O culture code é um dos conceitos mais relevantes do mundo corporativo atualmente, sendo a sua implementação uma estratégia poderosa para potencializar a produtividade e entrega de resultados pelos colaboradores. Quando o empreendedor consegue utilizar essa ferramenta adequadamente, toda a rotina dos processos internos é beneficiada, já que permite que as metas e objetivos sejam alcançados mais agilmente.
Quer entender como funciona esse instrumento e como ele garante essas vantagens? Leia nos tópicos seguintes o que exatamente é o culture code, qual sua ligação com a retenção de talentos, como estruturar e implementá-lo, qual a melhor forma de divulgá-lo e, no fim, quais são os impactos no branding e nos processos do negócio!
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O que é e quais informações constam no culture code?
A palavra cultura pode ser definida como um aglomerado de padrões, crenças, conhecimentos, costumes e comportamentos presentes no negócio. Toda empresa tem uma cultura comporativa interna, podendo ser desenvolvida de forma planejada ou não, mas é importante saber que é esse elemento que influência nas atitudes dos colaboradores dentro da organização.
O culture code é um documento que aglomera os princípios orientadores que determinam como uma empresa funciona, tanto em âmbito interno quanto externo. No seu conteúdo estão previstos os seus valores do negócio, hábitos culturais, quais perfis de colaboradores ela almeja, como eles atuam, quais serão suas atitudes perante clientes e mais.
Seu objetivo é guiar a conduta dos colaboradores e administradores dentro da empresa, fazendo-os padronizar suas atitudes. Isso otimiza os processos ao alinhar os métodos de trabalho, melhora a comunicação interna e externa, bem como torna mais eficiente a entrega de resultados.
Como definir os valores para um negócio?
É preciso determinar quais são os princípios da empresa, seus objetivos e propósitos. Essas informações podem ser extraídas do planejamento estratégico, mas elas também podem ser desenvolvidas separadamente caso a empresa não tenha esse planejamento. As diretrizes são obtidas ao definir os seguintes conceitos sobre a empresa:
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missão: declaração do propósito da empresa, ou seja, a finalidade pela qual ela foi criada: “lutar pela criação e sobrevivência de novas empresas”;
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visão: é um estado futuro que a empresa deseja alcançar, como um sonho a ser atingido. Um exemplo seria: “tornar-se referência na região nos negócios que atua”;
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valores: são princípios e crenças que ditam o comportamento e atitudes dos colaboradores, como respeito, confiança, responsabilidade, transparência etc.
Como isso ajuda a reter talentos?
Talentos são os colaboradores cujos perfis são ideais para o negócio, incluindo suas ideias, habilidades interpessoais, competências, entre outras características. Além disso, eles são engajados aos valores da organização e se esforçam para o desenvolvimento do negócio.
O culture code ajuda tanto na atração quanto na retenção de talentos, isso ocorre pelo fato de que o setor de Recursos Humanos (RH) poderá realizar um diagnóstico mais completo dos candidatos e identificar os mais adequados à empresa. Divulgá-lo externamente também auxilia a atração de potenciais talentos, já que eles se interessarão em trabalhar na empresa por razões além da necessidade financeira.
Além disso, os talentos desejarão se manter na organização, pois seus valores pessoais condizem com os presentes no culture code. Isso faz com que eles sintam prazer em trabalhar na empresa, fazendo com que se tornem mais comprometidos e produtivos.
Como criar e implementar o culture code?
Para que o culture code tenha eficácia, é necessário que ele seja estruturado e implementado a partir de determinadas estratégias. Veja abaixo os passos para criá-lo corretamente.
Determinação dos valores
A primeira etapa é estruturar as missões, valores e visões do negócio, o empreendedor precisa relembrar as razões da criação da empresa, seus objetivos e como ela deve atuar. Mas também é possível identificar a cultura atual da empresa e realizar melhoras.
Colete dados
Nessa fase é preciso coletar informações do comportamento, desejos e atitudes dos colaboradores, com isso é possível identificar qual é a cultura atual da empresa, como a forma de trabalho e de comunicação interna (entre funcionários) ou externa (com clientes).
Reúna esses dados para formar a identidade atual da empresa e compare com os valores desejados, isso auxiliará na elaboração de uma estratégia para implantar a nova cultura.
Crie um conteúdo de fácil leitura
O manual deverá divulgado para todos os envolvidos com a empresa, sejam eles colaboradores, investidores, fornecedores, clientes etc. Por essa razão, é fundamental que o conteúdo seja de fácil leitura e compreensão, sendo claro, objetivo.
Por exemplo, o culture code pode ser feito em uma apresentação de slides com frases curtas e imagens que representem a cultura da empresa. Ressalta-se que os pontos importantes devem ser destacados, como as políticas de relacionamento com o time.
Deixe o manual em um local de fácil acesso
O documento deve estar sempre acessível aos colaboradores da empresa, por isso é necessário disponibilizá-lo em diferentes formas, pode-se imprimi-lo e entregar cópias a cada colaborador, armazenar em uma pasta no drive, na plataforma utilizada pela organização etc.
Engaje o time
Não basta simplesmente estruturar o culture code e disponibilizá-lo para consulta, é necessário engajar a equipe para que eles sigam os valores desejados. Faz-se preciso efetuar reuniões para apresentar e explicar o código aos colaboradores, bem como que sejam fornecidos treinamentos e capacitações para alinhá-los à cultura.
Qual a forma mais adequada de divulgar o culture code?
Com o culture code pronto e revisado gramaticalmente, realize a divulgação para clientes internos (colaboradores) e externos (consumidores). O ato pode ser feito de inúmeras formas, ele pode ser impresso, disponibilizado digitalmente na plataforma da empresa, no seu site, nas redes sociais etc.
Também é importante divulgar para outros profissionais, em redes como LinkedIn, por fluxo de email etc. Assim futuros colaboradores e eventuais parceiros saberão como funciona a empresa, quais são os seus propósitos e objetivos.
Quais são as consequências no branding e nos processos da empresa?
Branding é um conjunto de ações que interligam a marca com o público, fazendo com que sejam despertadas sensações e conexões tanto inconscientes como conscientes com os clientes. Com a implementação do culture code, os valores desenvolvidos se ligarão à marca, sendo uma estratégia eficaz de branding.
O culture code também beneficia o ambiente interno da empresa. Como talentos de determinado perfil buscarão trabalhar no negócio por se identificarem com a cultura do negócio, será gerado um comportamento homogêneo e o ambiente se tornará mais amigável e produtivo. Assim, tem-se menor índice de abstinência, conflitos internos e outros problemas relacionados.
Percebe-se que a empresa pode aproveitar bastante da criação de um culture code, mas é fundamental que ele seja estruturado adequadamente, bem como que sua divulgação seja feita de forma eficiente.
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