Cartão de crédito falante: saiba o que é e como funciona

Cartão de crédito falante: saiba o que é e como funciona
3 minutos de leitura

O Cartão de crédito falante é um dos destaques entre as novidades para o próximo ano. Com certeza será uma das funcionalidades mais esperadas, pois ele surge na esteira das invenções que se propõem a aumentar a acessibilidade para pessoas com deficiência — neste caso, para quem tem deficiência visual.

Isso porque, ao informar por áudio os dados durante um pagamento, esse recurso deverá aumentar a segurança nas compras feitas por esses clientes.

Nas próximas linhas, daremos mais detalhes sobre o cartão de crédito falante e outras opções inclusivas para transações financeiras do Brasil.

O que é cartão de crédito falante ou voice card?

Cartão de crédito falante é um item capaz de se conectar a um smartphone para informar os dados de pagamento via áudio.

Chamado originalmente de voice card (em inglês), o plástico é parecido com os demais cartões de crédito, mas com a função adicional de comunicação com o celular do cliente.

Daí o nome popular de “cartão falante”, já que os dados são enviados ao smartphone em tempo real e pronunciados em áudio, permitindo que pessoas com deficiência visual tenham certeza do valor cobrado, verificação de senha e fim da transação.

Como funciona o cartão de crédito falante?

No Brasil, o item será lançado pela fabricante de cartões Thales, que projetou seu funcionamento em quatro passos:

  1. Primeiro, o cliente faz o pedido e recebe o cartão de crédito normalmente. O plástico estará preparado para o emparelhamento via bluetooth, por meio da aproximação com o smartphone
  2. Depois de emparelhado, o cartão de crédito está pronto para o uso. Assim que for inserido numa maquininha para pagamento, fará a conexão com o celular por meio de um link seguro
  3. Durante a transação, as informações são transmitidas do cartão para o smartphone. O valor da compra, por exemplo, é falado antes que o cliente digite a senha ou PIN
  4. Uma vez que a transação seja finalizada, o cliente ouve que a compra foi aprovada.

Por questões de segurança, o cartão de crédito falante estabelece conexão exclusiva com um único celular por vez.

Ou seja, caso o cliente troque de smartphone, vai precisar repetir os passos para conectar o aparelho ao cartão.

Apesar de inovadora, a solução tem limitações como as compras por aproximação, em que o recurso por voz não é acionado.

Portanto, o cliente deve optar por transações convencionais para aproveitar o comando de voz.

Quais os benefícios do cartão de crédito falante?

O principal benefício dessa inovação é a segurança nas compras feitas por pessoas com deficiência visual.

As informações disponibilizadas em áudio dispensam a necessidade de que esses clientes sejam acompanhados por conhecidos que confiram o valor cobrado na maquininha de cartão.

Dessa forma, dá para prevenir cobranças equivocadas ou até mesmo golpes.

Outra vantagem está em evitar o bloqueio do cartão de crédito por erros na digitação da senha, pois o comando de voz informa quantas tentativas restam.

Acessibilidade em meios de pagamento

O cartão de crédito falante não é a única inovação com o objetivo de aumentar a acessibilidade nos meios de pagamento para pessoas com deficiência visual.

Administradoras de cartões como a Mastercard também vêm investindo nessas soluções, o que resulta em produtos como o Touch Card.

O produto conta com formatos de entalhes que possibilitam a diferenciação de cartões de crédito (formato redondo), débito (reto) e pré-pago (triangular).

Outras opções foram desenvolvidas por um grupo de trabalho da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), incluindo um aplicativo que realiza a leitura dos dados de transações financeiras por meio da câmera do celular.

O funcionamento é simples: basta que o cliente abra o app e aponte a câmera para a tela da máquina de cartão utilizada por comerciantes e entregadores.

A Abecs também criou uma adaptação para máquinas de cartão que não possuem botões físicos: um adesivo com marcações em alto relevo para reconhecimento tátil dos números do teclado virtual.

Prática, a solução transforma a tela dos dispositivos em versões de teclados físicos, inserindo marcadores para cada tecla, a fim de garantir a confiabilidade na hora de digitar a senha ou pin.

Mais que uma tendência, produtos e serviços que promovem a inclusão têm grande potencial de crescimento, atendendo a um mercado de mais de 1 bilhão de consumidores em todo o mundo, segundo a ONU.

E você, já conhecia alguma dessas novidades criadas para facilitar a vida de pessoas com deficiência visual ou outros tipos de deficiência?

Se achou este artigo útil, compartilhe com sua rede de contatos.

Últimos posts ????

Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!