Tendências no Recrutamento e Seleção para 2024

Tendências no Recrutamento e Seleção para 2024
5 minutos de leitura

À medida que nos aproximamos de 2024, é essencial lançarmos um olhar antecipado sobre as inovações e mudanças que moldarão o cenário de contratações. Neste blogpost, exploraremos as principais tendências em recrutamento e seleção, oferecendo insights valiosos para profissionais de RH e recrutadores que buscam se manter à frente no competitivo mercado de talentos.

Prepare-se para descobrir as tendências emergentes que impactarão significativamente o processo de aquisição de talentos no próximo ano. Continue sua leitura!

Onde tudo começa

Você alguma vez já parou para pensar que só falamos de tendências no começo ou fim do ano? Assim como já condicionamos o início de dietas nas segundas-feiras, o começo de novos projetos em janeiro, também temos deixado para falar de tendências nesse período, as tendências costumam aparecer em datas muitos específicas.

No entanto, é no decorrer do ano que o resultado do nosso trabalho acontece, os cenários estão em constante mudanças e o fato de estarmos alinhados a essas mudanças defiram se alcançaremos ou não os resultados estratégicos. Pensando nessa adequação, elaboramos este artigo com tendências sustentáveis e aplicáveis para o seu recrutamento e seleção e começar a se planejar ainda esse mês e gerar os resultados esperados.

Como já falamos o cenário de recrutamento e seleção está em constante evolução, muito disso impulsionado por avanços tecnológicos, mudanças nas preferências dos candidatos e demandas do mercado de trabalho. À medida que nos aproximamos de 2024, é fundamental que os profissionais de RH e recrutadores estejam atentos às tendências emergentes que moldarão a forma de como as organizações encontram e reterão talentos.

1. Inteligência Artificial e Automatização

A inteligência artificial (IA) já é uma parte integral do processo de recrutamento e o que temos visto é que, com a pandemia, tudo o que vinha acontecendo de avanços tecnológicos e uma mentalidade digital avançou de forma escalonada, por isso a importância de continuarmos olhando para esse tema ainda em 2024 se você ainda não a começou em sua organização. 

Mas como aplicar IA em meus processos, você pode ser perguntar. Simples, Ferramentas de IA poderão ser usadas para analisar currículos, realizar entrevistas virtuais, prever o ajuste cultural dos candidatos e até mesmo automatizar parte do processo de seleção. Isso economizará tempo e permitirá que os recrutadores se concentrem em tarefas mais estratégicas.

2. Ferramentas de automação de processos em R&S

Já convivemos com ferramentas de automação em nosso dia a dia, e com a gestão de pessoas isso não será diferente. As organizações precisam ajustar a sua realidade e automatizar processos. Não temos mais como triar currículos físicos de forma manual. Isso sai caro para as organizações ao mesmo tempo que pode ser suscetível a percepções individuais nessas análises. 

Essa tendência no recrutamento e seleção vem mudando o cenário de RH e, com tantas opções e informações no mercado, é preciso estar atento para identificar as dores do seu setor e saber em qual ferramenta investir e em que momento.

O sistema Fortes RH, software de Gestão de Pessoas, é uma ferramenta que automatiza processos operacionais e garante mais humanização na seleção de candidatos e nos processos de RH. Com comunicação integrada, automatizada e processos pensados na experiência do candidato, ficará mais fácil atrair os melhores talentos para sua organização

3. Candidate Experience

Para muitas empresas, dar atenção à experiência do candidato ainda não é mais uma tendência no recrutamento e seleção ou é considerada “modismo”.

No entanto, para algumas organizações, ainda é um desafio enorme planejar o recrutamento pensando em Candidate Experience como uma estratégia de melhorar a reputação da marca.

Os candidatos estão se tornando mais exigentes quanto à experiência que têm durante o processo de recrutamento. As empresas investirão em melhorias na comunicação, feedback mais rápido e em processos mais transparentes para atrair os melhores talentos. Plataformas de recrutamento e chatbots também serão utilizados para manter os candidatos informados durante todo o processo.

