Gestão de inovação: por que as empresas devem investir nela?

Gestão de inovação: por que as empresas devem investir nela?
3 minutos de leitura

A empresa que deseja se manter atuante no mercado, precisa investir na Gestão de Inovação. O gerenciamento e organização empresarial auxilia na atualização do seu negócio perante os consumidores, bem como na excelência dos produtos ou serviços oferecidos.

Este conteúdo objetiva esclarecer o porquê das empresas investirem na Gestão da Inovação, a vantagem competitiva trazida e demais benefícios do processo. 

Confira!

O que é Gestão da Inovação?

A Gestão da Inovação está além da inserção de novas ferramentas tecnológicas, pois o processo tem a ver com tornar o espaço viável para que inovações sejam feitas.

Sendo assim, as alterações devem acompanhar sugestões de todos os setores, para mapear problemas. Feito isso, é possível administrar a Gestão em etapas, conforme a demanda por tecnologias ou novos métodos.

Por que empresas devem investir em inovação?


O gerenciamento faz parte das chamadas empresas disruptivas.

Elas reservam parte da receita para a inclusão de novas tecnologias, bem como usam estratégias para manter os colaboradores satisfeitos para que estes vistam a camisa da empresa.

Assim, novos modelos de negócios capazes de transformar o mercado são viabilizados a saírem do papel.

Gestores mais antenados do mercado, têm como meta alcançar a excelência desse perfil de empreendimento.

Vantagens de usar a gestão da inovação

Para entender a importância da gestão de inovação nas empresas, separamos as principais vantagens que ela pode trazer. São elas:

1. Acesso a novos mercados

A gestão da inovação, permite inserir o seu negócio em novos mercados, e consequentemente, conquistar mais clientes.

As estratégias podem incluir desde mudanças na comunicação com o cliente, na entrega do produto ou serviço a abertura de filiais. 

2. Aumento da produtividade dos colaboradores

Ao inserir a gestão da inovação no local de trabalho, o dinamismo entre os funcionários é transformado. Isso acontece porque a tecnologia assume o controle de tarefas repetitivas e de habilidades técnicas passíveis de serem automatizadas.

As consequências são: 

  • comunicação interna agilizada; 
  • criatividade potencializada; 
  • brainstorming de ideias. 

Assim, a otimização do tempo oportuniza aos colaboradores concentrarem-se em funções que realmente demandam tempo.

3. Maior vantagem competitiva

O empreendimento que não investe em inovação, torna-se obsoleto aos olhos dos clientes. Por isso, trata-se de um requisito obrigatório. Logo, inserir a gestão da inovação na sua empresa, faz dela capaz de competir no mercado.

Hoje, o contraponto do maior acesso à tecnologia são as mudanças de hábito e criação de novas necessidades por empresas empenhadas nisso. 

O mundo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo) demanda mudança o tempo todo. Com tanto acesso à informação, o consumidor está cada vez mais exigente ao pesquisar produtos e serviços na web.

Porém, quando o cliente está diante de uma gama de produtos repetidos para escolher. Nessa situação, o mais barato ganha. Contudo, isso não se trata de uma regra quando há produtos com diferenças funcionais ou um novo item com funções melhoradas. 

Assim, o destaque pela qualidade e novidade superam o preço. 

Fizemos um post só com dicas de livros sobre gestão da inovação. Confira aqui!

Novas tecnologias aliadas na Gestão da Inovação

A inserção de novas tecnologias, trata-se de uma consequência prevista na maioria dos gerenciamentos. Porém, nem sempre quer dizer grandes custos.

Um recurso que traduz bem a gestão da inovação é o Power BI. A ferramenta, criada pela Microsoft, possibilita reunir dados em larga escala e de diversos formatos em um único lugar. O layout intuitivo, comandado por funcionalidades da inteligência artificial, aumenta a segurança dos elementos inseridos ali. 

Por isso, investir em cursos de power bi auxilia na inserção da nova tecnologia. 

Gestão de inovação serve para todas as empresas

A Gestão da Inovação traz novas perspectivas para empreendimentos em qualquer fase, seja no início ou já consolidados no mercado.

Logo, esperamos ter esclarecido sua importância. Inspire-se nas empresas disruptivas e permita aos seus colaboradores descobrir novas formas de trabalho. 

Afinal, investir na inovação é a melhor estratégia para se destacar em espaços competitivos.

Deseja aprofundar ainda mais no assunto? Confira outros conteúdos aqui no nosso blog!

Últimos posts ????

Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!