eventos

Uma das tarefas mais complexas e importantes da implantação do eSocial é o processo de mapeamento de natureza e indicativos de incidência (INSS, IRRF, FGTS, Contribuição Sindical) dos eventos de folha (rubricas). Para se ter ideia da importância deste processo saiba que ele visa garantir ao eSocial a capacidade de calcular por conta própria o valor das contribuições devidas. A ferramenta de mapeamento de eventos automatiza parte da tarefa, identificando e associando natureza e incidências, quando possível.

Gerenciamento de Retorno

Uma vez transmitidas as informações trabalhistas para a nuvem do eSocial, precisamos confirmar o sucesso do processamento dos dados (recibos). O gerenciamento de retornos é uma ferramenta útil para o usuário quando, eventualmente, o eSocial apresentar mensagens (ocorrências) de erro ou advertência. Essa ferramenta garantirá a rápida identificação e correção dos erros, agilizando a retransmissão das informações corretas. Reforçamos que o eSocial não possui um programa validador (PVA).

Veja as outras funcionalidades do eSocial no Fortes Pessoal:

  • Cadastro de empregados com novas informações, com o histórico Contratual e Cadastral, nome social, dados do estrangeiro, dentre outras informações;
  • Aviso prévio trabalhado com a possibilidade de cancelamento, pois este deverá ser enviado ao eSocial;
  • Alterações no registro de licenças/afastamentos, com histórico de alterações, assim como retificação, atestado médico, término, etc.;
  • Registro da contribuição patronal para sindicato;
  • Cadastro de cargos, horários, funções, todos com histórico de alterações.
  • Cadastro de Lotações tributárias;

    Aqui foram apenas algumas das inovações do sistema de integração com eSocial. Atualize-se, não deixe para depois, veja como funciona cada uma dessas novidades e comece desde já a se adaptar a essa nova realidade, pois como perceberam será uma mudança grande de cultura e de processos e caso não se adequem a tempo as empresas ficaram passíveis de multas.

Comece agora mesmo

Para não ser surpreendido em janeiro de 2018, o ideal é que você comece a preparar a sua empresa para cumprir com as exigências do eSocial desde já.

O eSocial vai unificar os dados e, para tanto, exige que as empresas reportem informações de maneira muito mais eficiente. Agora é preciso que elas atuem de maneira mais rápida, pois obrigações anteriormente mensais agora passam a ser semanais e algumas precisam ser feitas em tempo real.

E como cumprir com essas obrigações da maneira adequada? Veja o nosso Guia completo sobre o eSocial e saiba como se preparar para essas mudanças.

 

Sobre o autor

Fortes Tecnologia

Deixar comentário.

Compartilhar