O que é BPO Financeiro? 79% dos clientes buscam contador consultor

O que é BPO Financeiro? 79% dos clientes buscam contador consultor
4 minutos de leitura

Ouça o post sobre BPO Financeiro no player abaixo

Todo contador sabe que contabilidade e finanças em perfeita sincronia geram mais resultados e dinheiro para os negócios. Mas, o que alguns profissionais ainda não sabem é como fazer uma consultoria financeira efetiva para os seus clientes e transformar pequenos e médios negócios em empresas mais organizadas e, principalmente, lucrativas. Por isso, neste post vou explicar o que é BPO Financeiro e a sua importância.

O principal desafio do mercado hoje, é o TEMPO. A rotina dos escritórios é corrida e a burocracia para resolver as demandas das empresas ainda é um empecilho na vida de muitos contadores.

Mas, para te ajudar a investir mais tempo em atividades e serviços que agreguem mais valor aos seus clientes e, consequentemente, gere mais receita para sua contabilidade, selecionamos informações para você garantir mais produtividade nas horas corridas do escritório. 

O primeiro passo para se tornar um contador consultor mais eficiente é identificar os principais problemas nos processos que envolvem sua empresa cliente. Por exemplo: 

  • Como é feita a gestão financeira da empresa? O processo é manual ou por meio de planilhas? 
  • Quem faz esse processo? O próprio gestor ou existe um funcionário com expertise na área financeira?
  • Como essas movimentações chegam na sua contabilidade? Conciliados ou com falhas na entrega?

Após essa análise, é hora de começar a propor soluções tanto para sua contabilidade como para a gestão financeira do seu cliente. 

Primeiro vamos entender o que é BPO Financeiro 

BPO (Business Process Outsourcing), é um termo em inglês que significa terceirização dos processos de negócios. Na prática, nada mais é do que a contratação de empresas e equipes externas para a realização de atividades e funções de negócios que não fazem parte do core business de um empreendimento, voltadas para a área financeira.

Para definir os melhores processos dentro dos serviços de BPO, uma equipe de profissionais assume as rotinas administrativas, no caso estamos falando do escritório de contabilidade, incluindo faturamento, cobrança, contas a pagar, conciliação bancária e gestão de contratos, entre outros.

Essa equipe, que pode ser interna ou externa, fica responsável pelos controles gerenciais e financeiros, propiciando redução de custos e aumento na qualidade das informações. Dessa forma, o CEO ou gestor pode tomar melhores decisões estratégicas para a empresa.

Isso é ótimo para atender às mudanças nas demandas do mercado. Se na operação financeira, por exemplo, só é necessário controlar contas a pagar e receber sem a parte de controle de cobrança e inadimplência, o BPO é feito somente em cima disso, ou seja, da real necessidade.

Automação e dinamismo 

A integração entre as tarefas de contabilidade e financeiro dependem muito da automação dos processos entre empresa e escritório. Já se foi o tempo de ficar procurando os arquivos dos clientes em várias pastas.

Se você deseja ser um profissional eficiente, não pode abrir mão das vantagens oferecidas pela computação em nuvem.

Quem está atento às principais tendências da área de TI pode utilizar diversas ferramentas para aumentar a produtividade. Uma delas é a cloud computing (computação em nuvem), responsável por facilitar o acesso às informações em qualquer dispositivo conectado à internet.

Outra mudança impactante é o uso de sistemas de gestão que facilitam bastante o trabalho dos profissionais de contabilidade. Um software pode proporcionar uma visão ampla dos custos e dos rendimentos obtidos das unidades de uma organização.

Dessa maneira, é possível analisar o patrimônio e as finanças de uma companhia de maneira mais estratégica. Isso pode fazer com que o contador dê informações aos clientes que ajudem a melhorar o gerenciamento do negócio.

Você também pode gostar destes conteúdos
???? 11 vantagens do BPO Financeiro para o contador
???? Entenda a importância do contador na gestão financeira

A nossa solução: Fortes Web Financeiro

A Fortes Tecnologia possui uma solução de gestão financeira em nuvem. O Fortes Web Financeiro, é uma ferramenta que faz o controle das principais atividades do setor financeiro. São elas: controle de fluxo de caixa, automatização da emissão de boletos e notas fiscais, importação dos extratos bancários, além de gerar diversos relatórios importantes como a DRE, análise vertical e horizontal, balancete, etc.

O principal benefício em utilizar essa solução para fazer o BPO dos seus clientes é a integração com o sistema contábil da Fortes. Assim, toda nota fiscal emitida pelo seu cliente já cai na sua escrita fiscal, bem como, toda movimentação financeira é contabilizada automaticamente. 

Através dessa automação, o contador vai garantir 50% de produtividade com a otimização dos processos e a comunicação integrada entre escritório e empresa. O restante do trabalho fica por conta das boas práticas operacionais do profissional. 

Se você achou essa atividade interessante, mas vê obstáculos na prática porque pode gerar outros custos ao seu cliente que é pequeno e não está disposto a pagar…Cola nesse post até o final! 

Segundo a última pesquisa realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), sobre a Relação das MPEs com os contadores em 2016, 61% dos empreendedores se mostram dispostos a pagar algo a mais para o contador que prestar serviço de consultoria, e 54% informaram que pagariam até 20% a mais ao contador consultor. 

Outro dado muito importante é que 79% dos entrevistados, acreditam que o profissional contábil deveria oferecer mais recomendações para melhorar o negócio. 

O fato é que se manter distante do seu cliente e conversar apenas sobre as entregas das obrigações acessórias, podem dificultar a percepção do seu cliente em distinguir custo, de custo-benefício. Quanto você pagaria hoje para ter mais tempo do seu dia para investir em outras atividades? 

Que tal agendar uma conversa com seus clientes em potencial e tornar seu escritório mais competitivo no mercado?

Espero que tenha gostado deste post e que eu possa ter esclarecido o que é BPO Financeiro e a importância de ser um contador consultor, nos dias de hoje.

Até mais!

Super Kit Financeiro
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!