O que é Bitcoin? Entenda como funciona esse tipo de moeda

O que é Bitcoin? Entenda como funciona esse tipo de moeda
4 minutos de leitura

Se você chegou até aqui, é porque provavelmente ficou curioso para saber o que é Bitcoin após ouvir alguém comentando por aí.

O Bitcoin é uma criptomoeda que está revolucionando o mundo financeiro. As criptomoedas foram desenvolvidas em 2008 com a intenção de ser uma alternativa às moedas tradicionais e que fosse segura, sem a intervenção de terceiros nas transações. Desde então, ela tem se tornado cada vez mais popular.

Hoje, essa moeda é usada por milhões de pessoas em todo o mundo para comprar produtos inovadores e online, fazer investimentos e realizar transferências bancárias rápidas.

Embora possua um potencial enorme para mudar drasticamente as finanças globais, existem algumas questões importantes que precisam ser consideradas.

Neste post, vamos explicar exatamente como funciona o Bitcoin, quais são os principais benefícios do uso da criptomoeda e muito mais. 

Acompanhe!

O que é o bitcoin?

O Bitcoin é uma moeda digital (criptomoeda) criada em 2009 por um programador, ou grupo de programadores anônimos conhecido como Satoshi Nakamoto. 

Ele usa tecnologia peer-to-peer para operações sem intermediários, o que significa que as transações são feitas diretamente entre usuários sem a necessidade de um intermediário como bancos e outras instituições financeiras.

Essa moeda foi desenvolvida com o objetivo de ser utilizada para transações financeiras descentralizada, independente e segura. E foi a primeira criptomoeda criada.

A segurança do Bitcoin é garantida por um sistema de criptografia que impede que alguém possa usar bitcoins roubados ou fraudulentos. O sistema também protege os usuários contra fraudes e roubo de identidade. 

Outra característica importante é que ele tem um limite de oferta. O que significa que a quantidade total máxima de bitcoins que podem existir é de até 21 milhões de unidades.

Atualmente, existem mais de 18 milhões de bitcoins minerados em circulação.

Relação com o Blockchain

O blockchain é a tecnologia por trás do Bitcoin. Ela nada mais é que uma cadeia de blocos, onde cada bloco armazena um registro da transação. Esses blocos são conectados entre si formando uma cadeia contínua.

O blockchain permite que as transações sejam verificadas e armazenadas de forma transparente e segura, permitindo aos usuários gerenciar suas contas de forma confiável. 

Além disso, o blockchain também serve como um sistema de registro distribuído que não é controlado por nenhuma entidade central. E dessa forma, ela e o bitcoin estão intimamente ligados, pois é por meio dela que garante a segurança da moeda digital. 

Quem define o preço?

O preço do Bitcoin é determinado pela lei da oferta e demanda dos usuários. Quando muitas pessoas querem comprar Bitcoin, o preço aumenta. E quando muitas pessoas querem vender Bitcoin, o preço diminui. 

As forças de oferta e demanda são as principais forças por trás do preço dessa criptomoeda.

Outros fatores, como as notícias e as expectativas de preços, também desempenham um papel importante na determinação do preço do Bitcoin.

Como investir em bitcoin?

Existem várias formas de se investir em bitcoins atualmente. Algumas opções são: Exchanges, fundos de investimentos e ETFs de criptomoedas.

O primeiro passo para investir em Bitcoin é escolher uma exchange ou corretora confiável e segura. Uma vez feito isso, você pode comprar bitcoins usando um meio de pagamento comum como cartão de crédito ou débito.

Outra forma de investir é através de fundos ou ETFs (Fundos Negociados em Bolsa). Fundos e ETFs são carteiras diversificadas que podem ser negociadas na bolsa de valores. Eles permitem que os investidores participem do mercado de criptomoedas sem ter que comprar e armazenar as moedas por conta própria.

Independentemente da forma como você escolher investir em Bitcoin, é importante entender os riscos envolvidos, além de usar somente fontes confiáveis para obter informações e sempre diversificar suas aplicações.

Vantagens e desvantagens de investir em bitcoin

A vantagem de investir em Bitcoin é que ele tem uma oferta limitada, o que significa que não há como emitir mais moedas a qualquer momento. 

Além disso, as transações são seguras e confiáveis ​​e existem muitas exchanges e corretoras para facilitar a compra e venda de bitcoins.

Outra vantagem é o fato dessa moeda não ser regulada por nenhum governo ou instituição financeira. 

Isso significa que os investidores são livres para comprar, vender e comercializar bitcoins de acordo com suas próprias decisões.

No entanto, há também algumas desvantagens de investir em Bitcoin, como a volatilidade dos preços. 

O preço do Bitcoin pode subir e descer rapidamente em questão de minutos, o que torna a tomada de decisões de investimento difícil. 

Além disso, existem riscos envolvidos com as exchanges e corretoras, sendo importante procurar somente serviços seguros e de confiança. Pois o mercado de Bitcoin é volátil. 

Por esse motivo, é importante estar atento às vantagens e as desvantagens antes de optar por esse tipo de aplicação. Somente dessa forma, podemos proteger nosso patrimônio e tomar escolhas mais seguras. 

Bitcoin e Real: qual a relação?

A relação entre bitcoin e real é a mesma que existe para qualquer moeda convencional. 

O valor do bitcoin pode ser convertido em reais e vice-versa, assim como a maioria das moedas mundiais.

Além disso, a alta volatilidade da moeda faz com que o preço em reais varie diariamente. 

Ou seja, o valor de um bitcoin em reais pode mudar de um dia para o outro. Para obter informações atualizadas sobre a cotação do bitcoin, é importante usar fontes confiáveis.

Vale lembrar que o valor do Bitcoin em relação ao Real está sujeito a grandes flutuações. Por isso é essencial fazer uma boa gestão de risco antes de investir em Bitcoin. 

Uma estratégia de diversificação adequada ajudará você a reduzir os riscos e maximizar seus retornos. E já que você entendeu um pouco sobre esse tipo de investimento, aproveite para conhecer também o NTF!

Últimos posts 👇

cta_tecnologias-disruptivas_02-e1588256298941
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!