Como identificar o perfil do cliente do escritório de contabilidade?

Como identificar o perfil do cliente do escritório de contabilidade?
4 minutos de leitura

Atrair clientes potenciais semelhantes pode causar um grande impacto na lucratividade do seu escritório contábil. Porém, para alcançar esse objetivo, é essencial saber construir perfis detalhados do seu público para encontrar mais pessoas interessadas em seus serviços.

Essa construção vai ajudar você a oferecer serviços com excelência para quem realmente precisa deles.

A oferta de ótimos serviços contábeis depende de alguns fatores. Entre os principais, estão o software e a tecnologia que você utiliza, as pessoas com quem você trabalha, o atendimento e o suporte ao cliente e muitos outros elementos.

No entanto, trabalhar com o perfil do cliente certo pode trazer um sucesso duradouro para a sua empresa contábil.

Quer compreender a importância de saber identificar o perfil do cliente do escritório de contabilidade?

Continue a leitura!

Por que é importante identificar o perfil do cliente do escritório contábil?

É fundamental entender o perfil dos seus clientes ideais, pois trabalhar para atrair as pessoas erradas esgota seu tempo e seus recursos, além de impedir que você receba bons lucros.

Um cliente cujas demandas não se encaixam nos serviços oferecidos pelo seu escritório pode prejudicar a rentabilidade ao forçar a realização de tarefas administrativas não atraentes.

A identificação de clientes que exigem mais suporte e substituí-los por aqueles que requerem menos atenção pode impulsionar as suas margens de lucro para uma direção mais positiva.

Um perfil mais claro permite focar em quem você deseja atender e ajudará a diferenciar a sua marca diante de pessoas que estão buscando auxílio para superar os seus desafios.

Muitas práticas contábeis parecem ser iguais para os clientes, e a única coisa que eles procuram é um profissional que vá além de apenas fazer declarações de impostos, balanços ou emissão de boletos.

Ao encontrar o perfil do seu cliente ideal, você conseguirá diferenciá-lo para oferecer algo a mais, pois estará concentrando esforços em um nicho específico.

Como é possível identificar o perfil do cliente do escritório de contabilidade?

O processo de identificação de sua base de clientes ideal levará o contador a refletir sobre os atributos do seu público.

O perfil adequado precisa encaixar-se no segmento do mercado no qual você deseja trabalhar e adaptar-se aos seus valores. Por exemplo, o seu escritório pode atender pessoas que atuam ou fazem negócios em ambiente digital.

Depois de compreender quais são os desafios que seus clientes ideais enfrentam e alinhar os seus serviços a eles, será mais fácil atraí-los.

Crie uma lista com descrições detalhadas para facilitar a criação de personas específicas. Defina os atributos dessas pessoas que o escritório contábil vai atender, levando em consideração alguns fatores, por exemplo:

  • traços de personalidade, como organização e pontualidade;
  • detalhes demográficos;
  • faturamento e receitas;
  • expectativas realistas;
  • conhecimento de tecnologias;
  • metas e perspectivas semelhantes;
  • conexão pessoal.

Reflita sobre o que faz um cliente ser atrativo para a sua empresa contábil, explore as suas dores ou os seus principais problemas e solicite feedback para aqueles que você já atende.

Essa é uma ótima maneira de descobrir como construir o perfil do seu público e personalizar os seus serviços para atendê-lo ainda melhor.  

Ao capturar uma imagem clara de quem você deseja atrair, os perfis podem ajudá-lo a personalizar o conteúdo de marketing.

Escolha uma imagem para a persona e descreva se ela tem pouco fluxo de caixa, patrimônio, recursos financeiros. Registre as preocupações desse cliente e as soluções práticas que podem ser oferecidas.

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Imagem gerada com IA

Quais informações podem ajudar na descoberta do cliente ideal?

Descubra quais canais de comunicação são usados pelos clientes para obter dicas contábeis. Desse modo, você poderá participar de conversas com novos consumidores potenciais dos seus serviços.

Após obter as informações do perfil dessas pessoas, você estará mais bem preparado para entrar em contato e descobrir mais sobre eles. Observe, agora, outras dicas relevantes!

Setor de atuação

É impossível trabalhar para todos os perfis de pessoas. Fazer isso é estressante porque você desperdiçará tempo e dinheiro buscando clientes inadequados.

Escolha um setor do mercado para dar atendimento de qualidade e concentrar seus esforços em encontrar esses clientes. Decidir com quem você deseja trabalhar aprimorará seu foco de marketing.

Região

Limite a busca por clientes por região para conseguir traçar um bom plano para encontrá-lo. O seu público-alvo pode estar em uma área industrial, uma cidade ou um estado, conforme as suas habilidades e os seus interesses profissionais.

Pense sobre onde conseguirá encontrar os clientes ideais e aplique uma estratégia para envolver essas pessoas que buscam serviços contábeis.

Tipo de empresa

Para facilitar a busca pelos seus clientes ideais, reflita um pouco sobre o tipo de empresa que o seu escritório costuma atender.

Essa reflexão ajudará a criar programas de referência, elaborar recompensas, participar de eventos relacionados ao setor de atuação e produzir boletins informativos.

Com essa informação, você poderá usar as redes sociais a seu favor.  

Necessidades

Ao desenvolver o perfil de cliente ideal, você será capaz de identificar as suas demandas para construir uma prática contábil que seja lucrativa e agradável.

Com isso, as suas estratégias de marketing começarão a funcionar, e novas oportunidades surgirão no decorrer do tempo.

Avalie os seus clientes em potencial para ter certeza de que são adequados para as suas práticas. 

Objetivos

Confira se todos os clientes existentes se enquadram no seu novo perfil e estão satisfeitos com o escritório.

Comece a sua busca pelo cliente ideal fazendo questionamentos sobre os objetivos dos seus clientes.

Avalie o tamanho da operação deles, os serviços de contabilidade que eles buscam e o patamar que eles pretendem alcançar com o seu negócio.  

Uma das maneiras mais eficazes de definir as expectativas do seu público é registrar claramente e antecipadamente os serviços que serão prestados.

Esse escopo precisa funcionar como uma declaração de compromisso, descrever os benefícios incluídos nas atividades e se existirão taxas adicionais por tarefas não contratadas. 

Motivações

Nem todos os relacionamentos com os clientes serão fáceis. Por essa razão, é importante antecipar as suas motivações, resistências ou dificuldades.

Com isso, você saberá o que esperar para lidar melhor com eventuais problemas, caso eles surjam. Atraia pessoas que o vejam como um parceiro ou consultor de confiança e que respeitem os seus conselhos profissionais.  

Entendeu como identificar o perfil do cliente do escritório de contabilidade? Agora que você já sabe como criar a sua persona e por que precisa desenvolvê-la, preste atenção para não simplificar demais a descrição.

Reúna os dados corretos dos seus clientes, aponte quais dentre eles são os melhores, valide e amplie as suas descobertas.

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**Este conteúdo foi criado por um humano.

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