A Demonstração ou Apuração do Resultado do Exercício (DRE) é uma demonstração contábil que cruza receitas, custos e resultados com o objetivo de determinar o resultado líquido em um período de tempo. De forma simplificada, é um resumo financeiro que aponta se a empresa teve lucro ou prejuízo.
O termo “resultado” representa as contas de receita (dinheiro que entra) e de gastos (despesas e custos). O DRE é elaborado anualmente para prestação de contas, mas pode ser feito mensalmente pela administração da empresa para acompanhar os resultados.
Qual a finalidade da DRE?
A DRE representa um desafio até mesmo para os profissionais de contabilidade, já que é uma bastante complexa. Porém, o 1º passo para tornar tudo mais claro é entender a finalidade da apuração do resultado do exercício.
Ou seja, o objetivo da DRE é determinar se uma empresa está obtendo lucros ou prejuízos a partir das suas atividades, listando as operações que alteram o patrimônio líquido contábil, tanto positivamente (receitas) como negativamente (despesas).
Como fazer a DRE no Fortes Contábil?
Saiba como montar a DRE no Fortes Contábil. Confira o passo a passo:
1) Primeiramente, vamos aos movimentos!
Para montar, no Fortes Contábil, acesse o Menu de Movimentos – DRE/Apurações Diversas
2) Descrição da empresa
Ao criar uma DRE, informe a descrição. Se você quiser, também pode copiar a estrutura de outra empresa. Para isso, selecione a empresa e a DRE que deseja copiar. Em seguida, a estrutura apresentará a seguinte mensagem:
Selecione a opção “Sim” para que seja apresentada a tela conforme o exemplo abaixo:
3) Selecione as principais informações
Informe o período, o estabelecimento e o centro de resultados. Em seguida, clique em “OK“. Neste exemplo, criamos a DRE de 01/01/2014 à 31/03/2014.