Gestão contábil

EAD para empresas contábeis: qual a importância e como fazer

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Escrito por Jorge Cysne

Como utilizar a interação da Educação a Distância e as novas tecnologias para gerar resultados em Empresas Contábeis?

Quando falamos em conhecimento, falamos de um ativo importantíssimo em qualquer segmento de negócio, e não seria diferente com o mercado contábil.

Na verdade, em empresas ou escritórios contábeis, esse ativo se destaca numa intensidade ainda maior do que na maioria das empresas, pois a dinâmica das mudanças de legislação, normas, regras federais, estaduais e municipais, dentre outras.

Existe também a variedade de segmentos de clientes atendidos e que impactam diretamente no trabalho executado pelos contadores, torna imprescindível que esse conhecimento seja disseminado com qualidade, velocidade e assertividade.

Trocar experiências

Seja através de um simples comunicado, troca de experiências ou mesmo de um treinamento mais detalhado, compartilhar esse conhecimento com profissionais de diferentes áreas, internos ou que atuem externamente, e que precisam acompanhar as atualizações de informações continuamente e em tempo hábil para uma correta execução de suas atividades, sendo esse colaborador da própria empresa contábil ou até mesmo pertencente ao time do cliente, transforma essa missão mais desafiadora.

E isso tudo sem contar com as atividades corriqueiras do dia a dia das organizações, contábeis ou não.

Treinamento de novos colaboradores

Para empresas que possuem uma alta taxa de turnover, por exemplo, surge ainda outro cenário, a necessidade de treinamento dos novos colaboradores que precisam, além de se familiarizar com a cultura organizacional, ser capacitados para exercer as atividades para as quais foram contratados, o que muitas vezes requer tempo e dedicação de um gestor ou outro profissional para esta capacitação.

Mas, como atender a todas essas ansiedades por conhecimento de forma ampla, alcançando colaboradores internos e externos, em todos os níveis da organização: sócios, gestores e operação, além de parceiros ou até mesmo clientes?

E como entregar esse conhecimento com velocidade, escalabilidade e padronização, gerando ao mesmo tempo uma base de conhecimento que possa ser revisitada quando necessário e ainda eliminando a reutilização de recursos caros, como o tempo dos colaboradores, sejam os instrutores ou os aprendizes, e isso tudo na hora e no lugar que for preciso e necessário?

O Caminho é a Tecnologia

As novas tecnologias de Informação e Comunicação nos permitem disponibilizar e compartilhar conhecimento em vários formatos, e sem dúvida, encontraríamos diversas opções de soluções para todos os cenários apresentados.

Como disseminar o conhecimento?

Conteúdos como e-mails marketing, grupos ou listas de transmissões de whatsapp, vídeos gravados ou ao vivo, no YouTube ou Vimeo, áudios em formato de podcasts, ou ainda, o compartilhamento de documentos em drivers de armazenamento como Dropbox, Google Drive, ou One Drive, são exemplos de formatos de conteúdos e tecnologias que podem ser utilizados para disseminar conhecimento.

Mas que tipo de tecnologia utilizar entre tantas opções? E como centralizar todos os formatos de conteúdos e a entrega desse conhecimento em um único lugar, de forma gerenciável?

Saiba qual a solução ideal

Hoje, quero compartilhar com você uma solução personalizada que irá te ajudar a atender todas as questões mencionadas até agora.

De maneira objetiva, irá gerar facilidade e praticidade na disseminação do conhecimento, podendo inclusive, ser utilizada para outros propósitos de qualquer organização, principalmente de uma Empresa Contábil.

O Grande Insight

Se pensarmos de forma ampla, a disseminação de qualquer forma de conhecimento pode ser considerada um treinamento, sendo aplicável como solução para tudo o que citei no início deste post.

Quando pensamos em treinamentos de capacitação da maneira como citei anteriormente, em qualquer tempo e lugar, logo lembramos da modalidade de ensino que vem conquistando cada vez mais relevância na sociedade e no mercado, o EAD.

Entenda melhor o EAD

Com a evolução da Internet surgiram diversas aplicações em centenas de áreas e para atender a uma infinidade de atividades e necessidades.

Na área do EAD não foi diferente, surgiram as plataformas EAD ou plataformas LMS.

Sistemas totalmente web, leves, flexíveis, adaptáveis e fáceis de operar, permitindo atender a jornada do usuário desde a apresentação do conteúdo, a aquisição (se pago ou gratuito), o consumo e a finalização.

As plataformas EAD permitem englobar todos os formatos de conteúdos citados acima: vídeos, áudios, arquivos diversos, como textos, imagens, etc… Além de possibilitar diversas formas de interação como troca de mensagens, discussões em fóruns, chats e transmissões ao vivo.

No caso de cursos e treinamentos, permitem ainda a aplicação de avaliações de desempenho (provas) e mensuração de resultados (pesquisa de satisfação) do que foi disponibilizado, além da certificação do participante.

Ou seja, tudo junto e misturado, mas de forma organizada e estruturada, em um único ambiente.

Mas, como posso usar o EAD e plataformas LMS para disseminar diversos tipos de informações, desde um comunicado simples até um treinamento mais complexo em minha empresa ou escritório contábil?

Usando o EAD e LMS

Digamos que haja um comunicado oficial da Receita Federal sobre determinada obrigação e isso impactará de alguma forma nas operações de clientes da sua Empresa Contábil.

Podemos simplesmente encaminhar a informação em modo texto utilizando um aplicativo de mensagens, e provavelmente isso funcionará.

Porém, se essa informação for relevante e precise ser revisitada, necessitando que seja registrada para consulta posterior?

