Você já passou pela experiência de ter que comprar algo, mas sem saber qual o número, cor ou estilo do que está comprando e que seria ideal para você?
A analogia parece um pouco esdrúxula, mas contratar sem conhecer o perfil comportamental do motorista e experiências que ele tenha vivenciado poderia ser comparado com essa mesma situação: estar às cegas com o que você terá em sua empresa.
Neste post, vamos explicar:
Contratar sempre foi uma das principais dificuldades dos gestores. Agora imagine que você precisa fechar vagas em aberto para motoristas de transporte urbano ou rodoviário, onde a principal missão desse colaborador será conduzir pessoas de várias idades, com vários destinos e necessidades.
Sabendo desse desafio, gostaria de falar um pouco sobre o que você precisará ficar atento no momento da contratação de um motorista.
A primeira coisa a se preocupar é ter a consciência de que selecionar alguém despreparado ou irresponsável pode causar um grande dano para o negócio e para imagem de cuidado com as pessoas.
Podemos definir que motorista profissional é o trabalhador que exerce sua atividade profissional na condução de um veículo rodoviário, sendo delimitado por direitos e responsabilidades inerentes à profissão.
Um bom motorista é reconhecido pelo tipo de condução que ele realiza com o veículo, sempre com perícia, zelo e observância aos princípios da direção defensiva. Em síntese, estes são deveres de qualquer motorista profissional.
Em contrapartida, cabe ao empregador fornecer os recursos necessários para o exercício da sua atividade. Ou seja, treinamento e capacitação profissional, veículos bem manutenidos e remunerações adequadas.
É interessante ressaltar que a responsabilidade de dirigir e, principalmente, de cuidar do patrimônio da empresa não é para qualquer um. Os investimentos realizados e a imagem do negócio estarão em jogo sempre que o veículo estiver rodando.
Naquele momento não é mais João ou Pedro, trata-se de um ônibus da empresa X ou Y. Essa será a marca apresentada nos fatos do que acontecer.
Erros e falhas podem representar um prejuízo que vai muito além do aspecto financeiro. A empresa pode perder credibilidade no mercado e ver o trabalho de anos ir por água abaixo.
Entretanto, é preciso deixar claro que a contratação de motoristas não é uma tarefa simples. Os veículos estão cada vez mais tecnológicos e a falta de capacitação e qualificação profissional é recorrente em muitos candidatos.
Abaixo, você vai ver o que é preciso para selecionar profissionais capacitados para sua empresa. Tenha os melhores motoristas do mercado com essas dicas:
O histórico desse candidato pode dizer muito sobre sua forma de conduzir e trabalhar.
Observar a CTPS para analisar as experiências vivenciadas por essa pessoa pode ser o início de tudo. Pedir referências e analisar o que é dito em entrevista pode ajudar a mapear o perfil comportamental do motorista.
Não deixe também de aplicar testes práticos sobre direção defensiva, legislação de trânsito, forma de condução econômica e mecânica básica.
Esses aspectos serão fundamentais para a durabilidade do veículo, para o cumprimento dos prazos da empresa e para evitar multas e infrações.
Avaliar a pontuação na carteira e solicitar um atestado de antecedentes criminais também é fundamental para a contratação de um bom profissional.
Quando falamos sobre experiência, tendemos a enxergar apenas a questão da quilometragem percorrida. Embora isso seja algo muito relevante e necessário, existe outro ponto que precisamos estar atentos: a evolução tecnológica.
Estamos vivenciando um período de automatização em tudo, inclusive nos veículos.
Assim, é cada vez mais comum encontrar automóveis com GPS, freios ABS, parametrização do câmbio automatizado, compressor de ar do motor com otimização de energia, sistema de desligamento automático do motor. E o que o RH tem a ver com essa modernização? Tudo!
Todos esses itens são pensados para reduzir e mitigar uma das principais preocupações dos proprietários das empresas de transporte que é a redução de custo com combustível.
Só no ano de 2017, a Mercedes-Benz lançou mais de 16 novos itens tecnológicos em seus ônibus.
