Como diminuir o turnover na empresa: 6 dicas importantes

Como diminuir o turnover na empresa: 6 dicas importantes
3 minutos de leitura

Para diminuir o turnover é preciso valorizar seus colaboradores e desenvolvê-los. Brian Chesky, fundador da AirBnB, afirma: “Você precisa construir um time tão talentoso que faça com que você se sinta quase inconfortável ao redor deles.”

A palavra turnover tem origem na língua inglesa e significa “virada” ou mudança de ciclo. Muito conhecida no mundo corporativo, esse termo nada mais é que a rotatividade de colaboradores em uma empresa, que ao longo dos anos se tornou um dos índices mais importantes para uma organização. Quando a rotatividade está muito alta, sempre surge a pergunta: como diminuir o turnover?

Quando é preciso diminuir o turnover?

A taxa de turnover pode variar de acordo com cada tipo de empresa, segmento e momentos. Mas o mercado costuma trabalhar com uma meta abaixo de 10% de turnover – ressaltando que isso não é necessariamente uma regra – e o cálculo pode ser feito da seguinte forma:

Turnover geral = ([contratações mensais + rescisões mensais] / 2) / total de funcionários x100

Por que é importante diminuir o turnover?

Diminuir o turnover na empresa é fundamental para: diminuir custos; aumentar a produtividade; melhorar o clima organizacional da empresa; alavancar os resultados; entre outros.

Diminuir os custos: os processos de contratação e de rescisão costumam gerar altos custos para uma empresa. Pois quando um colaborador está saindo da empresa, ela precisa estar preparada para arcar com todas as verbas rescisórias, por exemplo. E da mesma forma, investir no novo colaborador que vai desde o processo seletivo à integração dele, gera para a empresa custos que muitas vezes não são analisados.

Aumentar a produtividade: é normal que o alto nível de rotatividade na organização, deixe as equipes desmotivadas e desengajadas. Portanto, ao diminuir o turnover você garante que o time esteja cada vez mais confiante de que estão no lugar certo. Afinal, se não têm muitos colaboradores saindo da empresa, logo ela parece ser um local bom para trabalhar e a produtividade é garantida.

Melhorar o clima organizacional: este fator está bastante ligado ao anterior, afinal se a rotatividade estiver alta na empresa, vai ser normal que os colaboradores fiquem inseguros e passem a viver em um ambiente nada agradável. Logo, isso diminui a produtividade.

Alavancar o resultados: sempre esteja ciente que quanto mais colaboradores saem de uma empresa, mais pessoas novas precisam ser contratadas. E é normal que os novos colaboradores levem um tempo inicial para se adaptarem a organização e as atividades. Portanto, os resultados podem ficar comprometidos e as metas ficam mais difíceis de serem batidas por um determinado momento.

6 dicas para diminuir o turnover!

Para ajudar você a diminuir o turnover da sua empresa, nós elaboramos um infográfico com 6 dicas fundamentais que podem ser aplicadas em qualquer tipo de organização, da menor à maior.

O que você vai aprender neste infográfico

  • o que realmente importa na hora de fazer um processo seletivo para contratar bem;
  • como fazer da sua empresa um ambiente inspirador e um local de trabalho agradável;
  • ações simples para manter seus colaboradores sempre motivados, independentemente do tempo de empresa;
  • 2 dicas fundamentais para reter e desenvolver talentos, fazendo da sua empresa um local de crescimento profissional.

Você vai saber exatamente o que fazer para equilibrar a rotatividade na sua empresa e assim garantir problemas mais graves que comprometem a saúde da organização. Baixe o infográfico 6 dicas de como diminuir o turnover na sua empresa.

Compartilhe este conteúdo com seus colegas para que eles possam baixar também o infográfico e saber como diminuir o turnover nas empresas! Espero que goste do nosso material e que tenha cada vez mais sucesso nos resultados da sua empresa.

Continue navegando no nosso blog para ler e baixar mais conteúdos como este!

Super KIT do Recrutamento e Seleção 2024
Calendário do RH e DP 2024
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!