Tecnologia e Inovação

Tecnologia em nuvem: 5 benefícios indispensáveis do uso para sua empresa

Tecnologia em nuvem: 5 benefícios indispensáveis do uso para sua empresa
Escrito por Fortes Tecnologia

Constantemente estão surgindo novidades na área da Tecnologia e Informação (TI), algumas não conseguem atender as necessidades do mercado e se tornam temporárias, enquanto outras impactaram positivamente as empresas e vieram para ficar, como a tecnologia em nuvem.

Essa inovação traz uma grande quantidade de vantagens para o negócio que aprimoram a produtividade, eficiência e comunicação de toda a empresa.

Confira neste artigo no que consiste essa tecnologia, como ela funciona, quais são os seus 5 principais benefícios, como implantá-la e a importância da empresa fornecedora para o sucesso!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

O significa e como funciona a tecnologia em nuvem?

Também conhecida como tecnologia “Cloud”, refere-se ao uso dos serviços computacionais, como arquivos, programas e recursos a partir de dados que estão armazenados em um servidor conectado à internet.

Essa é uma tecnologia amplamente utilizada na atualidade, sendo possível que você a utilize sem ter conhecimento como atualizar seus dados em uma rede social, acessar saldo bancário pelo smartphone, enviar um arquivo para uma plataforma de armazenamento online como o Google Drive etc.

Faz-se preciso saber que existem dois modelos de serviços de tecnologia em nuvem:

  • plataforma como serviço (PaaS): há um ambiente virtual para gerenciar aplicativos e monitorar o sistema da empresa;

  • infraestrutura como serviço (IaaS): além do ambiente virtual dos sistemas e softwares, o armazenamento e a computação são fornecidas remotamente pela empresa.

Cada vez mais organizações estão oferecendo esse serviço, bem como estão sendo mais utilizados pela empresa com a finalidade de controlar melhores seus sistemas.

Quais são os benefícios a partir dela?

Se a tecnologia em nuvem é amplamente utilizada, quais seriam os benefícios mais comuns que ela pode promover para seus usuários? Continue a leitura e conheça detalhadamente cada um deles!

1) Maior segurança

Um backup (cópia de segurança) é uma ferramenta excepcionalmente importante para que as empresas consigam proteger seus dados e evitar perdas por danos aos seus sistemas. Entre as eventualidades que podem gerar a perda de informações são:

  • desastres naturais como enchentes ou desabamentos;

  • acidentes internos;

  • furto ou roubo dos equipamentos;

  • entre outros.

Todos esses problemas podem fazer com que a companhia perca seus dados confidenciais e estratégicos. Mas com a computação em nuvem, a organização consegue maximizar a proteção de suas informações, pois as informações e os sistemas estarão armazenados em serviços de outra empresa.

Além disso, os fornecedores do serviço também utilizam certificados de segurança e a criptografia, que é uma tecnologia que torna as informações ilegíveis para terceiros de má-fé.

2) Redução de custos

O uso de plataformas de gestão em si já reduzem significativamente os custos das empresas, já que minimiza o uso de papéis, canetas, tintas, impressoras, cópias, armários etc.

Ao implementar a tecnologia em nuvem em sua empresa, os custos são reduzidos ainda mais, isso ocorre pelo fato de que o negócio aluga o hardware (peças físicas de computadores) necessário para utilizar o sistema e armazenar os dados. As economias incluem:

  • menor necessidade de espaço na empresa;

  • diminuição de despesas com instalação e manutenção de hardware;

  • menor consumo de energia;

  • menos necessidade de aquisição de computadores e atualizações.

Todas essas contenções financeiras fazem uma grande diferença no final de cada mês, tornando a computação em nuvem um investimento de alto retorno financeiro.

3) Integração dos departamentos

Quando há vários colaboradores atuando em um único documento, maiores serão os riscos de ocorrerem confusões, erros, trabalhos duplicados etc. Isso ocorre principalmente quando o compartilhamento de arquivos ocorre pelo envio de e-mail entre a equipe.