Dessa maneira, é essencial que o profissional saiba operá-los, simplificando o trabalho, o tempo de adequação a essas novas tecnologias e, principalmente, evitar qualquer tipo de inadequação enquanto este está na direção do veículo.
Se um profissional tiver uma alta quilometragem rodada no currículo e estiver familiarizado com as novas tecnologias, sua contratação tem grandes chances de ser bem-sucedida.
Independentemente do ramo de atuação, os recrutadores sabem o quão difícil é encontrar profissionais que estejam realmente interessados pela atividade-fim do negócio e, principalmente, que queiram permanecer na empresa por muito tempo.
Políticas de retenção e valorização das pessoas são de suma importância para evitar alta rotatividade de profissionais e, consequentemente, altos gastos com contratações, treinamentos e desligamento de colaboradores.
Por isso é importante que, durante o processo seletivo, você explique com o máximo de detalhes possível as atribuições e responsabilidades do cargo, evidenciando o tempo que o profissional deverá ficar longe de casa e outros desafios exigidos pela função.
Nós falamos tanto de fit cultural e muitas vezes esquecemos que, para atrair as pessoas que queiram ficar conosco, precisamos revelar quem realmente somos como organização.
Além disso, crie mecanismos para avaliar o período de experiência desse novo contratado, verificando a vontade do profissional e sua compatibilidade com a cultura da empresa. É assim que se cria uma relação de trabalho duradoura.
Outro ponto importante que deve ser avaliado em um processo de contratação para motoristas é a pontualidade.
Imprevistos acontecem e podem fazer parte desse momento, mas a forma como esse candidato se comporta sobre a questão de pontualidade e a maneira como ele se programa para evitar imprevistos e contratempos comuns no trânsito farão diferença.
Uma dica interessante para abordar no processo seletivo é saber se ele tem costume de se informar sobre o trânsito na cidade e as condições climáticas, por exemplo.
O processo de seleção e contratação de um motorista deve levar em consideração as aspirações profissionais, o tipo de formação, o perfil psicológico e suas características pessoais.
Com base em tudo o que já conversamos até aqui, é fato que o perfil profissional do motorista no dias atuais é bem diferente do que víamos anos atrás.
É preciso ter uma série de habilidades e comportamentos diferentes dos exigidos no passado, habilidades de relacionamento intra e interpessoal, habilidades com novas tecnologias, pontualidade, organização, autoconsciência do papel e da missão dele em transportar vidas, empatia e várias outras skills que farão toda a diferença no momento da contratação.
Se tiver que optar, escolha pessoas empáticas. Elas têm uma habilidade inata de se colocar no lugar do outro e serão colaboradores que terão menos ocorrências negativas e farão o que precisa ser feito, desde chegar no horário para cumprir sua rota quanto socorrer uma pessoa que está precisando ou oferecer um bom dia com sorriso a todos que ele conduz.
Ter ciência de quais são os principais desejos do trabalhador é imprescindível para saber como contratar um motorista. Dessa forma, é possível ter certeza de que o candidato se encaixa na vaga que está sendo oferecida, garantindo que as expectativas em relação ao salário e ao crescimento profissional estejam de acordo com a realidade.
Uma dica que posso compartilhar seria buscar conhecer um pouco mais sobre a vida pessoal do candidato. Em entrevistas, pergunte se ele tem filhos pequenos, por exemplo, e veja como ele lidaria com a ideia de passar longos períodos longe das crianças.
O objetivo realmente é essa vaga ou é apenas um trabalho para pagar as contas enquanto nada melhor aparece?
Outro questionamento importante se dá em relação ao consumo de álcool e drogas e o comportamento agressivo no trânsito.
Essas situações devem ser avaliadas, uma vez que o candidato escolhido será responsável pela imagem de sua empresa nas ruas. A realização de um exame toxicológico, por exemplo, pode ser de grande valia.
Sabemos que quem está no trânsito está suscetível a acidentes, mas um profissional deve ter responsabilidade sobre seus atos. Caso existam outros envolvidos em um acidente, o custo será de sua empresa.
