Conselho de Administração: as vantagens de ter um na empresa

Conselho de Administração: as vantagens de ter um na empresa
3 minutos de leitura

O Conselho de Administração é um órgão colegiado responsável pela governança de uma empresa. Ele é composto por um grupo de pessoas, geralmente experientes no mundo dos negócios, que são responsáveis por tomar as principais decisões estratégicas da empresa.

As principais funções do Conselho são:

  • definir a estratégia da empresa;
  • supervisionar a atuação da diretoria;
  • garantir a transparência e a prestação de contas aos acionistas;
  • proteger os interesses dos acionistas.

Composição do Conselho de Administração

O Conselho de Administração é composto por um número de membros que varia de acordo com o porte da empresa. Geralmente, há um número mínimo de três membros exigido pela lei, mas a empresa pode definir um número maior de acordo com suas necessidades.

Os membros devem ser pessoas experientes e qualificadas para tomar decisões estratégicas. Eles devem ter um conhecimento profundo do mercado em que a empresa atua, e devem ser capazes de avaliar os riscos e oportunidades do negócio.

A composição do órgão deve ser diversificada, para garantir que a empresa tenha uma perspectiva ampla e equilibrada. Devem ser representados no Conselho pessoas com diferentes experiências, conhecimentos e habilidades.

O órgão pode ser formado tanto por sócios da empresa, quanto por pessoas que não fazem parte do quadro societário.

Reuniões periódicas

O Conselho de Administração se reúne regularmente para discutir os assuntos da empresa. As reuniões são geralmente agendadas mensalmente ou trimestralmente, mas podem ser convocadas com mais frequência, se necessário.

As reuniões são conduzidas pelo presidente do Conselho. Os membros são responsáveis por apresentar informações e recomendações à diretoria.

Relação entre o Conselho e a Diretoria

O Conselho e a Diretoria são os dois principais órgãos de governança de uma empresa. O Conselho de Administração é responsável por tomar as principais decisões estratégicas, enquanto a Diretoria é responsável pela gestão operacional da empresa.

black-da-fortes-sistema-contabil

O órgão deve supervisionar a atuação da Diretoria, para garantir que ela esteja cumprindo seus objetivos. A Diretoria, por sua vez, deve manter o Conselho informado sobre suas atividades.

Vantagens de ter um Conselho de Administração

Um Conselho bem estruturado pode trazer uma série de vantagens para uma empresa, incluindo:

  • melhor tomada de decisão;
  • maior transparência e prestação de contas;
  • proteção dos interesses dos acionistas;
  • melhor governança corporativa;
  • aumento do valor da empresa;
  • diversidade de experiências e opiniões.

Quais empresas são obrigadas a ter um Conselho de Administração?

De acordo com a Lei das Sociedades Anônimas (LSA), Lei nº 6.404/1976, são obrigadas a ter um Conselho de Administração as seguintes empresas:

  • Sociedades anônimas de capital aberto: são aquelas que possuem ações negociadas em bolsa de valores.
  • Sociedades anônimas de capital autorizado: são aquelas que possuem autorização para emitir ações, mas que ainda não o fizeram.

Para as demais sociedades anônimas, a criação de um Conselho é facultativa.

Além das S/A, as cooperativas também são obrigadas a ter um Conselho de Administração, de acordo com a Lei nº 5.764/1971. Sendo neste caso, uma direção composta por membros da própria instituição.

Diferença entre Conselho de Administração e Conselho Fiscal

O Conselho de Administração e o Conselho Fiscal são dois órgãos importantes de governança corporativa, responsáveis por garantir o bom funcionamento de uma empresa. No entanto, eles têm funções e responsabilidades distintas.

Como vimos, o Conselho de Administração é o órgão máximo de uma empresa, responsável por tomar as principais decisões estratégicas. Ele é composto por um grupo de pessoas, geralmente experientes no mundo dos negócios, que representam os interesses dos acionistas.

Já o Conselho Fiscal, por sua vez, é um órgão fiscalizador, responsável por verificar a legalidade e a regularidade das operações da empresa. Ele é composto por um grupo de pessoas independentes da diretoria executiva e do Conselho de Administração.

Últimos posts

Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!