Gestão contábil

Fortes Colabore: mais um serviço estratégico para o contador

fortes-tecnologia-fortes-colabore-2
Escrito por Karina Souza
Publicado em: 16/07/2020 Tempo estimado de leitura: 4 minutos

O contador sempre foi o profissional essencial para qualquer empresa, agora, imagina o quanto ele agrega valor oferecendo ao cliente um aplicativo de gestão de DP? Por isso, aqui vou falar do Fortes Colabore.

A utilização do ponto eletrônico  traz diversos benefícios tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Para os colaboradores, proporciona mais segurança, uma vez que de forma manual é passivo de alguma falha, enquanto para a empresa, o processo das rotinas se torna mais ágil e rápido, uma vez que fica otimizado, seguro e reduz custos.

São muitos dados que precisam ser consolidados mensalmente, como hora extra, faltas, adicional noturno e etc. Portanto, fazer a gestão do ponto ser bem mais arriscado quando não se tem uma solução tecnológica automatizada.

O registro do ponto é obrigatório?

De acordo com o artigo 74 da CLT 5452/43, o horário de trabalho será anotado em registro de empregados. Para os estabelecimentos com mais de 20 (vinte) trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico.

Registro eletrônico

Para os estabelecimentos que optam por controle de forma eletrônica, devem cumprir as obrigações exigidas das portarias 1510 e 373 do MTE (quando dispõe sobre a possibilidade de adoção pelos empregadores de sistemas alternativos de controle de jornada de trabalho). 

No caso da portaria 1510, a empresa deve utilizar o REP (registro eletrônico de ponto). Enquanto a Portaria 373, os empregadores poderão adotar sistemas alternativos de controle da jornada de trabalho, desde que autorizados por Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho.

Esta portaria (373) trouxe flexibilidade para as empresas e para os colaboradores em relação ao controle das jornadas, além de redução de custos, uma vez que não é preciso investir financeiramente em relógio e bobinas de papel. 

Adotando a portaria 373

Caso opte em utilizar a portaria 373, é de suma importância que adquira um aplicativo que tenha a geolocalização da batida de ponto, no qual deve identificar o lugar que o empregado fez registro da entrada ou saída, bem como informar se ele está fora ou dentro da cerca de endereço no qual a empresa o destinou.

Me refiro ao aplicativo porque é mais acessível para o colaborador, afinal quem hoje em dia não tem a tecnologia na palma da mão, não é mesmo?

A tecnologia é uma grande aliada das  empresas, principalmente quando falamos de gestão de jornadas de trabalho.

Fortes Colabore

Com o objetivo de melhorar a comunicação entre empresa e colaborador, a Fortes Tecnologia desenvolveu o app Fortes Colabore, aplicativo mobile (Android e iOS) que dá autonomia aos colaboradores para acessarem suas informações a qualquer momento, de qualquer lugar.

O que é possível fazer pelo app caso a empresa tenha os sistemas Fortes Pessoal e Fortes Ponto integrados?

A empresa que tem as soluções Fortes Pessoal e Fortes Ponto, podem aderir ao aplicativo Fortes Coolabore e fazer a integração dos dados para que os colaboradores acessem suas informações diretamente no celular.

As principais funcionalidades do Fortes Colabore, são:

  • bater o ponto por meio da digital e foto (caso a empresa tenha aderido a portaria 373)
  • alterar o endereço inserindo o comprovante (ao fazer a alteração, a informação irá para o fortes pessoal para que seja feita a aprovação por parte do DP)
  • visualizar informações pessoais; 
  • visualizar recibos de pagamento e Relatório de Ponto;
  • verificar e emitir extrato de banco de horas e saldo;
  • visualizar declaração de rendimentos; 
  • receber mensagens do DP/RH;
  • solicitar abonos de faltas, atrasos e saídas antecipadas, ao solicitar, o gestor pode aprovar/reprovar pelo próprio app. 

Essa tecnologia é uma grande aliada para os contadores

O Fortes Colabore é mais um serviço que o contador pode oferecer para os seus clientes.

Os funcionários de suas empresas clientes, podem ter acesso ao recibo de pagamento através do app. Ele é integrado com o Fortes Pessoal, portanto, as folhas de pagamentos quando encerradas, já estarão automaticamente disponíveis  no Fortes Colabore, legal não é mesmo?

Além disso, a declaração de rendimentos também estará disponível, sem precisar que o contador se preocupe em entregar o documento para o empregado. Ah! Importante ressaltar, ele também poderá alterar o endereço caso precise, as informações já serão enviadas para o eSocial mediante a aprovação da atualização dos dados.

O empregado também poderá ter acesso aos dados relacionados ao ponto (batidas, saldo do banco de horas, horas extras e solicitar abono), basta que seu cliente (cliente do contador) também utilize o Fortes Ponto e envie as informações para o aplicativo. 

O Fortes Colabore proporciona muitos ganhos para o contador, desde a praticidade, agilidade, redução de custos e tempo, comunicação fluída entre as partes envolvidas, além de estar de acordo com a realidade do mercado, ou seja, aliado a tecnologia em seu cotidiano.

Webinar de apresentação

Para conhecer na prática como o Fortes Colabore funciona, Marília Paiva e eu, fizemos um webinar de apresentação. Fizemos questão de apresentar cada funcionalidade do aplicativo e tirar as dúvidas dos contadores.

Assista e conheça melhor como o nosso App é essencial para você e seu cliente. A gravação do vídeo está abaixo.

Espero que você tenha gostado deste conteúdo. Se tiver ficado alguma dúvida quanto ao assunto, deixe nos comentários para que eu possa responder.

Até mais!

Sobre o autor

Karina Souza

Graduada em Recursos Humanos, Coach e Especialista em Gestão Empresarial. Gerente de produtos na área de Gestão de Pessoas da Fortes Tecnologia, Instrutora na área de RH, gestão de pessoas e SST. Mãe, Escritora, Apaixonada por desenvolvimento de pessoas e Inovação.

Deixar comentário.

Compartilhar