Chamar socorro como o SAMU ou o Corpo de Bombeiros, por exemplo, é uma atitude responsável e que mostra que o motorista, por mais que esteja errado, está preocupado com a situação das outras pessoas.
Por isso, é importante que o RH tenha o cuidado de oferecer sempre capacitação sobre direção defensiva, como lidar com situações de crise, orientando o motorista como deverá conduzir a situação e a quem ele deve pedir socorro.
Lembre-se: a responsabilização por um acidente pode representar uma repercussão negativa, mas a omissão de socorro é ainda mais prejudicial para o seu negócio.
Agora você vai ver o que é preciso tomar cuidado na hora de selecionar os motoristas da sua empresa.
Sabemos que a realidade do dia a dia para o fechamento das vagas para essa função sempre exigem dos profissionais de RH rapidez e a pressão é uma realidade constante.
Todavia, detalhes importantes como comprovação de experiência, escolaridade e documentação pessoal solicitada são imprescindíveis para esse processo. Imagine que você está contratando alguém que lidará com vidas todas os dias.
É importante que a empresa tenha um local adequado para a recepção dos candidatos e os recursos necessários para que a execução do teste prático seja realizada.
Consiste na operação do veículo em um período urbano e/ou rodoviário pré-determinado, em condições normais de trânsito.
É realizado com um número limitado de candidatos. Cada um tem a oportunidade de demonstrar seu desempenho em um tempo hábil de se avaliar seu perfil técnico. Exceto aqueles que demonstrarem em pouco tempo um comportamento de grande risco.
O pré-teste deve ser aplicado por um ou dois examinadores, devidamente treinados e preparados, onde um ou ambos têm a função de observador/avaliador.
Sendo dois examinadores, um deles, além de observador e avaliador, atuará também como interventor frente às operações de risco ocasionadas pelo candidato e orientará o itinerário.
O ideal é que o examinador possua um checklist ou formulário de avaliação com critérios e características claras para avaliação. Importante avaliar itens técnicos e comportamentais, como:
Crie uma escala com pontuação ou categorias como bom, regular e ótimo.
Assim que esse candidato for selecionado, você precisará se preocupar com a próxima etapa que é a de realizar uma avaliação dentro do período de experiência.
Após a contratação do candidato mais apto, o RH precisará ter em sua rotina de gestão uma avaliação do desempenho desse novo colaborador.
Caberá ao gestor de frota ou de manutenção, isso variará de acordo com cada empresa, criar o melhor ambiente para o recebimento deste colaborador.
Apresentar a empresa, os equipamentos, a equipe de colaboradores do setor é tão importante quanto avaliá-lo nos próximos dias.
Avaliação de desempenho é uma ferramenta de gestão de pessoas que visa analisar o desempenho individual ou de um grupo de funcionários em uma determinada empresa e em um determinado período.
Embora legalmente a empresa tenha 45 dias para avaliar o colaborador, com uma possível prorrogação de mais 45 dias, algumas empresas adotam períodos já pré-estabelecidos como 30, 60 e 90 dias para avaliar esse novo colaborador.
O objetivo é identificar pontos fortes e pontos a desenvolver. E, após isso, traçar planos de desenvolvimento focados nos gaps identificados.
O segmento de transporte atualmente busca produtividade máxima com custos mínimos.
Sabemos que isso não é tarefa fácil e é por isso que dedicar um tempo maior ao planejamento, desde a triagem até o momento de acompanhar esse novo colaborador, bem como reciclar os colaboradores que já ocupam esse cargo, é de suma importância para a subsistência do negócio.
Empresas que trabalham com a avaliação de desempenho e conseguem automatizar esse processo com um software, possuirão os argumentos essenciais para constatar a produtividade do seu motorista e como ele está contribuindo para o alcance dos melhores resultados estratégicos da empresa .
Portanto, envolver as lideranças operacionais (da frota ou manutenção) para acompanhar esse processo, desde a captação do profissional no mercado, avaliação do desempenho nos testes teóricos e práticos para a admissão e principalmente depois de contratado, pode ser um diferencial para o seu negócio.
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