Você sabia que diversas empresas utilizam o novo modelo de negócio SaaS para suas operações? Ela permite diversos tipos diferenciados de pagamento para inovar no mercado e automatização dos processos, além do cruzamento de dados gerando mais informações para tomada de decisão.
Essas soluções ainda facilitam o gerenciamento e organização de informações, oferecendo mais agilidade para as demandas da empresa. Quer entender melhor essa tecnologia e como você pode cobrar um valor justo de seus clientes e com um serviço focado em soluções? Então, acompanhe essa matéria e compreenda melhor como transformar o seu modelo de negócio e sair na frente dos concorrentes.
O que é a tecnologia SaaS?
A tecnologia SaaS significa “Software as a Service“. Ou seja, ao invés de comprar um software convencional e instalar na sua empresa, você contrata um serviço online que disponibiliza o software na nuvem. Sua função é disponibilizar o acesso a serviços, suporte e manutenção de software por meio do acesso online.
Uma empresa que fornece esse serviço se responsabiliza pela infraestrutura necessária para o software funcionar, como servidores, segurança, disponibilidade técnica e atualizações frequentes.
Assim, em vez de pagar por uma licença para ter o software no computador da empresa (e se preocupar em adquirir as atualizações), a companhia contrata um serviço de SaaS para se preocupar apenas com as questões práticas do dia a dia. E a fornecedora se encarrega de manter o software funcionando “a todo vapor”.
A tecnologia SaaS fica hospedada em um servidor na nuvem, o que garante mais agilidade nas operações e segurança nos dados da companhia. O acesso é realizado online, mediante uso de login e senha.
Qual a diferença entre SaaS, IaaS, PaaS?
A diferença não é apenas nas siglas, os serviços são voltados para diferentes perfis de usuários, apesar da aplicação ser a mesma e em todos os casos, serem sistemas na nuvem. A seguir, vamos ver a diferença entre eles.
SaaS
SaaS é a sigla para a palavra em inglês “Software as a Service“, que significa “Software como Serviço”. O modelo de negócio SaaS é o mais utilizado no mercado. O SaaS é aplicado em praticamente todos os serviços disponibilizados online como webmails e motores de busca.
Entre as três aplicações, o Saas é o modelo mais simples de ser usado e o usuário não precisa ter conhecimento técnico sobre tecnologia, apenas saber usar a internet. Isso porque o usuário não é responsável por atualizações ou correções de falhas no software.
O modelo SaaS é um modelo de negócios padronizado, que oferece ao usuário a possibilidade de acessar seus arquivos de forma remota. Pela sua simplicidade, ele atende a empresas de todos os portes e segmentos.
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PaaS
PaaS sigla de “Platform as a Service“, que em português quer dizer “Plataforma como Serviço”. O sistema PaaS é um pouco mais complexo do que o SaaS e exige um pouco mais de conhecimento técnico por parte do usuário. Nesse modelo de negócio, é possível ter um ambiente completo de desenvolvimento, no qual é possível criar, testar, otimizar e modificar e gerenciar a plataforma.
As interfaces desse modelo são bem intuitivas e permitem que o usuário trabalhe sem se preocupar com o gerenciamento e com a configuração da infraestrutura. A vantagem do PaaS é que o serviço tem um custo bastante acessível, apesar de ser um pouco mais robusto do que o SaaS.
Além disso, o PaaS permite que os usuários trabalhem na mesma aplicação de forma simultânea. Por isso, o serviço é ideal para empresas que precisam de um ambiente seguro para criar e testar suas aplicações de forma rápida.
IaaS
A sigla Iaas significa “Infrastructure as a Service”, que em português fica “Infraestrutura como Serviço”. Entre os três modelos de negócio apresentados, o IaaS é o mais complexo e requer um conhecimento avançado dos usuários. Ele é voltado para empresas que necessitam de mais autonomia para administrar e configurar seus servidores.
A vantagem desse tipo de serviço é sua escalabilidade, pois em um mês, a empresa pode contratar uma quantidade de servidores e quando a demanda estiver baixa, pode contratar menos.
Por isso, esse modelo é aconselhado para lojas virtuais, pois esse tipo de negócio tem uma demanda que varia bastante, principalmente em períodos sazonais como Natal e Dia das Mães, por exemplo.
Empresas que estão em expansão, mas ainda não possuem um capital para investir em uma infraestrutura robusta podem se beneficiar do SaaS, mas elas devem contar com uma equipe de TI altamente qualificada.
