Neste post trouxemos dicas de livros de produtividade que são fundamentais estarem na sua estante. Mas antes, gostaríamos de fazer algumas perguntas. Você costuma começar o seu dia pensando: tenho tantas coisas para fazer que não sei por onde começar? E sobre o fim do seu dia? Já teve a sensação de não ter concluído todas as tarefas que havia planejado? Ou até mesmo se sentiu exausto por ter realizado muito mais do que deveria?
Sabia que não ter ideia de onde começar, ou realizar muitas atividades, acaba atrapalhando sua produtividade?
E é por isso que a otimização da gestão de tempo é tão importante! Quando fazemos apenas o que é necessário, e que foi planejado, temos mais energia para mantermos um ritmo e alcançarmos nossas metas.
Quer saber mais sobre como gerir melhor o seu tempo? Continue por aqui que a gente tem as dicas certas para você!
1. Sem Esforço – Greg McKeown
Se você já terminou seu dia esgotado e com a sensação de não ter cumprido tudo o que gostaria, saiba que pode estar próximo da tão temida Síndrome de Burnout. Mas calma! Uma melhor gestão do seu tempo pode te ajudar a cumprir suas tarefas sem se desgastar no caminho.
Greg McKeown explica em seu livro “Sem Esforço” que para darmos conta de nossas tarefas diárias, e ainda encontrarmos tempo em nossa vida para o que valorizamos, precisamos priorizar o que é mais importante. Além disso, é necessário que encontremos maneiras de facilitar nossas atividades.
O autor dá algumas dicas para tornar nossas tarefas diárias menos cansativas. Podemos, por exemplo, unir tarefas essenciais a uma recompensa, utilizar checklists para automatizar tarefas, identificar os passos mínimos de um projeto para não perder tempo com passos desnecessários etc.
Quando diminuímos o esforço necessário para realizar nossas atividades, somos capazes de realizar mais, sem despender uma grande quantidade de energia. Então, que tal encontrar maneiras mais fáceis de realizar suas tarefas? Não adianta tentar realizar várias coisas de uma só vez, precisamos focar no que é essencial.
2. Produtividade Para Quem Quer Tempo – Geronimo Theml
Primeiramente, o que é produtividade? Já parou para pensar que realizar várias atividades durante um dia não significa ser produtivo? Então, se você deseja ser verdadeiramente produtivo, o livro “Produtividade Para Quem Quer Tempo” tem as melhores dicas para você!
O autor Geronimo Theml explica que produtividade está ligada ao esforço que fazemos para realizar uma tarefa, e não ao número de tarefas realizadas durante o dia. Dessa forma, precisamos priorizar nossas tarefas para nos organizarmos em relação ao que temos que produzir diariamente.
Segundo Theml, alguns hábitos enaltecidos pela sociedade costumam prejudicar nossa produtividade, são eles: levar trabalho para casa, se manter ocupado com diversas tarefas, não organizar as atividades em uma agenda, se concentrar no resultado e não no percurso etc.
Então, que tal aplicar algumas dicas do livro para otimizar seu tempo? Programe alarmes para verificar se está sendo produtivo ou apenas ocupado, desligue as notificações do celular, mantenha sua mesa organizada, planeje suas tarefas, adote uma rotina. Lembre-se, estar ocupado não significa ser produtivo!
3. Café com Eficiência – Chuck Martin
Chuck Martin, diretor executivo da NFI Research, conta no livro “Café com Eficiência” a história de Bill Taylor, um personagem fictício, que foi promovido a um cargo de liderança em uma empresa. Porém, com sua nova função, Bill passa a se dedicar exclusivamente à empresa, trabalhando até tarde da noite, diariamente.
Bill não consegue encontrar equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal, e, ainda que ele sacrifique todo seu tempo, a empresa continua não alcançando os resultados esperados. Em seguida, para ajudar Bill, entra um novo personagem, o professor.
O professor ensina a Bill que simples alterações na rotina podem levar à otimização do gerenciamento do tempo e ao aumento da produtividade. Segundo ele, para Bill manter a eficiência e alta produtividade, é necessário seguir apenas 3 regras: Descubra, Mude e Passe Adiante.
Quer saber o que essas regras significam? Segundo Chuck Martin, precisamos parar e descobrir as raízes do problema que está nos sobrecarregando, a seguir, precisamos mudar, e por fim, precisamos passar adiante o que aprendemos, ou seja, repassar para a equipe às mudanças implementadas e os resultados obtidos.
