Veja como é fácil fazer o gerenciamento de EPI

Veja como é fácil fazer o gerenciamento de EPI
3 minutos de leitura

O Equipamento de Proteção Individual é definido pela Norma Regulamentadora nº 06 (NR-06) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) como sendo: “todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho”.

Esses são responsáveis pela proteção e integridade do indivíduo com o intuito também de minimizar os riscos ambientais do ambiente de trabalho e promover a saúde, bem-estar e evitar os acidentes e doenças ocupacionais.

O uso do EPI na organização é de extrema importância, mas somente o uso não garante a eficácia, é preciso mais! É necessário que o trabalhador saiba como usar,  que o EPI (Equipamento de Proteção Individual) seja de qualidade, que esteja dentro do prazo de vida útil etc.

Veja alguns exemplos de EPI’s (Equipamento de proteção individual):

  • Capacete
  • Óculos
  • Protetor facial
  • Protetor auricular
  • Respirador
  • Proteção do tronco
  • Luvas; Mangas
  • Calçados
  • Macacão
  • Cinturão

Para realizarmos o gerenciamento de EPI, torna-se necessário realizar alguns cadastros no módulo: Sesmt> Cadastros> Tamanhos de EPI/Fardamento, Categorias de EPI/Fardamento, Motivos de Solicitação de EPI e EPI.

Após efetuar todos os cadastros necessários dos EPI’s acesse o menu  SESMT> Movimentações> Gerenciamento de EPI’s

O sistema irá mostrar a listagem do Gerenciamento de EPI’s que já foi realizado, e um filtro caso deseje localizar uma inserção do EPI, onde você poderá pesquisar por situação da solicitação, estabelecimento, matricula do colaborador, nome do colaborador, situação do colaborador, período da solicitação, categoria e por ordenação (data ou nome).

Para realizar um novo gerenciamento de EPI’s, clique na opção de Inserir.

O sistema mostra a opção de ‘’Exibir filtro’’, onde você irá localizar pelo o nome do colaborador, CPF ou a matricula, em seguida clique em pesquisar.

O sistema irá apresentar uma listagem de EPI’S para que seja feita a inserção do equipamento de proteção individual para o colaborador. Os EPI’s que tiverem com o status na cor azul serão os EPI’s que foram indicados para a função no menu Sesmt>Cadastros> Funções,  em seguida marque o EPI necessário para o uso do colaborador.

Nessa mesma tela, você poderá realizar as entregas dos EPI’s em seguida só gravar a inserção.

Lembrando que após a entrega do equipamento o sistema não irá mais possibilitar realizar a exclusão do mesmo. Para visualização das informações das entregas dos EPI’s acesse o menu Sesmt> Relatórios> EPI> EPI’s entregues

Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!