Um aplicativo de mensagem não tem o objetivo de ser um repositório de conteúdo, mas apenas de comunicar.  Desta forma, a informação poderia se perder e precisaria ser solicitada novamente gerando um retrabalho no envio.

Agora imagine isso para um número considerável de colaboradores ou clientes.

Apoiar seus colaboradores com EAD

Ter uma área que possa servir de base de conhecimento para apoiar seus colaboradores a realizarem da forma correta seu trabalho, é um dos propósitos da nossa abordagem do uso do EAD para este fim.

Mas para que usar uma plataforma EAD para comunicados e outras tantas tarefas simples onde podemos utilizar ferramentas mais imediatistas, de mensagens, por exemplo?

A resposta é simples e já foi dada anteriormente: para eliminar repetição, gerar produtividade, criar uma base de conhecimento e autoridade sobre os temas abordados.

Não estou querendo eliminar o uso das demais aplicações do nosso dia a dia, pelo contrário, a ideia é as utilizarmos para comunicar que o conteúdo está disponibilizado nessa área organizada e estruturada, e que pode ser acessado na hora e quando for necessário.

Benefícios do EAD para sua empresa

Agora imagine colocar diversos treinamentos de orientação para sua equipe sobre procedimentos e normas que devem ser seguidos ou sobre mudanças de legislação.

  • Como aplicar isso ao dia a dia de seus clientes?
  • Como orientar procedimentos de uso ou acesso a obrigações que seus clientes precisem realizar e que geralmente tem dúvidas e ligam perguntando: como fazer ou, com abordagens consultivas de orientação a seus clientes sobre mudanças impactantes em seus negócios que possam ajudá-los a tomar as melhores decisões na condução de suas empresas?

Nos exemplos acima citados, estamos falando sobre realidades já existentes na organização, mas que podem ser melhoradas e muito com o apoio do EAD e dessa base de conhecimento a que estamos nos referindo.

Um mundo de oportunidades para melhorar a capacitação de seus colaboradores e clientes, gerar mais produtividade e melhorar o relacionamento com todos os participantes através de conteúdos ricos e importantes para o desempenho profissional e dos negócios, inclusive para a captação de leads no seu funil de vendas.

Desbravando Outros Horizontes

Se olharmos para fora da organização, veremos ainda mais possibilidades.

Em um processo de atração de novos clientes, podemos utilizar a área de conteúdo do EAD para entregar materiais ricos, informativos e que sejam relevantes para empresas em geral, não só clientes já na sua carteira.

Esse tipo de material pode e deve ser utilizado, atrelado a uma estratégia de marketing, para gerar notoriedade sobre os assuntos abordados e que desta maneira, como nos dizem os conceitos do Marketing Digital, um engajamento dos Leads e uma jornada de nutrição para conversão de novos clientes.

E se falarmos em geração de receita com a oferta de um infoproduto?

Como falei no início, conhecimento é um ativo riquíssimo e existente em abundância nas empresas de Contabilidade, seja através dos sócios, dos seus colaboradores …

Temas dos mais variados como gestão, tributação, obrigações específicas… São de profundo conhecimento nestas empresas.

O que acha de transformar este conhecimento em resultado, gerando mais receita para sua organização?

A carência de conhecimento e necessidade de capacitação dos profissionais no mercado está gerando muita oportunidade para quem possui essas informações.

Preparar de forma organizada e estruturada este material e entregar num formato de curso ou treinamento, antigamente só era possível no formato presencial, em salas de aula, o que necessitava de uma logística grande de organização física com custos de aluguel, coffee break, tempo etc… O que muitas vezes inviabilizava esse tipo de iniciativa.

Mas essa realidade mudou

Agora você pode, de forma prática e flexível, ter uma plataforma EAD para estruturar as aulas com diversos tipos de conteúdos (vídeos, textos, provas e tudo o mais de acordo com o seu projeto), organizar a oferta expondo os cursos com as informações necessárias, realizar a venda, supervisionar as inscrições, acompanhar a jornada dos alunos, interagir e finalizar o curso com a entrega do certificado. Tudo de forma online.

Evidente que o presencial continuará existindo, dependendo do conteúdo, da proposta ou da necessidade.

O EAD não substituirá o online, mas há muito conteúdo que pode e está sendo entregue neste formato, não só em cursos e treinamentos práticos, mas muito já na área acadêmica, mesclando o presencial com o EAD. Só cresce!

Duvida?

Assista esse case de sucesso com Vicente Sevilha, Contador e Empreendedor Digital, que inovou o mercado da Contabilidade, e descobriu como unir contabilidade, empreendedorismo e EAD.

A tendência do digital já é realidade, cada vez mais se entrega conteúdo neste canal e mais negócios são realizados utilizando este meio.

Está nas mãos das pessoas a entrada para esse formato de consumo e cada vez mais organizações fazem uso do digital para disseminar sua marca e criar relacionamento com seus leads e clientes, gerando mais resultados através da venda de infoprodutos, a exemplo de cursos online.

O que falta para VOCÊ entrar nesse mundo novo?

Conhecimento você já tem e agora você sabe que pode utilizá-lo como um negócio. Mas, para começar você precisa ainda de uma plataforma LMS profissional, como a Elore, por exemplo.

A Elore é uma plataforma web completa e fácil de usar, onde você pode iniciar seu negócio digital, mesmo sem entender sobre programação ou design.

Com a Elore você pode:

  • Ter uma loja virtual
  • Ofertar cursos e webinars
  • Criar combos de conteúdos
  • Realizar vendas online
  • Ter um domínio personalizado com segurança
  • Se comunicar usando seu próprio e-mail, e muito mais.

E tudo isso com garantia de segurança dos dados, escalabilidade nos acessos e muito mais!

E então? Pronto para começar seu negócio no mundo online?

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Jorge Cysne

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