Posicionamento digital: como o contador pode construir o seu?

Ter um posicionamento digital é fundamental na era da internet. Ele gera mais credibilidade e autoridade, agregando mais valor ao trabalho dos profissionais.

Posicionamento digital: como o contador pode construir o seu?
4 minutos de leitura

O mundo está conectado! E você, já tem o seu posicionamento digital?

Este é um tipo de questionamento que nos leva sempre a refletir o quanto estamos dominados pelo uso da internet e o quanto ela se tornou fundamental para o desenvolvimento de carreiras e negócios no cenário atual. 

A partir daí, surge a necessidade de olharmos para o nosso posicionamento digital, enquanto marca (empresa) e pessoa (humano), para que assim se torne possível construirmos relacionamentos, bem como evidenciarmos o nosso trabalho e a aptidão na área de atuação profissional. 

Construir um posicionamento digital é fundamental para consolidação da marca e imagem, pois está diretamente ligado a forma como os seus clientes enxergam a sua empresa e posição.

Neste artigo quero te apresentar os principais pontos do posicionamento digital, e como você poderá desenvolvê-lo de forma consistente e assertiva, além de te mostrar também a relevância dele para o seu negócio.

O que é posicionamento digital? 

É o conjunto de estratégias e ações de posicionamento e diferenciação da sua marca no universo digital, permitindo que a empresa se torne mais reconhecida e atraia potenciais clientes para o seu negócio.

De um modo geral, o posicionamento digital é a maneira como sua marca passa a ser reconhecida por determinadas ações. Por exemplo, hoje na contabilidade, temos contadores que são reconhecidos por falarem de BPO Financeiro, outros por falarem de estratégias de vendas, e ainda temos também contadores reconhecidos por focarem no desenvolvimento de carreiras na contabilidade para mulheres, nesse caso eu sou o exemplo.

Por isso, construir o seu posicionamento na era da internet, é uma forma de mostrar para seu público ou comunidade, aquilo que faz do seu trabalho um verdadeiro diferencial.

Qual a importância do posicionamento digital para o contador?

Será que para o mercado contábil é realmente necessário esse posicionamento digital? Posso te afirmar que a resposta é sim!

Todos os dias o empresário – no caso o cliente – está rolando o feed nas redes sociais e buscando soluções para o seu negócio, e quem consegue priorizar esse tipo de relacionamento e abordagem sai na frente.

Por isso, se posicionar é tão importante. Um perfil onde a comunicação não tem um alinhamento concreto, pode gerar dúvidas no cliente sobre a qualidade do seu trabalho. A partir do momento que ele identifica o seu propósito por meio do seu posicionamento, ele consegue se encontrar melhor na sua comunicação e sente mais segurança em você. 

5 passos para construir o posicionamento digital

A seguir, vou pontuar para você, 05 passos essenciais para começar o seu posicionamento digital e atrair futuros clientes e parceiros para o seu negócio contábil. Confira!

1. Marca e identidade visual

Sua marca é a sua primeira apresentação.

Investir em uma identidade visual que retrata profissionalismo e humanização é essencial. Você pode construir a sua imagem através de vários elementos como cores, símbolos, valores, crenças, comportamento, etc.

Sua essência precisa estar alinhada ao seu posicionamento e à imagem que você deseja passar.

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Ah, lembrando que você também precisará da identidade visual para construção e apresentação dos materiais de trabalho e envio de proposta comercial.

Invista nisso!

2. Referências

Mapear o cenário atual, tendências de mercado e concorrentes, é uma atividade que eu considero fundamental. Utilize fontes de inspiração para que você possa identificar os principais temas e necessidades que o mercado apresenta, assim como criar soluções para os seus clientes e mercado.

Não se esqueça que com o mundo globalizado, as tendências são constantes. Tudo isso mexe com os novos comportamentos dos consumidores e as estratégias de negócio das empresas de um modo geral.

Por isso, estar sempre antenado com referência é algo tão importante.

3. Imagem pessoal e profissional

Sua imagem pessoal está diretamente atrelada a sua imagem profissional, não dá para dissociar um do outro, por esse motivo é fundamental que você evidencie um pouco dos seus bastidores em uma proporção de 80% (profissional e conteúdos) e 20% (bastidores e vida pessoal). Isso pode aumentar a conexão com as pessoas ao redor, construindo relacionamentos e novos negócios.

4. Criação de conteúdos

Através do posicionamento digital conseguimos contribuir com o nosso público através do marketing de conteúdo. Para isso, é extremamente importante você desenvolver materiais de aprendizado, orientação e atualização com o objetivo de elevar o nível de consciência do seu público.

O marketing de conteúdo gera autoridade para você e faz com que o seu público confie ainda mais no seu trabalho. Afinal, se você produz conteúdos sobre determinados assuntos, é sinal que possivelmente entende do que fala.

Mas, cuidado! Produzir conteúdo precisa ser algo verdadeiro. Não pode usar esse meio para disseminar desinformação.

5. Engajamento com o público

Aparecer é importante mas não é tudo. De nada adianta produzir conteúdos, criar a sua marca e não se relacionar. O dia a dia com as pessoas que seguem você ou o perfil da sua empresa exigem atenção, cuidado e relacionamento. Isso te ajudará a manter sempre o perfil engajado e conectado com novas pessoas.

A importância de estar antenado às tendências tecnológicas

Como já falei no tópico “referências”, estar antenado com tudo é essencial, principalmente com as tendências tecnológicas. 

Nos últimos anos, as tecnologias para o mercado contábil evoluíram bastante. É possível encontrar soluções que vão das obrigações acessórias até a gestão de tarefas do contador. Então não deixe de contratar bons sistemas e automatizar ao máximo a sua empresa contábil. Quanto mais tarefas automatizadas, mais segurança e produtividade.

Então, recado dado, agora é colocar a mão na massa e construir o seu posicionamento digital e assim gerar novos negócios.

Mas lembre-se, se posicionar não é simplesmente ter uma conta em cada rede social. Existem diversos outros canais de relacionamento que você também pode explorar, avalie sempre de acordo com as estratégias e realidade do seu negócio.

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