Embora muitos empreendedores iniciem seus negócios sem realizar uma avaliação do seu real perfil de empreendedorismo, algumas dúvidas acabam surgindo no decorrer do tempo. Em alguns casos, acabam descobrindo outras habilidades e oportunidades além daquelas que haviam investido. Abaixo listamos fatores importantes que devem ser levados em conta na hora de abrir um negócio.
O perfil do empreendedor para abrir um negócio
Todo e qualquer empreendedor precisa, necessariamente, ser criativo e pesquisar o mercado a sua volta. Essa é a essência do empreendedor de sucesso: a busca constante por novos negócios e oportunidades e a preocupação contínua de melhoria dos produtos e serviços oferecidos.
Diante de um mercado cada vez mais concorrido, empreendedores que buscam um diferencial acabam solidificando seus negócios e fidelizando cada vez mais seus clientes. Antes de tudo, muito além de almejar o tão sonhado lucro é perceber, nas dificuldades, novas oportunidades e novos mercados a serem conquistados.
Entre algumas qualidades que definem um perfil de empreendedor de sucesso estão:
1. Saber administrar riscos
Todo e qualquer negócio está susceptível a correr riscos. Contudo, o sucesso de muitos empreendimentos frente a situações de crise está na sua capacidade de absorver as oportunidades e utilizá-las a seu favor. Por isso, é preciso aprender a administrar os riscos de forma a sobreviver a eles.
2. Ter iniciativa
Abrir uma microempresa é sair da zona de conforto, como trocar a segurança do holerite pelo risco de abrir o próprio negócio. Embora pareça arriscado, grande parte dos negócios no Brasil são compostos por micro-empreendedores que vislumbraram na busca pela independência e autonomia profissional uma boa oportunidade de alavancar sonhos e conquistar seu espaço diante da concorrência.
3. Ser líder
É fundamental saber direcionar esforços para que os objetivos sejam alcançados é uma importante característica de pessoas que sabem conduzir e manter sua equipe motivada. Um líder não é apenas aquele que cobra resultados, mas que fortalece o relacionamento interpessoal e a capacidade de ouvir cada colaborador quanto as suas ideias. Bem como saber se relacionar dentro e fora da empresa é uma virtude que muitos empreendedores conquistam e que fortalece a empresa frente o mercado e a concorrência.
4. Ser organizado
A organização é a chave para utilizar melhor os recursos disponíveis e otimizar o tempo gasto na execução de cada atividade. Com isso você vai elevar a produtividade, a eficiência nos processos executados e além disso vai evitar custos desnecessários e reduzir a possibilidade de erros.
5. Ter conhecimento do seu negócio e de outros setores
Acima de tudo, é preciso conhecer outras atividades e negócios e entrar em contato com associações e empreendedores de outros ramos de forma a aprender com suas dificuldades, oportunidades e até mesmo fracassos.
6. Ter aptidões empresariais
Todo empreendedor possui um instinto natural para identificar oportunidades e aproveitá-las, seja para abrir um negócio ou conduzi-lo ao sucesso. Além disso, independentemente do ramo de atividade, toda empresa precisa conhecer seus pontos fortes e fracos, para só então aprimorá-los ou minimizá-los.
A importância do planejamento para abrir um negócio
O planejamento é o pontapé inicial para microempresários que querem abrir um negócio. Elaborar o Plano de Negócios evita que surpresas de última hora possam ocorrer e ocasionar, em muitos casos, a inatividade da empresa. É preciso que as ideias sejam colocadas no papel para que sejam analisados as melhores formas de alcançar os objetivos.
Antes de iniciar o processo de abertura de uma empresa elabore seu Plano de Negócios, levando em consideração:
1. A escolha do ramo de atividade
Pode-se dizer que esse é o é o primeiro passo que deve ser definido ao decidir abrir uma empresa. Sobretudo, para essa escolha deve ser levado em consideração diversos fatores, como por exemplo o nível de conhecimento sobre o setor, análise da concorrência, custos envolvidos, público-alvo entre outros. Além disso, após realizar a definição, registe o ramo de atividade escolhido para seu empreendimento atuar (comércio, indústria ou serviços) e relate as razões que levaram a esta escolha;
2. O mercado consumidor
Neste item, descreva as características do perfil do público consumidor e qual deles se adapta ao tipo de negócio escolhido para seu empreendimento. É nesta etapa que grande parte do sucesso de um negócio se concentra. Por isso, conheça o mercado da sua região, os tipos de nicho de mercado, tipos predominantes de classes sociais, sexo, idade, lugares e tipos de lazer realizados pela localidade, nível de renda e escolaridade.
É preciso que toda e qualquer informação sobre seus clientes potenciais sejam levantados, sejam amigos, vizinhos, parentes e tantas outras formas. De antemão, desenvolva uma pesquisa informal e identifique o que influencia seus potenciais consumidores na decisão de comprar produtos ou procurar por serviços; ou se na hora da escolha são levados em consideração: preço, qualidade, embalagem, facilidade de acesso, praticidade ou mesmo a conveniência.
3. A escolha do local de instalação
Abrir um negócio em um determinado local envolve muito mais que a concessão de uma Licença da Prefeitura. É preciso que seja realizado um exame cuidadoso da localidade para evitar arrependimentos futuros. É preciso levar em consideração, por exemplo, se há muitos problemas de congestionamento ou se não existem muitas possibilidades para estacionar e se a circulação de pedestres é dificultada. Ou seja, esses locais, aliados aos altos valores de aluguel, acabam inviabilizando que empreendimentos possam se tornar opções para implantação de estabelecimentos comerciais, industriais e até mesmo de serviços.
Não há dúvidas que o melhor ponto para qualquer empreendimento se estabelecer é aquele onde o público-alvo está. É preciso avaliar as facilidades de acesso, mercado concorrente e tantos outros pontos que devem ser atrativos aos clientes e que chamem a atenção frente a concorrência. Fique atento às regiões onde existem shoppings e centros comerciais em bairros de classe média. Vale algumas dicas na hora de procurar um ponto para locar ou até mesmo para comprar:
4. As dimensões do local
Pense no seu negócio a médio e longo prazo, uma vez que todo e qualquer empreendedor sonha em ter seu negócio crescendo e podendo expandir. Por isso, avalie a possibilidade de poder ampliar as instalações em caso de necessidade ou, caso não seja possível, você terá que levar sua empresa para um outro local — o que vai gerar grandes transtornos.
5. A energia elétrica
Todo empreendimento necessita de energia elétrica. Dependendo do seu tipo de negócio, procure avaliar se existe a possibilidade de sobrecarga de eletricidade e casos de restrições no fornecimento.
Esse post esclareceu as suas dúvidas? Até a próxima!