Fortes Financeiro

Entenda a importância de gerenciar os contratos com seus fornecedores

Entenda a importância de gerenciar os contratos com seus fornecedores 1
Atualizado em: 26/05/2017 Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Sabemos como é importante a gestão de contratos de fornecedores e as empresas já identificaram essa importância. Por isso, cada vez mais, elas investem em profissionais que conheça e saiba gerencias todo o processo, pois esse gerenciamento impacta diretamente na redução de custos das organizações.

O gerenciamento dos contratos diminui os riscos e promove mais rapidez nas ações de qualquer empresa. A falta de observação de determinadas cláusulas, por exemplo, pode gerar custos para a empresa ou, inclusive, uma cláusula contratual mal interpretada podendo gerar uma grande “dor de cabeça”.

Saiba mais como gerenciar melhor seus contratos e se diferencie no mercado

Há dez anos uma empresa organizava seu contratos em estantes, arquivos, planilhas. Com o avanço da tecnologia esse cenário mudou, hoje as empresa tem seus contratos digitalizados, arquivos em seus computadores para fazer o acompanhamento de forma mais eficaz.

Alguns cuidados básicos não podem ser esquecidos, seja qual for o meio utilizado para formalizar o acordo. É sempre essencial ler os contratos com atenção, pois a assinatura do instrumento presume que houve anuência em relação às condições estipuladas pela outra parte.

Dicas importantes para evitar problemas com seu contrato:

  • Conheça profundamente o seu próprio negócio , para saber exatamente o que será contratado;
  • Todas as vias devem estar assinadas por todas as partes e devem conter o detalhamento das atividades, com direitos e deveres de ambos os lados;
  • Não ignore os juros de mora, são aqueles acionados em caso de atraso de alguma obrigação. Outro erro que não pode ser cometido na gestão de contratos de uma empresa é não considerar uma cláusula que preveja os juros de mora. Esse tipo de juros garante que a empresa diminua seus prejuízos em caso de atraso no cumprimento das obrigações contratuais, portanto, é imprescindível;
  • Acompanhe toda a execução do contrato seja ele em qualquer segmento.

Já pensou em fazer tudo isso com a solução certa para o seu setor? 

Todas essas ações são essenciais, porém executá-las da forma precisa e rápida demanda um sistema que automatize os processos. Quando se tem um bom software que auxile em todas neste acompanhamento, o seu trabalho certamente fica bem mais focado e com exatidão dos dados.

Para isso,  fizemos na tela das contas a pagar uma forma de você vincular o contrato feito com seu fornecedor. Veja como é simples acompanhar seu contrato:

Entenda a importância de gerenciar os contratos com seus fornecedores 2

No cadastro do fornecedor >>> contratos informe os dados do contrato que será gerenciado;

Entenda a importância de gerenciar os contratos com seus fornecedores 3

E na tela das contas a pagar, selecione o contrato referente a esse lançamento;

Entenda a importância de gerenciar os contratos com seus fornecedores 4

E de acordo com a configuração marcada, o usuário irá receber um alerta ao logar no sistema, e saberá que o prazo do contrato está finalizando;

Entenda a importância de gerenciar os contratos com seus fornecedores 5

A boa administração dos contratos é hoje primordial para a sobrevivência das empresas de todos os segmentos. Que saber sobre nossas soluções, só clicar aqui.

E não deixe de nos acompanhar, lembrando sempre de nos deixar seus comentários com sugestões e dicas de conteúdo. Até a próxima!

Sobre o autor

Geordânia Oliveira

Graduada em Administração de Empresas; Especialização em Gestão de Pessoas; MBA em Controladoria e Finanças; Com experiência 14 anos na área financeira; Consultora de Conhecimento Financeiro e Gestão de Estoque na Fortes Tecnologia em Sistemas; Produtora de Conteúdo sobre assuntos Financeiros; Instrutora do Fortes na Prática Presencial e Web; Instrutora dos Treinamentos dos Sistemas Fortes Financeiro e Fortes Compras e Estoque para os Colaboradores Internos, Clientes e Unidades da Fortes Tecnologia.

Deixar comentário.

Compartilhar