Gestão contábil

Terceirização contábil: como ela pode alavancar a sua empresa?

fortes-tecnologia-terceirizacao-contabil-como-ela-pode-alavancar-a-sua-empresa.jpeg
Escrito por Fortes Tecnologia

ESTÁ SEM TEMPO PARA LER? CLIQUE NO PLAYER ABAIXO E OUÇA TODO O CONTEÚDO DE FORMA SIMPLES E PRÁTICA! 

Para os empreendedores que nunca terceirizaram serviços, essa possibilidade pode levantar diversas dúvidas, principalmente em relação a setores complexos e técnicos, como a contabilidade. Mas, caso você não saiba, a terceirização contábil pode propiciar muitos benefícios.

Essa modalidade, além de ser benéfica à contratante, também consiste em uma forma de democratizar a profissão. Neste post, explicaremos os principais aspectos sobre o tema, como seu conceito, quais são suas características e as principais vantagens que serão fornecidas à sua empresa. Boa leitura!

O que é a terceirização contábil?

Também conhecida como outsourcing, a terceirização contábil ocorre quando uma empresa opta pela contratação de um contador autônomo, escritório ou empresa de contabilidade em vez de contar com um profissional atuando diretamente pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Recentemente, entrou em vigor da Lei da Terceirização (Lei n.º 13.429/17) e tanto a terceirização da atividade-meio (não ligada à finalidade do negócio) quanto a atividade-fim (atividade principal) podem ser terceirizadas. Portanto, qualquer empresa está apta para optar pela terceirização contábil.

Muitos empreendedores acreditam que essa modalidade de prestação é prejudicial ao profissional contábil, entretanto, trata-se de uma excelente forma de democratizar a profissão.

Como a terceirização democratiza a profissão?

A terceirização permite que os contadores se especializem e adquiram uma quantidade maior de clientes, tendo mais liberdade de prestação de serviço — ao contrário da contratação direta em que ele se limita a uma empresa.

Quanto à empresa contratante, ela contará com a maturidade do escritório contábil em relação às estratégias de crescimento da sua empresa. Isso significa que os contadores serão mais capacitados e adaptáveis aos planejamentos da terceirizada — sendo possível pela liberdade de negociação entre as partes e pelas tecnologias utilizadas. Entenda o desdobramento desses elementos a seguir.

Uso de tecnologia em nuvem

Já ouviu falar da computação em nuvem ou cloud computing? Trata-se de uma tecnologia em que os dados são armazenados nos servidores de outra empresa, permitindo que a contratada acesse seus arquivos pela internet.

Atualmente, essa tecnologia é utilizada em todos os softwares de qualidade, como o Fortes Fiscal, sistema que fornece economia, agilidade e segurança nos processos fiscais, entre outros benefícios. Isso ocorre devido à grande quantidade de vantagens oferecidas pela nuvem, como:

  • mobilidade e acessibilidade: os arquivos podem ser acessados a qualquer hora e em qualquer lugar, basta ter um dispositivo móvel (como tablet, notebook ou smartphone) com acesso à internet;

  • segurança: uma empresa de qualidade conta com recursos de defesa mais modernos possível, além de manter seus sistemas atualizados para estarem sempre um passo à frente de criminosos virtuais;

  • prudência: constantemente são realizados backups (cópias de reserva) para preservar as informações, caso ocorram perdas dos dados;

  • integridade: elimina riscos de perda de dados decorrentes de danos nos servidores por eventos inesperados, como desastres naturais ou acidentes, pois estarão salvos na nuvem;

  • redução de custos: não há gastos com servidores internos da empresa, pois serão usados os da empresa contratada.

Colaboração entre o time

As soluções de gestão, como as da Fortes, também fornecem a integração entre os setores, ou seja, a troca de informações entre os diferentes departamentos é feita de forma automática e instantânea.

