Chave de acesso de uma nota fiscal (NF-e): saiba como obter a sua

Obter a chave de acesso de uma nota fiscal ainda pode ser motivo de dúvidas para alguns profissionais, mas este conteúdo vai explicar melhor a importância da chave e como consegui-la!

Chave de acesso de uma nota fiscal (NF-e): saiba como obter a sua
3 minutos de leitura

A NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) já é uma realidade no dia a dia das empresas. Ela foi criada para substituir o formato tradicional das notas fiscais, proporcionando mais segurança nas transações comerciais e mais agilidade na escrituração fiscal.

Porém, muitas empresas ainda encontram dificuldades no momento de consultar, baixar e armazenar a NF-e pelo período mínimo de 5 anos, conforme obrigatoriedade prevista na legislação fiscal.

Um outro obstáculo do setor fiscal das empresas tem relação com obtenção da chave de acesso, que muitas vezes é confundida, durante a etapa de recebimento do documento, com o próprio número da NF-e.

Por isso, resolvi fazer este artigo trazendo algumas dicas de como obter a chave da NF-e.

Portaria RFB 849/2020

Antes de mais nada, é importante que você saiba que a Portaria RFB nº 849/2020 revogou a partir 1º de julho de 2020, o acesso aos dados e informações relativos à NF-e por terceiros. 

Isso significa que desde o dia 1º de julho de 2020, não é mais permitido consultar os dados completos da NF-e e baixar o XML sem o uso de certificado digital, tanto pelo Portal da NF-e quanto pelo serviço fornecido pelo SERPRO.

Assim, o certificado digital é um item estritamente necessário para a emissão, consulta e download do XML dos documentos eletrônicos.

Chave de acesso de uma nota fiscal

Todas as NF-e (nota fiscal eletrônica) possuem uma chave de acesso, composta por uma sequência numérica de 44 posições. Ela funciona como o RG, identificando de forma única cada nota fiscal. É a chave quem vai distinguir uma NF-e da outra

A chave de acesso está contida no arquivo XML da nota e no Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE), sendo composta pelos seguintes dados:

  • CNPJ do emitente;
  • Código da UF do emitente;
  • Ano e mês da emissão da NF-e;
  • Número da série da NF-e;
  • Modelo da NF-e;
  • Forma de emissão do documento;
  • Número da NF-e;
  • Dígito verificador da chave de acesso da NF-e; e
  • Código numérico da chave de acesso.

Para que serve a chave de uma NF-e?

É por meio da chave de acesso que a empresa consegue obter o XML da NF-e, que nada mais é do que a versão digital da nota fiscal. É esse arquivo que possui validade jurídica e precisará ser armazenado pela empresa.

Como obter a chave de acesso de uma Nota Fiscal?

Basicamente, existem quatro formas de se obter a chave de acesso de uma NF-e. Confira a seguir quais são!

1. Solicitar ao Fornecedor

Se a empresa adquiriu algum bem ou mercadoria, junto a eles, o Fornecedor deve encaminhar o DANFE. Se isso não ocorreu, é preciso que a empresa entre em contato com o fornecedor solicitando esse documento.

Com o DANFE em mãos e com o uso do certificado digital, a empresa poderá acessar o Portal Nacional da NF-e para fazer a consulta e o download do XML, podendo assim, armazenar o arquivo e ficar livre de possíveis punições.

2. Consulta pelo Portal da Sefaz do Estado

A Secretaria da Fazenda do Estado pode disponibilizar algum portal onde o contribuinte poderá fazer o download das notas fiscais eletrônicas, o Estado do Ceará, por exemplo, dispõe do Portal Siget.

3. Arquivo SPED Fiscal

Através do arquivo SPED, é possível conferir as chaves dos documentos.

Se por algum motivo você tenha perdido o arquivo do SPED Fiscal de uma competência, saiba que é possível recuperá-lo através do programa ReceitanetBX.

Assim, com o arquivo em mãos, você terá acesso a todas as chaves eletrônicas e poderá fazer o download do XML por meio do Portal Nacional da NF-e. 

4. Utilizar um sistema de gestão de documentos eletrônicos

A forma mais simples, rápida e segura de se obter a chave de acesso, bem como, o arquivo XML de uma NF-e, é através de um sistema de gestão de documentos eletrônicos. 

Com o Fortes DOC Prime você poderá buscar os documentos fiscais de entrada sem a necessidade de manifestar a ciência da operação, além de contar com o armazenamento em nuvem e com a segurança dos dados.

Também contamos com a ferramenta Obter XML da NF-e pela Chave, com a qual a empresa poderá buscar o arquivo XML utilizando apenas a chave de acesso. 

Sabe aquele arquivo SPED que comentei anteriormente? Pois bem, com essa funcionalidade você poderá importá-lo para obter o XML de todas as NF-e, evitando assim, possíveis sanções por não dispor deste arquivo.

Gostou das dicas e quer conhecer mais sobre o Fortes DOC Prime? Então entre em contato conosco gratuitamente por meio da nossa Central de Vendas ou solicite uma proposta em nosso site.

Últimos posts ????

Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!