Gestão contábil

Portal da Nota Fiscal Eletrônica atualiza consulta de notas

Portal da Nota Fiscal Eletrônica atualiza consulta de notas 1
Escrito por Eliane César
Atualizado em: 23/11/2018 Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O portal da Nota Fiscal Eletrônica sofreu, recentemente, uma atualização na autenticação da consulta a chave de acesso.  Nesta publicação, vou mostrar o que mudou na integração do Portal com o Fortes Fiscal.

Portal da Nota Fiscal Eletrônica atualiza consulta de notas 2A escrituração de documentos fiscais automática a partir da integração é um processo de extrema importância nas empresas e escritórios contábeis.

O processo de consulta das notas fiscais acontece no site da NF-e, a partir da informação da chave da nota fiscal e preenchimento do Captcha (uma caixa de dialogo que valida se a consulta está sendo realizada por um robô).

Após preenchida essas informações, era disponibilizado aos usuários os dados referente aquele documento fiscal.

Recentemente, foi realizada uma atualização no validador, modificando o mecanismo de autenticação para realização das consultas.

Como funcionava a consulta da NF-e?

Portal da Nota Fiscal Eletrônica atualiza consulta de notas 3

E agora, veja como ficou!

Portal da Nota Fiscal Eletrônica atualiza consulta de notas 4

O que a  mudança trouxe de novidade? A validação pode ser rápida, marcando apenas a opção Não sou um robô. Haverão casos em que será necessário responder algumas perguntas.

Abaixo temos uma interação:

Portal da Nota Fiscal Eletrônica atualiza consulta de notas 5

As vezes, ele pode ser um pouco mais demorado. Dá uma conferida:

Portal da Nota Fiscal Eletrônica atualiza consulta de notas 6

Em virtude da mudança, não será possível que sistemas “quebrem” os captchas. Como é necessário resolver a validação, não haverá preenchimento automático.

Soluções Fortes adaptados ao Portal da NF-e

O Fortes Fiscal, Fortes Financeiro, Forte Cargas e Fortes Frota já está totalmente adaptado a nova consulta do Portal da NFe. Vale lembrar que na importação das notas, será necessário a interação do usuário resolvendo as perguntas que o portal fizer.

Usuários que utilizam a integração com o Fortes DOC  não foram impactados, pois já recebem diretamente no módulo Fiscal todos os documentos. A baixa e armazenamento dos arquivos ocorre diretamente de webservice da Receita Federal. Sem “quebra de captcha” ou bipar código de barras de chave de acesso.

Se você quiser que sua escrituração fiscal não seja interrompida, é importante contar com ajuda de ferramentas para isso. As ferramentas como Fortes DOC podem ajudá-lo a sempre receber os documentos sem a necessidade de responder perguntas ou captchas. Dessa forma, você não corre o risco de parar o seu trabalho de repente por mudanças no portal.

Fortes tecnologia consultor contadorPowered by Rock Convert

Sobre o autor

Eliane César

Gerente de Produto nas áreas Fiscal, Contábil e Patrimônio na Fortes Tecnologia. Contadora. Especialista em Gestão e Planejamento Tributário pela Faculdade 7 de setembro. Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Piauiense. Representante da Fortes Tecnologia no Grupo de Trabalho Piloto do projeto SPED. Membro da Comissão Técnica do SPED do CRC/CE.

2 comentários

Deixar comentário.

Compartilhar