Calendário do RH e DP 2024

Criar um processo em que o profissional se sinta bem e tenha boas impressões da sua empresa, pode ser um excelente meio de atrair novos olhares para a sua marca. 

Pois, um candidato satisfeito, mesmo que não passe na entrevista, pode transmitir suas impressões em sites e plataformas de avaliação, e ajudar a alavancar a imagem da organização, atraindo novos talentos e, até mesmo, possíveis clientes que se identifiquem com a cultura e os valores da companhia.

Vale ressaltar que não adianta passar uma impressão na etapa seletiva e ao ser contratado esse colaborador se sentir enganado. Não queira ser o que não há em sua cultura. Esse processo tem que começar da porta pra dentro para poder se expandir da porta pra fora.

4. Diversidade e Inclusão em Evidência

A diversidade e a inclusão estão no centro das discussões sobre força de trabalho. Em 2024, as empresas não apenas buscarão ativamente candidatos de origens diversas, mas também investirão em treinamento e políticas para promover um ambiente de trabalho inclusivo. 

O recrutamento cego e a análise de dados para eliminar vieses inconscientes se tornarão cada vez mais comuns, mas para isso você irá precisar contar com a ajuda de um sistema para eliminar cada vez mais esses vieses.

5. Recrutamento Remoto e Globalização

Como mencionei no início, a pandemia acelerou a adoção de vários recursos tecnológicos e remotos para o trabalho, e não foi diferente com o R&S. O recrutamento remoto fez e continua fazendo parte dos processos já aplicados por enumeras empresas e essa tendência continuará em 2024. 


Não só o recrutamento como também a possibilidade de as empresas agora terem acesso a um pool global de talentos e estar mais dispostas a contratar candidatos de qualquer lugar do mundo devido ao home office. Isso exigirá adaptações nas práticas de recrutamento para avaliar habilidades à distância e garantir a conformidade com regulamentações internacionais.

6. Soft Skills em Destaque

As habilidades interpessoais, conhecidas como soft skills, serão cada vez mais valorizadas. À medida que as empresas reconhecem a importância da inteligência emocional, empatia e habilidades de colaboração, os processos de seleção serão ajustados para avaliar essas competências de maneira mais eficaz, e esse continua sendo um indicador entre as tendências no recruramento e seleção.

7. Adaptação a realidade do mercado

Assim como aconteceu uma grande mudança no perfil dos consumidores, os profissionais também estão transformando o mercado de trabalho. A geração Millennial, por exemplo, é conhecida por buscar empregos em empresas que as representem, onde possam vestir a camisa e se sentir parte do negócio. 

Precisamos ter esse olhar para dentro da organização, enxergando a cultura e para fora, observando e entendendo esse perfil de profissionais, seus anseios e sonhos. Alguns pontos que mudaram muito nos últimos anos e que podem te levar a uma reflexão são: flexibilidade de horário e local de trabalho, ambiente com espaços de descompressão, relação entre objetivos profissionais e pessoais, alinhamento dos valores do colaborador com valores da empresa.

Nessa perspectiva, é interessante que o recrutador faça uma avaliação sobre como andam os processos de seleção, qual perfil de candidatos costumam atrair e se é necessário fazer uma adaptação em relação ao novo cenário, exigências e novos anseios dos profissionais mais aderentes à empresa.

Atualização constante o ano inteiro!

Não podemos mais esperar finais de ciclos para rever estratégias e melhorias, esse movimento precisa ser cíclico e constante, dessa forma é preciso ficar atento às tendências no recrutamento e seleção no decorrer de todo ano.

À medida que entramos em 2024, o recrutamento e seleção enfrentam um ambiente em constante mudança. A tecnologia, a diversidade, a experiência do candidato, o recrutamento global e as soft skills são áreas-chave que moldarão o futuro do recrutamento. As organizações que se adaptarem a essas tendências estarão em uma posição mais forte para atrair e reter os melhores talentos em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Portanto, é essencial que as empresas estejam preparadas para abraçar essas mudanças e se destacar no recrutamento em 2024.

Continue sua leitura ⬇

Super KIT do Recrutamento e Seleção 2024
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!