Com a computação em nuvem, todos os arquivos são concentrados em um único ambiente, isso traz mais visibilidade aos colaboradores, pois eles saberão quais estão sendo trabalhados por cada pessoa. Essa vantagem beneficia o fluxo de trabalho e o desempenho da equipe.

4) Acessibilidade e Mobilidade

As informações armazenadas em nuvem estão disponíveis para acesso por 24 horas por dia, assim caso seja necessário realizar um trabalho urgente isso não será um problema com a implementação da tecnologia.

Além disso, um bom sistema é dotado de portabilidade e mobilidade, isso significa que ele pode ser acessado de diferentes dispositivos, desde computadores de mesa até os móveis (como smartphones, notebooks e tablets), bastando conexão à internet.

Dessa forma, não há necessidade de ir até um terminal físico para acessá-las, os gestores e os colaboradores conseguem acessar os dados no trabalho, em casa, filas de banco, durante viagens e outros lugares.

5) Escalabilidade

Um benefício excepcionalmente importante que não pode ser ignorado é a escalabilidade da tecnologia. Essa vantagem significa que será mais fácil para a empresa ampliar a oferta de recursos e atender a uma volumosa demanda.

Como a empresa utiliza servidores da fornecedora da tecnologia, ela não precisará adquirir uma grande quantidade de computadores e servidores para atender à demanda, bem como que gaste com a instalação das máquinas.

Basta que os gestores entrem em contato com a fornecedora e informem a necessidade de mais espaço ou poder de processamento.

Como funciona o processo de implantação da tecnologia em nuvem?

Não basta adquirir softwares que utilizam tecnologia em nuvem, é necessário que a empresa esteja preparada para utilizá-la, somente assim todos os benefícios acima serão aproveitados.

O primeiro passo para implantar a tecnologia é promover uma cultura de inovação na empresa, faça reuniões e explique como funciona a nuvem e quais são suas vantagens, assim os funcionários se sentirão motivados a utilizar a novidade. É importante comunicar para todos os departamentos sobre o projeto, incluindo:

  • as novas políticas de uso e acesso;

  • novas regras de colaboração;

  • como a nuvem contribui para a rotina dos colaboradores;

  • posicionamento estratégico que a empresa deseja alcançar.

Posteriormente, a empresa precisa identificar uma fornecedora da tecnologia capaz de satisfazer suas necessidades, processo que será explicado no tópico seguinte.

Depois de escolher a fornecedora, os gestores devem criar cronogramas para o treinamento do pessoal e implementação do software em nuvem. Estabeleça planejamentos e metas a serem cumpridos, como também aplique indicadores de desempenho (KPIs) para medir os resultados.

É importante que a mudança não seja abrupta e sim aos poucos, por isso introduza a mudança em um setor da empresa e posteriormente expanda a tecnologia para as equipes restantes.

Qual a importância da empresa fornecedora para o sucesso do investimento?

Cada empresa tem necessidades específicas que precisam ser atendidas, por isso é importante procurar um fornecedor capaz de satisfazê-las. Avalie as opções de mercado e escolha a plataforma com boa experiência, bem como que ofereçam mais amplas utilidades. Para isso, estude as seguintes características do negócio:

A partir desse conteúdo, você pode perceber como a tecnologia em nuvem fornece diversas vantagens ao negócio, elas reduzem custos, aumentam a produtividade, trazem maior satisfação dos clientes e permitem que a empresa se desenvolva mais saudavelmente! Isso demonstra também como ela pode ser uma vantagem competitiva diante aos seus concorrentes que ainda não atualizaram o modelo de negócios para atuar com essa ferramenta. 

Ainda tem dúvidas sobre essa tecnologia? Acesse nosso site, entre em contato conosco e ficaremos felizes em responder todas suas perguntas. Além disso, aproveite para conhecer os serviços ideais para satisfazer as necessidades do seu negócio!

Sobre o autor

Fortes Tecnologia

Deixar comentário.

Compartilhar