Encerramento das contas de resultado: por que contar com a tecnologia?

Encerramento das contas de resultado: por que contar com a tecnologia?
4 minutos de leitura

Em vários períodos do ano, é necessário registrar as despesas e receitas das empresas. Assim, os empresários terão acesso ao saldo devedor ou credor do negócio.

As despesas referem-se aos gastos incorridos para gerar as futuras receitas. Elas provocam diminuição no patrimônio líquido.

as receitas são as entradas para o ativo empresarial. Estas aparecem em forma de bens ou serviços ofertados que provocam o aumento dos valores em caixa ou do patrimônio da empresa.

Em determinados momentos existirá a necessidade de verificar como estão essas contas e é preciso fazer o encerramento das contas de resultado.

Quer saber mais sobre o encerramento das contas de resultado? Continue a leitura!

Quando fazer o encerramento das contas de resultado das empresas?

A cada novo ano que se inicia, as empresas reiniciam os processos de acumular despesas e receitas até que o exercício chegue ao final. Em seguida, encerram novamente os cálculos de resultado para apurar se houve prejuízo ou lucro, repetindo esse ciclo sucessivamente.

Após encerrar essas contas, que envolvem lucros, faturamentos e gastos, os cálculos zeram o saldo, pois não podem apresentar créditos nem dívidas quando o próximo período contábil se inicia.

Por exigência legal, ao final de cada exercício, há a obrigatoriedade de as empresas encerrarem as suas contas de resultados. Ou seja, é preciso colocar na ponta do lápis, receitas, despesas e custos obtidos anualmente enquanto a empresa for mantida no mercado.

Quais as legislações envolvidas nesse processo?

Como mencionado anteriormente, o encerramento das contas de resultado precisa ser feito por todas as empresas. As leis que referenciam este procedimento são:

  • Lei nº 4.320 de 17 de março de 1964 — estabelece Normas Gerais de Direito Financeiro para que seja realizada a elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal;
  • Lei nº 11.941 de 27 de maio de 2009 — esta Lei altera a legislação tributária federal referente ao parcelamento ordinário de débitos tributários e concede remissão nos casos em que especifica;
  • Lei Complementar nº 101 de 4 de maio de 2000 — A Lei estabelece normas sobre as finanças públicas que são voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências;
  • Decreto nº 8.670 de 12 de fevereiro de 2016 — abordou assuntos sobre a programação orçamentária e financeira, e estabeleceu o cronograma mensal para o desembolso do Poder Executivo para o exercício de 2016, e deu outras providências;
  • Decreto nº 93.872 de 23 de dezembro de 1986 — aborda assuntos referentes a unificação dos recursos de caixa do Tesouro Nacional, faz a atualização e consolida a legislação pertinente e oferece detalhes sobre outras providências;
  • Decreto nº 8.795 de 30 de junho de 2016 — fala sobre a realização, no exercício de 2016, de despesas que estavam inscritas em restos a pagar não processados e deu informações de outras providências.

Pode-se dizer que essas são as legislações envolvidas no encerramento das contas de resultado.

Como funciona o encerramento das contas de resultado das empresas e o que é necessário para ter mais eficiência nessa rotina?

Para encerrar as contas de resultado empresariais, abre-se uma conta transitória no grupo de resultado.

Deve-se dar um título chamado de ARE (apuração do resultado do exercício). Neste documento, planilha ou no sistema deve ser realizado o confronto de despesas e receitas.

Transfere-se então todos os saldos das contas de receitas e despesas para a conta de apuração do resultado do exercício. Neste momento de transferência são encerradas as contas de Receita e Despesa. Dessa forma, para o ano seguinte, inicia-se uma nova acumulação de despesas e receitas.

Para acusar o encerramento das contas de Receita, é preciso subtrair valor idêntico e, em contrapartida, registrar o crédito de ARE. Se o total das receitas for maior que o total das despesas apuradas, haverá lucro. Já se as despesas forem maiores, pode-se afirmar que houve prejuízo.

blog-fortes-tecnologia-encerramento-das-contas-de-resultado-3

Quais são os tipos de encerrados e os pré-requisitos para realizá-los?

Existem alguns tipos de encerramentos de contas de resultados e entre eles podemos citar:

  • mensais — referem-se aos fechamentos que ocorrem mês a mês;
  • bimestrais — aqueles realizados de dois em dois meses;
  • trimestrais — feitos a cada três meses;
  • quadrimestrais — realizados a cada quatro meses;
  • semestrais — feitos a cada seis meses;
  • anuais — fechamentos realizados referentes ao ano todo.

Se você está preocupado e pensando em como fazer todos os cálculos, saiba que a tecnologia pode ser uma grande aliada. Por meio de um bom software é possível tornar mais simples os processos burocráticos.

Um bom exemplo para essa situação é o da (DRE) demonstração do resultado do exercício, que pode ser feita por meio de um sistema que cruze os dados e em segundos será possível obter um relatório completo.

Isso facilita os processos contábeis e aumenta a produtividade do setor. Sem contar, que diminui a margem de erros, pois quando os processos são feitos de maneira manual, algum número pode ser digitado incorretamente.

Isso acaba prejudicando as tomadas de decisões gerenciais e pode passar uma imagem equivocada dos negócios.

A contabilidade guarda informações estratégicas sobre o negócio, e um sistema de gestão que torna o armazenamento das informações mais seguro. Pois os arquivos manuais são menos seguros e os softwares têm mecanismos de segurança avançados.

Como escolher um sistema contábil?

Para selecionar um sistema contábil é preciso analisar uma série de fatores, e entre eles estão:

  • a relação custo-benefício;
  • reputação do fornecedor;
  • modernidade do sistema;
  • verificar as opções de controle das movimentações financeiras;
  • possibilidade de criação de relatórios.

Esses e muitos outros pontos precisam ser analisados. E a Fortes Tecnologia é uma ótima opção. A empresa tem uma história de inovação e crescimento. Conta com o trabalho de profissionais qualificados para auxiliar no uso do sistema e está presente há anos no mercado.

Portanto, faça uma análise minuciosa e escolha o software ideal para a sua empresa fazer os controles essenciais e inclusive realizar o encerramento das contas de resultado. Assim os desafios da área contábil serão enfrentados com mais tranquilidade.

Gostou do nosso post sobre o encerramento das contas de resultado? Entre em contato conosco e saiba qual opção de software temos a oferecer!

Últimos posts

ebook-difal
banner-artigos-carga-tributaria-brasileira
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!