Para quem o modelo de negócio SaaS é recomendado?
O modelo de negócios SaaS é recomendado para empresas de todos os portes e segmentos. Companhias que oferecem versão gratuita de seus produtos para seus clientes podem se beneficiar bastante da tecnologia SaaS. Isso porque, as funcionalidades são limitadas e se o cliente testar e gostar, ele vai pagar para usar o sistema completo.
O SaaS também é ideal para empresas que trabalham com Inside Sales. Isso porque esse tipo de negócio, os colaboradores internos precisam manter contato com os clientes em potencial e registrar todas as informações colhidas para oferecer ao consumidor as soluções que ele precisa.
Quais são os benefícios de utilizar essa tecnologia?
O SaaS oferece muitas vantagens para as companhias que utilizam esse serviço. Confira:
Mobilidade e flexibilidade
Uma solução SaaS permite que você acesse o livro-caixa da empresa ou as informações fiscais em outro estado ou país. Você consegue monitorar o trabalho da equipe e conferir se as entregas estão dentro do prazo, tudo de maneira online. Você não precisa mais estar fisicamente na companhia para verificar se as pessoas estão trabalhando normalmente.
Esse modelo de software também possibilita a atualização mais frequente de suas funcionalidades e informações. Assim, a empresa consegue se adequar mais rápido às mudanças da legislação, diminuindo os riscos de notificações e multas pelo Fisco.
Redução de custos
O modelo tradicional de software exigia grandes investimentos financeiros e uma preocupação constante sobre a próxima atualização que seria disponibilizada.
Com o SaaS a empresa consegue economizar, pois pode optar por pagar uma mensalidade ao fornecedor — que se encarrega de disponibilizar automaticamente todas as atualizações.
Segurança
As atualizações de um software as a service ocorrem com mais frequência e são feitas rapidamente. Assim, a equipe não precisa parar as atividades enquanto o trabalho é realizado.
Dessa maneira, todos têm acesso à mesma versão do software, o que garante mais eficiência da equipe. Além disso, a companhia tem uma segurança maior para os seus dados, pois eles são enviados para a nuvem e, ainda, a atualização diminui as chances de bugs na ferramenta.
Suporte técnico especializado
O gestor tem um contato maior com a fornecedora do serviço, pois o relacionamento pode ser feito online. Em casos de dúvidas, por exemplo, basta conversar com um técnico para ter um suporte eficiente. Por ser uma solução online, não é necessária a visita de um especialista para resolver qualquer problema, tudo pode ser feito remotamente.
Organização de processos e informações
Esse novo modelo de software facilita a integração das informações de uma companhia. Os dados de diversos setores podem ser armazenados no mesmo ambiente, o que facilita a gestão e organização dos processos.
Muitas atividades podem ser automatizadas, diminuindo os erros causados pelos trabalhos manuais. O gestor ainda consegue ter uma visão ampla do negócio, como o número de inadimplentes, histórico de ligações para cobrança e a necessidade de treinamento da equipe.
Também é possível gerar relatórios que auxiliam na tomada de decisões estratégicas para o crescimento do negócio.
Produtividade
Com a automação de tarefas burocráticas, como lançamento de notas, faturamento, pagamentos e baixas, os colaboradores conseguem se dedicar aos serviços mais especializados. Com isso, a companhia ganha em produtividade e qualidade do serviço, pois as pessoas têm mais tempo para pensar e planejar ações.
Como os serviços SaaS oportunizam novos modelos de negócio?
Os softwares do modelo SaaS fazem parte das novas tecnologias que estão dominando o mercado. O principal foco desse serviço não é a venda de inúmeras ferramentas, mas a disponibilização de uma solução eficiente e atualizada.
Por esse motivo, o SaaS integra os novos modelos de negócio do mercado. As companhias que utilizam esse tipo de serviço estão preocupadas com a entrega de qualidade ao cliente e a constante atualização de informações e ferramentas. Elas também estão mais orientadas ao trabalho que precisa ser feito, independentemente da hora e do lugar.
Como assim? Um software as a service pode ser acessado de qualquer lugar com acesso à internet, certo? Então, um colaborador que está em uma viagem de negócios pode realizar seu trabalho burocrático nos intervalos das reuniões.
Sendo diferente do modelo tradicional de software, que permite a instalação da ferramenta em um número específico de computadores (que geralmente ficam na sede da empresa). Dessa maneira, a organização consegue focar no atendimento especializado ao cliente, na criação de processos e na automação de tarefas burocráticas.
