Gestão contábil

O que é goodwill na contabilidade? Entenda melhor!

4 minutos de leitura

As empresas têm patrimônio físico e ativos imateriais que são aqueles que não podem ser tocados, mas são vistos pelas pessoas. Esses bens intangíveis também podem ser chamados de goodwill. Essa expressão é usada para nomear o patrimônio que não é material das organizações, inclusive na contabilidade.

O goodwill contabilidade vem sendo muito usado para mensurar tudo o que gera caixa para a empresa, mas que não é um objeto material.

Esses fatores, podem representar uma boa vantagem competitiva para as empresas. Se você está interessado em saber mais sobre o assunto, saiba que falaremos neste post sobre vários assuntos relacionados ao tema.

Deseja saber o que é goodwill de contabilidade? Continue a leitura!

O que é goodwill?

Goodwill se trata de ativos intangíveis que são as propriedades imateriais das empresas, dessa forma a compreensão sobre o seu significado pode ser meio complicada para algumas pessoas. Para facilitar o seu entendimento, pense que esses bens não existem fisicamente, como é o caso de alguns itens, tais como:

  • sistemas;
  • licenças;
  • softwares;
  • marcas;
  • direitos autorais;
  • patentes;
  • receitas;
  • fórmulas secretas;
  • tecnologia.

Na área da contabilidade, a melhor tradução encontrada para o termo é patrimônio de marca. Já em outros contextos pode até significar boa vontade.

Em outras palavras, são os benefícios e rendimentos que as empresas têm, mas que não existem de maneira física.

O que é Goodwill na contabilidade?

O goodwill na contabilidade, nada mais é que um ativo intangível, ou seja, o que gera caixa para a empresa, mas que não é um objeto material.

Oficialmente, é a somatória dos rendimentos esperados pela empresa a longo prazo, sendo que estes são valores que estejam acima da rentabilidade normal do empreendimento.

Nada mais é que o valor que se espera que a empresa terá de lucros durante um período.

Você deve estar se perguntando, como é possível verificar a margem de lucro que ainda não foi gerada. Saiba que essa possibilidade é real e pode-se calcular os possíveis rendimentos futuros e isso por meio de lançamentos contábeis.

Como funciona o goodwill e qual a sua importância para a contabilidade?

Os ativos intangíveis agregam valor ao preço total da empresa. Isso significa que o comprador que deseja adquirir a empresa, poderá ter ciência de qual é a sua estimativa de lucros a longo prazo.

Exemplo prático de como mensurar esses valores é que o comprador pagará por um produto o valor de R$50,00. Mas, o valor desse item é de R$40,00. O valor que o cliente pagará a mais de R$10,00, é o goodwill dessa negociação.

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Os bens intangíveis, muitas vezes, são muito maiores do que os bens tangíveis e materiais de uma empresa. Sendo assim, pode-se afirmar que o valor total de uma empresa, pode ser muito maior do que o valor do patrimônio físico que ela tem.

Mas, se o empreendedor não se atentar a isso, o valor do goodwill pode se tornar negativo, quando o comprador pagar menos pela empresa.

Como calcular o Goodwill de uma empresa?

Ainda que seja um valor que não esteja em posse da empresa, o lucro esperado pode ser mensurado.

Mas, o cálculo pode ser um pouco complicado para ser feito, já que os bens intangíveis podem variar. E, isso devido ao fato das avaliações serem diferentes e mudarem de negócio para negócio. Para calcular o goodwill deve ser usada a seguinte fórmula:

Goodwill = P (valor pago pela empresa) – (A (valor justo do ativo) + L (valor justo do passivo)).

Um dos exemplos mais práticos e mais fáceis de entender é o que uma empresa tem um valor justo de combinação de passivo e ativo de R$250.000,00. Ela foi comprada por R$300.000,00. Isso significa que o valor do goodwill desse empreendimento é de R$50.000,00.

Como é possível determinar qual seria o valor do goodwill antes de vender a empresa?

Por se tratar de valores que ainda não foram recebidos pela empresa, temos que ter cuidado para que o cálculo dos rendimentos seja feito com base nas possibilidades reais de lucro da empresa.

Por essa razão, é bom que seja uma contabilidade externa que verifique esses valores.

Não se esqueça de que existe a possibilidade de fazer uma comparação de valores dentro do mercado em que a empresa atua. Permitindo assim, que a estimativa seja feita com o máximo de precisão possível.

Qual é a importância do goodwill para os investimentos?

O goodwill é como se fosse a palavra-chave para os investidores e empresários, que desejam saber qual é o valor de uma empresa que desejam comprar ou vender.

Com esses cálculos é possível descobrir quais são as vantagens competitivas e se a empresa está bem fundamentada para obter bons resultados a longo prazo.

Se forem realizados os cálculos de maneira correta será possível precificar com exatidão os ativos da empresa.

Mas, se o processo não for feito de maneira correta, os empreendedores podem ter uma falsa impressão de que a empresa estará bem no futuro ou de que ela obterá poucos lucros, sendo que isso não será um fato.

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De qualquer maneira, esse tipo de cálculo vale muito a pena, pois o investidor e o dono do negócio terão maior conhecimento sobre os valores de determinada empresa, e assim saberão se um negócio os colocará na frente de sua concorrência.

Então, agora que você já sabe o que é goodwill na contabilidade, não deixe de fazer os cálculos de sua empresa ou de um empreendimento que você deseja adquirir.

Como é preciso entender como contabilizar cada um dos valores, o ideal é ter uma empresa especializada que avalie os dados e realize tais cálculos.

É preciso analisar os balanços da empresa e conhecer o mercado em que ela atua. Tudo isso, para descobrir mais detalhes sobre os clientes, fornecedores e inclusive novos parceiros.

E, contratando uma equipe altamente capacitada e que trabalhe com sistemas que usem tecnologia avançada, você ficará tranquilo e ciente da veracidade das informações referentes ao valor intangível do negócio.

Gostou do nosso post sobre o goodwill na contabilidade? Acesse o nosso site e leia “Conheça as principais vivências no estágio de contabilidade” e tenha acesso a nossos outros artigos que podem lhe auxiliar em outras dúvidas!

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Mano Marques

Analista de Marketing na Fortes Tecnologia, especialista em Inbound e Marketing de Conteúdo. Planeja, produz, analisa e faz a curadoria de conteúdos para os profissionais de contabilidade, assim como para empresários que buscam dicas de gestão e negócios para alavancarem os resultados das suas empresas. Trabalha ao lado de especialistas em gestão contábil e empreendedorismo para trazer temas relevantes ao mercado.

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