4. A Tríade do Tempo – Christian Barbosa
Muitas vezes, o que nos impede de sermos produtivos é a dificuldade de classificar quais tarefas devem ser priorizadas, e quais devem ser executadas quando possível. Visando auxiliar na gestão do tempo, Christian Barbosa apresenta um método de planejamento pessoal em seu livro “A Tríade do Tempo”.
O método apresentado por Christian, fundador da Triad Productivity Solutions, é chamado de “Tríade do tempo”. Ele consiste em organizarmos nossas atividades em ordem de importância, urgência, e circunstancialidade.
A atividades importantes são as que merecem atenção por razão do seu valor, e devem ser executadas com atenção, no tempo certo. As atividades urgentes são as que necessitam serem realizadas de imediato. Já as atividades circunstanciais são, de certa forma, desnecessárias, porém não devem ser ignoradas.
Isso posto, é complementado no livro que o ideal é que nosso tempo seja tomado principalmente pelas atividades importantes, em seguida as urgentes e, finalmente, as circunstanciais, oferecendo a cada uma, por nível de prioridade, 70%, 20% e 10% do nosso tempo, respectivamente.
5. Faça Tempo – Jake Knapp, John Zeratsky
Você já pensou que o advento da tecnologia pode ser um grande aliado na gestão do seu tempo? A verdade é que a tecnologia tem avançado tão rapidamente, que em vez de a usarmos para facilitar nossa vida, deixamos que ela atrapalhe nossa concentração, foco, produtividade e energia.
Dessa forma, buscando uma remodelação da forma como usamos a tecnologia, Jake Knapp e John Zeratsky, ambos autores do best-seller “SPRINT”, ensinam, em seu livro “Faça Tempo”, estratégias para usarmos a tecnologia a nosso favor, não deixando que ela assuma o controle da nossa vida.
Vamos às dicas dos autores para nos mantermos mais focados? Encerre as sessões das redes sociais para ter que digitar e-mail e senha toda vez que quiser entrar novamente, desabilite notificações, use relógio de pulso para verificar a hora, priorize anotar coisas no papel para evitar distrações.
Mas claro, a tecnologia pode também ser nossa aliada! Knapp e Zeratsky sugerem usar fones de ouvido para evitar que as pessoas te interrompam, utilizar o timer do celular para observar o tempo que passou e o tempo restante para o fim da atividade, e valer-se de um calendário para anotar seus compromissos.
6. Produtividade Máxima – Tamara Myles
Para finalizarmos nossas dicas de livros sobre gestão de tempo, gostaríamos de propor a seguinte reflexão: você acha que a organização do seu espaço físico de trabalho interfere na sua produtividade? No livro “Produtividade Máxima”, Tamara Myles vai te ensinar a importância de trabalhar em um ambiente organizado.
A primeira dica do livro para aumentar a produtividade é começar organizando o seu espaço de trabalho. Segundo a autora, devemos eliminar a desorganização do espaço, para isso, é necessário reciclar o que pode ser descartado, resolver o que está pendente, e reter documentos que precisam ser guardados.
A segunda dica é a organização eletrônica. Você não quer perder tempo procurando um e-mail, um arquivo ou o contato de um cliente, certo? Além da organização do espaço, é importante que os dados que você armazena em seus dispositivos eletrônicos estejam organizados para serem encontrados facilmente.
Para finalizar, a autora ensina que devemos aplicar os 3P ‘s para otimizar a gestão do tempo. Planejar quais tarefas precisam ser realizadas a longo e curto prazo, priorizar as atividades mais importantes e, por fim, produzir, ou seja, executar as atividades planejadas. As palavras chaves são: organização e planejamento!
Seja mais produtivo e alcance logo suas metas!
Ficou claro que para sermos produtivos não precisamos nos desgastar no caminho, certo?
Não adianta planejar um milhão de coisas para fazer em apenas um dia, isso não significa ser produtivo, e seu corpo não aguentará manter esse ritmo por muito tempo.
Então, que tal aplicar na sua vida as duas estratégias de ouro – organização e priorização – para otimizar a sua gestão do tempo e, consequentemente, se tornar mais produtivo?
Através da organização de suas atividades e do seu espaço, você será capaz de realizar suas tarefas sem perder muito tempo durante o desenvolvimento, e por meio da priorização, você saberá quais tarefas devem ser realizadas para que você realmente tenha uma rotina produtiva.
Portanto, aplique já as dicas apresentadas nos livros acima e organize melhor seu tempo para alcançar suas metas!
Este post foi produzido em parceria com a equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!
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