Gestão contábil

Contabilidade 4.0: como se adaptar aos novos papeis da profissão de contador?

Fortes tecnologia apresenta contabilidade 4.0
Escrito por Vanessa Freitas
Publicado em: 18/10/2019 Tempo estimado de leitura: 4 minutos

A tecnologia muda o papel de diversas profissões, inclusive a do contador. E o termo contabilidade 4.0 está associado ao uso estratégico de novas tecnologias. Isso significa que o novo profissional deve assumir uma posição mais proativa, de consultoria e com foco na gestão e tomada de decisões. 

Para isso, a tecnologia é um grande aliado por garantir mais agilidade, segurança e economia. É através das ferramentas de automação que comportam todo o banco de dados de uma empresa, que o contador têm condições de utilizar seu papel estratégico de analisar as informações e contribuir para o crescimento do negócio dos seus clientes. 

Mas, como fazer isso com pouco tempo e as demandas das entregas das obrigações acessórias? O primeiro passo é transformar o seu mindset e correr atrás de novos conhecimentos e tendências. Pra te ajudar, nesse post vamos esclarecer o conceito de contabilidade 4.0 e mostrar quais as mudanças ele reserva para a profissão. 

Indústria 4.0 e a contabilidade

O termo indústria 4.0 remete à quarta Revolução Industrial, um movimento de transformação dos meios de produção que vem ganhando mais força no cenário empresarial atual.

A indústria 4.0 é marcada pela automação, ou seja, os modelos tradicionais de produção, baseados em processos manuais, burocráticos e dependentes de recursos humanos são substituídos por novas metodologias, como a Internet das Coisas e Inteligência Artificial

Esses novos modelos abriram margem para o questionamento sobre o futuro da profissão do contador. Afinal, hoje as máquinas são capazes de realizar diversas ações anteriormente manuais. No entanto, a contabilidade se sobressai evoluindo no segmento estratégico das empresas. 

Em suma, o contador deixa de lado essas atividades manuais e utilização de documentos impressos para adotar os meios digitais, garantindo mais velocidade e precisão às atividades, ou seja, se adaptando aos produtos e serviços da contabilidade 4.0. 

Você também vai gostar destes conteúdos
📌 79% do clientes buscam um contador consultor
📌 Consultoria contábil: seja um contador indispensável
📌 [Checklist] 31 passos para se tornar um contador consultor

Contabilidade 4.0 e os novos desafios 

Diariamente surgem novas soluções e ferramentas, assim como novas leis e regras contábeis. Por isso, um dos principais desafios nesse novo panorama da contabilidade é o profissional manter-se atualizado. 

A capacitação também reflete na execução das boas práticas e estratégias nas empresas. Afinal, como um contador vai ser mais consultivo sem conhecimento? É muito importante que além do diploma ou anos de experiência no mercado, o profissional 4.0 procure cursos regulares, especializações ou atualizações rápidas como palestras, webinars, cursos online e faça networking com outros profissionais.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Visão estratégica 

Para muitos profissionais é bastante difícil romper com os modelos de atuação tradicionais. Sair de uma posição mais operacional e assumir uma visão estratégica exige conhecimento e uma postura inovadora — o que requer um certo tempo e um maior envolvimento com a tecnologia e os novos padrões do mercado.

Esse é um ponto desafiador, pois requer mudanças de cultura e, em alguns casos, investimentos de tempo e recursos financeiros. Mas, não se engane. Atualmente, a contabilidade está mais próxima do contribuinte, sendo mais consultiva e baseada na orientação. Vou te fazer 4 perguntas simples:

  • Seu escritório hoje já está nas mídias sociais ou nas buscas do google?
  • Você compartilha informações sobre novidades da área em alguma rede social?
  • Conversa com seus clientes sobre estratégias de melhorias nos negócios?
  • Está antenado nos eventos de empreendedorismo e participa para buscar novos contatos de trabalho? 

Se você chegou até aqui lendo este artigo, já percebeu que a contabilidade 4.0 exige criatividade e ação. É preciso desenvolver mecanismos de otimização dos processos diários e, principalmente, criar uma maneira singular de atuação para garantir mais rentabilidade e fugir da “crise” ou de empresas com uma cultura anti-tecnologia, que mais atrapalham o cotidiano e geram retrabalho no escritório. 

Uma excelente forma de se manter atualizado

A Fortes Tecnologia produz muitos conteúdos ricos e atualizados sobre o mercado contábil, financeiro e gestão de pessoas. Informações valiosas e dicas de sistemas em nuvem que se integram com diversas ferramentas para melhorar as rotinas operacionais. 

Se você não tem tempo para sair do escritório e fazer algum tipo de especialização, nossa dica é que assine nossos canais no BLOG e nas mídias sociais como Youtube, Instagram e LinkedIn. Acompanhe nossos Webinars e agregue mais valor ao seu negócio com conhecimento e informação de qualidade. 

Quantas ideias você já anotou no papel, mas ainda não começou a colocá-las em prática? Prepare-se com os nossos conteúdos gratuitos e compartilhe seu conhecimento com suas empresas clientes.

Até a próxima!

Contabilidade 4.0: como se adaptar aos novos papeis da profissão de contador? 1Powered by Rock Convert

Sobre o autor

Vanessa Freitas

Deixar comentário.

Compartilhar