Como lidar com a concorrência no mercado contábil?

Como lidar com a concorrência no mercado contábil?
3 minutos de leitura

Em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, empresas e profissionais precisam estar preparados para lidar com a concorrência. A grande dúvida é: como fazer isso? Ainda, de que maneira um contador pode se destacar diante de tantos outros prestadores de serviços?

O primeiro passo é compreender a lógica da sua profissão e a realidade das suas atividades. Neste contexto, o contador deve investir na sua carreira e no desenvolvimento de habilidades técnicas e soft skills a fim de se manter sempre em evidência.

Neste artigo, selecionei dicas simples e úteis de como você, contador, pode lidar com a concorrência, ganhando mais espaço e prestígio dentro do mercado de contabilidade.

Continue a leitura e descubra!

Invista em capacitação

Para se destacar da concorrência você precisa ter algum diferencial competitivo. O conhecimento é uma das melhores ferramentas para alcançar esse diferencial.

Os bons profissionais estão constantemente em busca de aperfeiçoamento, realizando cursos, treinamentos e atualizações.

A melhor forma de atingir resultados eficientes é entendendo quais são as demandas do mercado e como você pode estar apto para lidar com elas.

Há uma infinidade de cursos em diferentes modalidades, inclusive de educação à distância, o que traz flexibilidade até para aqueles profissionais que têm pouco tempo livre.

Vale destacar também que muitos profissionais renomados no mercado, fazem cursos, lives, webinars e até eventos gratuitos. É uma forma de aprender novos assuntos e estar sempre antenado sem pagar por isso todas às vezes.

Portanto, selecione alguns contadores de peso e comece a segui-los nos mais diversos canais.

Desenvolva suas habilidades comportamentais

O termo “soft skills” é utilizado para se referir a habilidades comportamentais, competências subjetivas que impactam diretamente na qualidade do serviço prestado.

Tão importante quanto desenvolver a parte técnica, é desenvolver a parte comportamental. Você precisa buscar mecanismos que auxiliem no desenvolvimento de habilidades como a comunicação, a proatividade, capacidade de trabalho em grupo e liderança.

Os profissionais que conseguem reunir uma base comportamental alinhada com as necessidades dos clientes têm mais chances de atrair novos clientes, destacando-se no mercado em que atuam.

Tenha uma visão estratégica

Para um contador se destacar ele precisa oferecer mais do que um atendimento “padrão”. Hoje, os clientes (principalmente empresas) esperam receber uma visão mais estratégica por parte dos profissionais que prestam serviços de contabilidade.

O contador pode ser um excelente aliado no processo de tomada de decisão, já que tem informações e elementos que podem ajudar a otimizar os resultados dos seus clientes.

Para conseguir executar esse papel estratégico o contador deve estar preparado para isso, portanto, a capacitação se torna indispensável.

Invista em relacionamento e atendimento

O atendimento de qualidade é um ponto chave para o sucesso de qualquer negócio. Com os escritórios de contabilidade isso não é diferente.

A construção de um relacionamento com o cliente pode se tornar um grande diferencial estratégico em relação à concorrência.

Para garantir bons resultados você precisa investir em comunicação e treinamento dos funcionários. Ainda, é importante que você conheça muito bem o seu cliente, assim você terá dados relevantes que vão ajudar na captação e fidelização.

Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade. Por isso, invista em tecnologia na contabilidade, além de agregar qualidade, agilidade e segurança na sua rotina, ela também vai ajudar a conquistar novos clientes.

A dica é buscar o sistemas de gestão contábil que facilitem o atendimento ao cliente e tragam dinamismo para as tarefas comuns no dia a dia do escritório.

O Fortes Total Contador, solução contábil completa da Fortes Tecnologia, vai muito além da automatização de obrigações acessórias do contábil e fiscal. Pois o contador conta ainda com:

  • Gestão de patrimônio.
  • Gestão de Relacionamento com o Cliente.
  • Gestão Financeira, Compras e Estoque.
  • Gestão de arquivos XMLs.
  • Gestão do escritório e honorários contábeis.
  • Conta digital de pagamentos, e muito mais.

Como você pode ver, é possível lidar com a concorrência, mas para isso você precisa investir no desenvolvimento de suas habilidades técnicas e comportamentais, trabalhando a sua habilidade estratégica e investindo em relacionamento com o cliente.

Por fim, com a tecnologia, você terá as ferramentas necessárias para oferecer um trabalho mais dinâmico, eficiente e alinhado com as necessidades do mercado.

Agora que você já sabe como lidar com a concorrência, aproveite para compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a conhecerem mais sobre o assunto!

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