Controle automaticamente as Certidões Negativas de Débitos de seus clientes

Controle automaticamente as Certidões Negativas de Débitos de seus clientes
3 minutos de leitura

A maioria dos escritórios contábeis demandam muito tempo do seus colaboradores no gerenciamento das Certidões Negativas de Débitos (CND) dos seus clientes. 

Para isso, acessam diversos sites governamentais como INSS, Receita Federal, SEFAZ e outros. Preenchendo informações repetidas como o CNPJ da empresa, digitam caracteres especiais (Captcha) e, dessa maneira, recebem a certidão.

Após isso, compartilham com o seu cliente e preenchem diversas planilhas onde controlam o vencimento desses documentos. 

No Fortes Gestão todo esse processo é realizado de forma centralizada e automática. Confira os principais benefícios:

Consulta Certidões Negativas de Débitos automaticamente

Após definidas quais certidões serão consultadas para cada cliente, o Fortes Gestão irá consultar, emitir, publicar e disponibilizar as informações de forma automática.

Alerta sobre Débitos

Em caso de certidão positiva de débito, a empresa contábil e a empresa cliente recebem um alerta por e-mail. Tudo com muita segurança.

Vencimentos das Certidões

A empresa contábil acompanha e recebe alerta, através da Agenda de Obrigações, os vencimentos das certidões.

Quer conhecer o processo por dentro do nosso sistema? Saiba como cadastrar a CND em lote no sistema Fortes Gestão

Atualmente, para o seu escritório contábil fazer o controle das certidões negativas de débitos de seus clientes, é necessário, antes de qualquer coisa, acessar os sites de diversos órgãos governamentais como INSS, Receita Federal, SEFAZ, SEFIN, etc. Em cada site acessar a guia da CND, inserir o CNPJ da empresa, digitar os caracteres especiais (conhecidos como Captcha) para emitir a certidão. Além de todo esse processo demorado, teria que ficar controlando em planilhas se a certidão estava vencida, qual a data do vencimento e etc.

Agora, todo esse processo foi automatizado e você, cliente Fortes, conta com uma funcionalidade que automatiza todo o processo de geração e controle dessas Certidões no Fortes Gestão!

Como funciona?

Para registrar as certidões que deverão ser controladas automaticamente, acesse o menu Cadastro – Certidões e Alvarás:

Ao acessar a tela teremos alguns botões padrões na tela:

C3

Novo(F2): Incluirá uma nova certidão.

Certidões

Empresa: 

Deverá ser informada a empresa que deseja controlar as certidões negativas de débitos.

Estabelecimento: 

Deverá ser informado o estabelecimento que deseja controlar as certidões. Se a empresa tiver matriz e filial, deverá ser feito um cadastro para cada CNPJ.

Emitir Certidão Negativas de Débitos Online: 

A empresa está informando que deseja controlar a certidão de forma automática;

Tipo de Certidão Negativa:
Deverá ser escolhida dentre a lista de opções qual tipo a empresa quer controlar;

Reemitir certidão automaticamente quando faltarem x dias para vencer:
 
Deverá ser informado com quantos dias de antecedência ao vencimento o sistema deverá emitir a nova certidão, caso não seja informado a certidão será renovada no dia de seu vencimento.

Emitindo as certidões negativas de débitos:
 
Ao clicar no botão, o sistema já iniciará o processo de controle automático da CND junto ao órgão.
Caso ocorra lentidão na resposta do site responsável pela certidão, aparecerá o alerta abaixo, informando que o sistema se encarregará de realizar a emissão automaticamente das certidões solicitadas pendentes sempre ao acessar a tela de Certidões e Alvarás.

CND2

Editar (F3): 
Em caso de edição de uma certidão, somente será possível alterar as informações de Título, Número, Data de emissão, Validade, Tipo, Alerta por e-mail e Observação.
Para controlar uma certidão já cadastrada de forma automática, deverá ser utilizado o utilitário de Iniciar Controle Automático de Certidão.

Excluir (F4): 
Excluirá o registro da certidão.

Documentos: 
Caso a certidão seja controlada de forma automática, estará disponível o link de acesso a certidão que foi emitida e armazenada nas nuvens.

Reemitir:
Rotina que será utilizada para as certidões com status Irregular que o usuário deseja uma consulta instantânea de status direto ao órgão. Ressalta-se que em caso de certidões irregulares, o sistema fica verificando periodicamente se o status da certidão foi atualizado.

Viu, como é simples!? Quer saber mais conteúdos sobre as responsabilidades do setor de contabilidade de uma empresa é prevenir, detectar e evitar que cometa qualquer fraudes contábeis. Então, saiba como evitar fraudes contábeis

Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!