Mercado contábil: pós-pandemia e o futuro da contabilidade

O mercado contábil vai passar por algumas mudanças e este conteúdo é uma prévia do eBook que aprofunda a retomada dos escritórios contábeis no Brasil. Leia este post, e no final, baixe o eBook para ter o conhecimento mais completo do assunto.

Mercado contábil: pós-pandemia e o futuro da contabilidade
4 minutos de leitura

Você já notou que a crise causada pela COVID-19 mal começou e já surgiram as especulações sobre como seria o cenário “pós-pandemia”? Esses questionamentos também já ocorrem no mercado contábil, por isso, vamos falar sobre ele.

Alguns especularam o novo comportamento do ser humano, enquanto outros especularam que agora será o momento decisivo da transformação digital.

Além disso, vários debates vieram a tona, indo desde as novas formas de trabalho até os grandes futuros destaques da economia. Pelo tom da conversa parece até que eu discordo que dessas reflexões, mas na verdade eu concordo completamente que precisamos discutir isso o quanto antes. Chega de deixarmos para a última hora. 

Entre tantas adaptações que virão para diversos segmentos, não podemos deixar de falar sobre a contabilidade. Assim como qualquer outro mercado, o escritório de contabilidade vai precisar ficar de olho nas mudanças e ter o senso crítico de saber que essa é a hora de se preparar e que muito do que é abordado por especialistas no dia a dia, uma hora vai chegar.

Por isso, neste post quero falar sobre o futuro da contabilidade e sobre o que os estudos de mercado já apontam para um futuro próximo, ou melhor, um futuro bem próximo.

Como podemos definir o mercado contábil?

A contabilidade é nada mais e nada menos que um dos principais pilares, se não, o mais importante pilar que garante a saúde de uma empresa. Por isso é comum ouvirmos dizer que o contador é o médico das organizações, e não acho exagero algum falar dessa forma.

É impossível que uma empresa sobreviva por um mínimo de tempo que seja, sem o trabalho eficiente da contabilidade. Por isso o mercado contábil é e sempre será necessário para o mundo dos negócios, afinal, a contabilidade vai desde o planejamento tributário até a operação das obrigações no dia a dia.

É comum falarem que algumas profissões vão acabar, entre elas já citaram diversas vezes a profissão do contador, mas sabemos que isso depende muito do ponto de vista.

Assim como em qualquer segmento, a automação e a robotização vieram para ocupar o trabalho esforçado dos profissionais, ou seja, tudo aquilo que é operacional uma hora vai ficar para as máquinas. Mas a velha e tão necessária cabeça humana vai precisar de muita coisa ainda para um dia ser substituída completamente. A gestão financeira, gestão estratégica e um completo planejamento tributário, por exemplo, exige muito ainda do talento humano.

Nos próximos anos, vai ser normal encontrar uma grande quantidade de contadores fazendo serviços estratégicos para os seus clientes ao invés de trabalhos operacionais (folha de pagamento, escrituração contábil, etc). Não é que o trabalho operacional vai deixar de existir, ele apenas será feito por um sistema totalmente robotizado.

Hoje podemos dizer que o mercado contábil ainda não entrou de cabeça para essa realidade, mas podemos dizer que uma hora dessas ele entra ou ficará para trás.

Como está o mercado de contabilidade na pandemia?

Certamente o mercado de contabilidade foi atingido de alguma forma pela crise do novo coronavírus, mas provavelmente não pelo mesmo motivo que outros mercados foram. 

Enquanto empresas do comércio, por exemplo, se viram ruir pelo fato de não poderem abrir as portas e gerarem receita, o contador se viu em uma saia justa por sofrer pressão por parte dos clientes na redução dos honorários.

Enquanto no varejo as pessoas estavam segurando a carteira e evitando fazer compras, o contador teve uma alta demanda de trabalho para conseguir ajudar os clientes a superar a crise. 

Lembrando que a crise não passou e que os contadores ainda continuam com uma alta demanda, porém o problema está na parte que mais preocupa, a inadimplência e a redução dos honorários.

Trabalhar sem receber, é praticamente um desafio enorme por parte dos contadores, afinal gera custo para operar e falta caixa para liquidar esses custos. Claro que não podemos dizer que isso está acontecendo com todos os escritórios de contabilidade, mas é importante saber que isso é uma realidade para uma boa parte deles.

Por isso, podemos dizer que o mercado de contabilidade está também passando por esse momento instável e que vai precisar ficar atento com as mudanças incontroláveis que poderão vir.

As empresas e os regimes de tributação

Os regimes de tributação estão entre as principais mudanças para os próximos dias, meses e anos. Com uma crise global tão séria que estamos vivendo, as empresas estão tendenciosas a encontrar outras alternativas que as façam perder menos dinheiro, e as formas de tributação é uma delas.

Entre as principais tributações, podemos citar o MEI, Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real, sendo este último o que tem menos empresas aderidas a ele, atualmente. 

Mas de acordo com um estudo exclusivo feito pela ROIT, as empresas estão mais dispostas a mudarem seus regimes tributários para pagarem menos impostos, independente de que seja mais burocrático para elas ou não.

Essa pesquisa deixa claro que muitas empresas optam por exemplo, pelo Lucro Presumido ou um outro regime, por serem mais fáceis de fazer a gestão do que o Lucro Real, pois, este tem um processo mais detalhado que acaba não sendo o mais queridinho nem dos empresários e nem dos contadores.

Porém, mesmo com a conhecida burocracia do Lucro Real, a pesquisa mostrou que mais de 150 mil empresas poderão fazer parte dele nos próximos meses na intenção de pagarem menos tributos, gerando uma potencial de R$10 bilhões em novas receitas.

eBook: O cenário para a retomada dos escritórios contábeis no pós-pandemia

Para detalhar melhor e mais a fundo todo esse cenário de durante e pós-pandemia no mercado contábil. Nós aqui na Fortes Tecnologia preparamos um eBook que fala sobre essa retomada.

O eBook detalha bem o que foi abordado neste post e ainda traz outros dados importantes que o contador precisa saber.

Os principais tópicos discutidos neste material, são:
  • A contabilidade nos dias atuais 
  • O retrato do futuro 
  • Se preparando para a retomada 
  • 5 novas estratégias de mercado na contabilidade
  • As necessidades das empresas de acordo com o regime tributário 
  • Análise dos escritórios contábeis no Brasil 
  • Quantidade de empresas por regime tributário e suas receitas 
  • Como está o mercado nesse momento e como ficará após a pandemia
  • Reflexão para a pós-pandemia

Por isso é importante que você, contador, possa baixar esse material e já ir pensando na estratégia de mercado que o seu escritório vai seguir.

No eBook você vai encontrar gráficos e dados importantes tanto de pesquisas como de órgãos governamentais, por exemplo, a receita federal, além de insights que vão te ajudar cada vez que estiver fazendo o planejamento para o futuro do seu negócio.

Clique no botão abaixo e faça o download gratuitamente!

ebook-difal
banner-artigos-carga-tributaria-brasileira
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!