Isso minimiza as atividades burocráticas, automatiza diversas tarefas, elimina erros e melhora a comunicação entre o pessoal, pois todas as informações estão reunidas na mesma plataforma, potencializando a colaboração do time contábil e equipes de outros setores da empresa.

Proposição de valor

A contratação de uma equipe contábil não pode ser limitada ao preço, sendo a qualidade do serviço o fator mais importante na avaliação. Entretanto, a terceirização permite mais liberdade da contratação, já que o pagamento será customizado para se tornar mais acessível à contratante.

Menu de serviços e processos internos

Contabilidade é uma ciência ampla, os serviços provenientes da disciplina podem ser prestados de formas diferentes, conforme as necessidades da empresa — variando desde a emissão de notas fiscais até os planejamentos tributários.

Normalmente, as empresas oferecem planos e um menu de serviços que podem ser personalizados de acordo com o tamanho da empresa, alternando entre Microempreendedores Individuais (MEIs), Pequenas e Médias Empresas (PMEs) até grandes empresas.

Quais são os benefícios da terceirização contábil?

Terceirizar serviços é bastante vantajoso para qualquer empresa, e esse fato não é diferente em relação à contabilidade. Confira uma lista dos principais benefícios da terceirização contábil!

Conta com profissionais experientes

Os contadores terceirizados prestam serviços para mais de uma empresa simultaneamente, enfrentando diferentes desafios e passando por vivências diariamente, Isso faz com que adquiram mais experiência que os contadores que apenas trabalham com contratação direta.

Dessa forma, é possível garantir um conhecimento prático mais aprofundado aos profissionais, contribuindo para que saibam solucionar uma maior quantidade de problemas e situações.

Adequação às regras contábeis

Constantemente surgem novidades nas leis tributárias e fiscais, como também as regras contábeis passam por várias adequações. As normas em vigor do dia hoje podem não ser as mesmas de ontem — o que reforça a necessidade de atualização constante.

Alguns exemplos foram as mudanças trazidas pela Lei Complementar n.º 155, que trata dos valores das faixas de faturamento, limites das receitas brutas e regras para negociar dívidas para as empresas optantes do Simples Nacional.

Os contadores também devem se manter em dia com novos cursos e especializações, e quanto mais conhecimento adquirirem, melhores serão seus serviços e mais reconhecidos serão no mercado.

Como na terceirização o encargo de se especializar é de interesse dos profissionais, eles estão sempre se capacitando e melhorando seus conhecimentos.

Redução de custos

Diferentemente da contratação direta, quem opta pela terceirização do serviço não arca com encargos e passivos trabalhistas dos contadores, pois paga somente o valor estipulado com a contratada. Além disso, boas empresas de contabilidade utilizam softwares de gestão com computação em nuvem, maximizando a economia de custos.

Ajuda a empresa a manter o foco

Ao saber que as questões contábeis estão nas mãos de profissionais capacitados, atualizados e experientes, os gestores poderão se concentrar em suas atividades principais, que estão relacionadas à administração do negócio, dando continuidade ao desenvolvimento da empresa no mercado.

Aumento da competitividade

Com a redução de custos, adequação à legislação fiscal e tributária, foco no desenvolvimento e com o auxílio de profissionais capacitados, a empresa conseguirá manter seus preços competitivos e elaborar bons planejamentos estratégicos.

Todos esses elementos garantirão diferenciais competitivos à empresa, possibilitando obter bom faturamento mesmo em cenários pessimistas ou durante crises econômicas generalizadas.

A terceirização contábil é uma modalidade de contratação que democratiza a profissão e fornece vantagens irrecusáveis às empresas contratantes. Porém, é graças ao uso de plataformas de gestão que os benefícios podem ser aproveitados em sua integridade.

Quer saber exatamente como os softwares de gestão são úteis? Leia aqui saiba se a tecnologia na contabilidade é uma inimiga ou aliada para a profissão!

 

 

Checklist eSocial Banner Blog Fortes Tecnologia

Sobre o autor

Fortes Tecnologia

Deixar comentário.

Compartilhar