Por isso, os negócios que acompanham as tendências do mercado e precisam focar no atendimento ao cliente já partiram para esse modelo de tecnologia. Ela permite uma estrutura mais dinâmica de negócio, com agilidade e segurança para os dados que são armazenados na nuvem.
Quais são os novos modelos de negócio que utilizam soluções SaaS?
As empresas mais modernas já usam tecnologia na nuvem de ponta para oferecer um serviço de qualidade ao cliente. Elas sabem que as pessoas estão cada vez mais conectadas e com menos tempo para esperar por uma resposta, por isso, investir em soluções online.
Veja alguns exemplos:
- Google Drive ;
- Dropbox e o compartilhamento de informações na nuvem;
- Trello , um gerenciador de tarefas online;
- Netflix , disponibiliza serviço de transmissão online de filmes e séries para usuários conectados à Internet em todo o mundo;
- Paypal , uma plataforma de pagamentos online que oferece segurança para clientes e vendedores.
O que não fazer ao aplicar um modelo de negócio SaaS?
O modelo de negócio SaaS é muito eficiente e oferece vários benefícios para sua empresa. Por isso, essa tecnologia está presente em diversas áreas do mercado, oferecendo diferentes tipos de solução e ajudando os negócios a crescer.
Mas como todo e qualquer tipo de aplicação, ele sozinha não fará diferença em seu negócio. É preciso evitar alguns erros cruciais, que podem levar seu negócio a ter prejuízos financeiros e até mesmo, ir à falência.
Não conhecer bem a persona
Um dos pilares para o sucesso de qualquer tipo de negócio é conhecer o perfil de seu público. Então, não adianta sua empresa investir em soluções cloud computing sem saber a fundo quem é a persona de seu negócio.
Isso porque de nada de adianta ficar muito tempo focado em desenvolver um aplicativo, sem saber se a persona necessita desse tipo de um serviço. Então, antes de investir na criação de um software, pesquise para saber quais são as dores, desejos, ambições e necessidades de sua persona.
Não utilizar ferramentas de marketing
Utilizar boas ferramentas de marketing são essenciais, principalmente para empresas que trabalham como o modelo de negócio SaaS. Elas são essenciais para manter o bom relacionamento com clientes e parceiros e ainda garantir um bom número de vendas.
Além disso, há ferramentas como o e-mail marketing, que podem ser integradas com soluções SaaS, como o CRM, que permite à empresa enviar mensagens personalizadas para determinado perfil de cliente.
No mais, existem soluções específicas desse modelo de negócio que são voltadas para o setor de marketing. Entre eles, podemos citar ferramentas para gerenciamento de redes sociais, aplicativos para automatização de marketing digital, ferramenta para automatizar o relacionamento pelo WhatsApp, entre outras diversas soluções.
O que não faltam são ferramentas para otimizar o setor de marketing e, se sua empresa não faz um bom uso delas, corre o risco de perder espaço no mercado para a concorrência.
Não definir métricas
Trabalhar com o modelo de negócio SaaS é uma opção inteligente, pois ajuda a expandir seus negócios. Mas você não deve esquecer de estabelecer métricas para seu negócio.
Apenas por meio de métricas bem definidas, você vai conseguir mensurar os resultados de sua empresa como:
- nível de satisfação do cliente;
- número de vendas;
- se a empresa atingiu as metas;
- descobrir falhas no atendimento e entrega dos produtos e diversos outros pontos do negócio.
No entanto, é preciso estabelecer métricas realistas para seu negócio. Não adianta estabelecer um ticket médio acima da realidade de sua empresa e ficar frustrado porque a meta não foi alcançada. Escolher um valor baixo dará a você uma perspectiva irrealista de seu negócio.
Então, estude seu negócio para quem consiga estabelecer métricas realistas, quais sejam úteis para mensurar os resultados de sua empresa. Entre as medidas que devem ser utilizadas, podemos destacar:
- ticket médio;
- custo por aquisição de cliente;
- capital de giro da empresa;
- receita concorrente;
- número de novos leads, entre outras.
Perceber como os novos modelos de negócio SaaS podem trazer diversos benefícios para sua empresa? Eles conseguiram ser inovadores, oportunizando experiências diferenciadas para clientes.
Quer compreender melhor como retorno sobre o investimento com um sistema contábil na nuvem? Confira o post sobre o assunto.
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