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Fortes Pessoal e Ponto: Aprenda a integrar as jornadas de trabalho

Fortes Pessoal e Ponto: Aprenda a integrar as jornadas de trabalho 1

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Na primeira fase do e-Social, que inicia em Janeiro de 2018, os clientes com faturamento anual acima de R$ 78 milhões devem enviar diversas informações para o governo, entre elas estão as Jornadas de trabalho dos empregados.

Com a implantação do eSocial, que tem como objetivo unificar todas as informações relacionadas ao vínculo trabalhista, a relação entre Fortes Pessoal e Fortes Ponto tem se tornado cada vez mais complementar. Isso porque nas duas soluções existem informações que devem ser enviadas ao eSocial. Isso significa que os dados alimentados nos dois sistemas devem estar em perfeita harmonia e precisão.

Diante deste novo cenário, os sistemas Fortes Pessoal e Fortes Ponto vem passando constantemente por atualizações extremamente necessárias e duas delas foram a integração dos dois sistemas e sincronização dos dados cadastrais, onde a previsão de liberação para todos os clientes é até a 1ª quinzena de Dezembro.

Para integrar as jornadas de trabalho, primeiramente, será preciso organizá-las. Portanto, é necessário revisar as jornadas que estão cadastradas de forma diferente nos dois sistemas e em seguida deixá-las sincronizadas.

Esse procedimento irá lhe ajudar bastante quando você for utilizar essa funcionalidade. Para você entender melhor como funciona esse processo, assista ao vídeo que preparamos com o passo a passo dentro dos dois sistemas ou confira nosso manual a seguir aqui mesmo no nosso post.


Descrição das jornadas

O mapeamento automático das jornadas apenas será possível se as jornadas do Fortes Pessoal e do Fortes Ponto estiverem exatamente iguais. Isso inclui não somente descrição das jornadas, mas também os horários de entrada e saída, intervalos (previsão da jornada), VT, VR e dia útil.

O procedimento correto, é deixar as previsões de jornadas do Fortes Pessoal iguais as do Fortes Ponto.

 Importante! Caso altere as previsões do Fortes Ponto, você terá impacto nos empregados vinculados às jornadas, ou seja, o banco de horas e horas extras terão alterações, uma vez que já tinham sido processados. Por esse motivo, pedimos que você deixe as jornadas iguais nos dois sistemas.

Enquanto aos dias úteis, VT e VR, você também deve deixá-los iguais nos sistemas, não importando por onde você realiza o gerenciamento das informações.

Telas dos cadastros das jornadas

Fortes Pessoal

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Fortes Ponto

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Atenção! Essa organização inicial lhe ajudará bastante quando a ferramenta de mapeamento das jornadas for liberada para todos os clientes, pois o seu procedimento de mapeamento será bem mais produtivo. Quando o cliente atualizar o sistema para a versão que contempla o mapeamento, o software só permitirá realizar a sincronização de dados com o pessoal, se o mapeamento das jornadas estiver sido realizado.

Ao fazer a sincronização, o sistema apresentará a seguinte mensagem:

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Após clicar em ok, o sistema apresentará a tela abaixo, com todas as Jornadas de trabalho do Fortes Pessoal e do Fortes Ponto que precisam ser mapeadas.

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  • Neste mesmo momento o Fortes Ponto tentará fazer o mapeamento de forma automática, mostrando a imagem abaixo.

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Se ele não conseguir realizar esse mapeamento automaticamente devido a registros divergentes, o Fortes Ponto irá sugerir a realização do backup para maior segurança, pois neste caso o mapeamento deverá ser feito manualmente.

  • Após a realização do backup, o Fortes Ponto irá apresentar a mensagem abaixo, informando que não foi possível realizar o mapeamento e orientando o usuário a realizá-lo de forma manual.

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Tela de mapeamento

  • Do lado esquerdo temos as jornadas registras no Fortes Pessoal e do lado direito as jornadas registradas no Fortes Ponto. Ao selecionar um horário, seja, no pessoal ou no ponto, será apresentado o detalhamento do horário selecionado.

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E após o mapeamento? Como o sistema se comportará em relação a integração das jornadas de trabalho?

Aqui temos dois tipos de integração, a que é feita via banco de dados e a que é feita através de arquivo de texto. Veja como o sistema se comportará em relação a cada uma delas e em qual sistema você deve concentrar os novos cadastros da jornada de trabalho.

Para integração via banco de dados

Após o mapeamento ser realizado, as jornadas de trabalho que antes poderiam ser cadastradas no Fortes Pessoal e no Fortes Ponto, deverão ser cadastradas apenas no Fortes Ponto, em: “Cadastros> Jornada de trabalho”. Desta forma, estas jornadas serão levadas de forma automática para o sistema Fortes pessoal.

Caso o usuário tente cadastrar a jornada de trabalho no sistema Fortes Pessoal, o sistema apresentará a seguinte mensagem de alerta:

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Ao cadastrar a jornada no ponto, a mesma será enviada automaticamente para o Fortes pessoal e ficará com o status aguardando confirmação. Após a confirmação, você poderá realizar movimentações com a jornada cadastrada no Fortes Ponto.

Integração através de arquivo texto

Para esse tipo de integração, após realizar o mapeamento e clicar em aplicar, o sistema apresentará a tela “Salvar como” para que o usuário salve o arquivo.

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Assim como no mapeamento, ao cadastrar um novo horário no Fortes Ponto em Cadastro> Jornada de trabalho, esta nova jornada também deverá ser salva em arquivo para importação no Fortes Pessoal.

Logo, preenchidas as informações necessárias e confirmada a criação da nova jornada, o sistema apresentará a tela solicitando a indicação do caminho, onde o arquivo será salvo.

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Obs: No Fortes Ponto a Jornada de trabalho cadastrada ficará com status “Aguardando confirmação do Fortes Pessoal”:

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Quando o usuário do pessoal confirmar a jornada de trabalho, deve ser gerado um novo arquivo no próprio pessoal para que seja importado no ponto, com isso, o usuário do ponto saberá que a jornada foi confirmada. Após a confirmação de recebimento, será possível utilizar a nova jornada.

Espero que você tenha tirado todas as suas dúvidas com esse conteúdo. Estamos sempre melhorando e adaptando nossos sistemas às novas regulamentações facilitando a adequação dos nossos clientes às normas e leis que estão em constante mudança.

Fique a vontade para navegar nos conteúdos de suporte no nosso blog ou nos deixar algum comentário.

Sobre o autor

Karina Souza

Graduada em Recursos Humanos, Coach e Especialista em Gestão Empresarial. Atualmente é gerente de produtos na área de Gestão de Pessoas do Grupo Fortes, instrutora na área de RH, gestão de pessoas e SST. Participa como membra da Associação Brasileira de Recursos Humanos e do grupo de SST das empresas piloto do eSocial. Cursando Técnico de Segurança do Trabalho.

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