Faturamento: entenda o que realmente representa na sua empresa

Faturamento: entenda o que realmente representa na sua empresa
2 minutos de leitura

Vou começar a matéria de hoje te fazendo uma pergunta: você sabia que o faturamento é um dos principais indicadores do sucesso para o seu negócio?

A resposta pode parecer óbvia, mas algumas vezes a palavra “faturamento” é entendida, de forma errada, como o valor da lucratividade da empresa, e não é apenas isso.

Sabemos que o faturamento é o resultado da soma de suas vendas que foram realizadas durante um período, podendo ser à vista ou a prazo e normalmente é controlado mês a mês. Como também é uma forma que o governo tem para controlar os tributos recolhidos de acordo com a atividade de cada empresa.

Entendendo melhor o que é faturamento

O Faturamento é essencial para manter o negócio. Através do seu controle dá para saber se o valor que está faturando está cobrindo os custos do período.

Por isso, o faturamento tornou-se uma ferramenta fundamental dentro das empresas, principalmente com a chegada da nota fiscal eletrônica.

Hoje, o profissional do setor precisa entender sobre a legislação da empresa para aplicar essas regras na nota fiscal. Um setor de faturamento bem gerenciado garante o sucesso da empresa.

Diferença entre faturamento bruto x faturamento líquido

É de extrema importância o empresário conhecer essa diferença.

Faturamento bruto

 É o valor que a empresa recebe pelas vendas de produtos ou prestação de serviços em um determinado período, considera-se como faturamento sempre que há uma venda e a emissão de nota, independente se essa venda seja recebida na hora ou não.

Faturamento líquido 

É o valor do faturamento bruto depois de pagar todos os impostos que incidem na venda de uma mercadoria ou prestação de um serviço.

Não confunda faturamento com lucro

O Lucro e o Faturamento são dois termos que podem gerar confusão nos empresários, principalmente os que estão abrindo um negócio. Mas não se esqueça, eles possuem significados diferentes.

Faturamento é a receita originada da venda.

Lucro é o resultado positivo após a dedução dos gastos em relação as receitas de um certo período. Se o resultado não for positivo, a empresa estará no prejuízo.

Acompanhe o fluxo de caixa

O dia a dia de uma empresa é regado a muitos números, e se não forem analisados de forma individual talvez não te digam nada. Porém, se você associar esses resultados terá uma visão melhor da sua empresa.

Por isso, venho falar da importância do fluxo de caixa, pois ele te dá uma visão do passado e do futuro da empresa.  É essencial para que o gestor possa identificar quais os períodos onde há um aumento ou queda nas vendas.

O fluxo de caixa é uma ferramenta poderosa na gestão financeira, ele te ajuda a antecipar a solução caso sua empresa venha a ter problemas financeiros.

Esse relatório precisa estar sempre atualizado. Também deve ser levado em consideração as provisões de venda, apesar de traçar metas desafiadoras, mesmo que sejam realistas, jamais estipule um valor com base no famoso “achismo”, pois pode te levar a uma análise sem fundamento.

Outro ponto importante é não misturar as contas da sua empresa com as contas pessoais. É preciso ter uma gestão separada dessas finanças, com isso você saberá com mais precisão qual é o lucro real de sua empresa.

Cuidar bem da empresa e tratar as finanças com responsabilidade é o caminho para que o seu faturamento aumente no futuro. Tenha visão ao longo prazo e discernimento para que esta visão seja realista.

Percebeu a importância do faturamento? Espero que sim! Continue acompanhando nossos conteúdos e fique atualizado.

Super Kit Financeiro
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!